Menu
Lifestyle

Como é a minha rotina morando sozinha aos 20 anos


Desde que assumi a minha vida de dona de casa, a seis meses atrás, venho me orgulhando todos os dias por estar conseguindo dar conta de toda a responsabilidade que uma casa trás quanto a limpeza e a rotina diária. Tenho um cachorro pinscher por nome Barão, faço a minha própria comida, organizo e limpo uma casa de dois andares + garagem sozinha. E hoje, quero compartilhar com você a minha rotina como dona de casa aos vinte anos de idade, acredito que isso pode te inspirar e motivar a ter uma rotina de organização na sua casa, você morando sozinha ou não, mas tendo total responsabilidade sobre o canto que se chama seu.


Caso você não tenha me acompanhado desde então e caiu aqui de paraquedas, você pode ler um post  onde compartilhei o motivo pelo qual eu estou morando sozinha na minha própria casa clicando aqui. E outro detalhe importante é que eu não trabalho fora então tenho bastante tempo para organizar toda a casa e manter a minha rotina sempre que possível, mas isso não te impede de usar as dicas que vou compartilhar no decorrer dos tópicos. 


Vou listar em tópicos as coisas que eu faço, como tarefas de casa, em cada dia do mês específico que tem funcionado bastante durante esses seis meses e pretendo não mudar essa rotina já que deu muito certo pra mim.


Todos os dias: aquelas tarefas que são impossíveis deixar pra depois pois todos os dias é preciso fazer por mais que você arrume. Como fazer a cama, abrir todas as janelas, colocar as coisas que estão fora do lugar no lugar certo assim que levanto por toda a casa, varrer a sala e cozinha, lavar, secar e guardar a louça do dia, retirar as necessidades do barão.


Duas vezes ou três por semana: essenciais porém não é preciso fazer todos os dias por não ter tanta necessidade como jogar o lixo fora, regar as plantas, limpar o fogão, passar pano na cozinha e sala. Uma observação, eu almoço a maioria das vezes na minha avó, que mora ao lado, mas pelo menos duas a três vezes eu almoço em casa, quando não faço o almoço faço a janta pelo menos tres vezes na semana intercalando com outros lanches.


Uma vez por semana: normalmente eu tiro a sexta feira pra faxina mais leve que consiste em limpar todos os cômodos, tirando poeira e limpando o chão, lavar os dois banheiros, trocar toalhas, arrumar o guarda roupa, lavar a área, lavar a garagem.


A cada quinze dias: é necessário mas é preciso levar um certo tempo pois moro sozinha como lavar roupas na máquina, trocar as cobertas, lavar o carro, dar banho em barão, comprar ração, lavar os calçados, limpar os espelhos.


Uma vez por mês: Sempre no início do mês tiro pra dar a faxina geral em todos os sentidos como limpar a geladeira, jogar o que não presta fora, lavar os tapetes, organizar armários da cozinha, limpar vidros e janelas ( geralmente não sua tanto) e fazer compras no mercado para a casa.


Assumir a responsabilidade de morar sozinha requer muito de você, pois se você não fizer algo não vai ter ninguém que faça. E com isso aprendemos a valorizar as coisas que recebemos de graça muitas vezes durante a nossa vida, quando nossas mães ou avós eram as responsáveis, principalmente quando criança pela organização inteira da casa até começarmos a ajudar em algumas tarefas. Espero que tenham gostado e em breve trarei mais posts sobre essa vida de dona de casa aqui no blog.
Compartilhe com quem você gosta!
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário