Menu
Pensamentos

Descansar é imprescindível

Estava assistindo um video essa semana, em que o Rodolfo Abrantes disse algo que mudou a minha perspectiva sobre descansar. “Se descansar fosse fácil, não seria preciso Deus mandar” e fato é isso. No mundo que estamos vivendo hoje, com as emoções a flor da pele, ansiedade, agitação, tdah e tantas outras coisas é RARO ver alguém descansando por livre e espontânea vontade da forma como deve ser.

A Bíblia conta nos primeiros capítulos de Gênesis que Deus criou o mundo, a terra e tudo que nela há. Ele disse e tudo veio a existir. Falou para que houvesse luz, e houve e assim tudo foi criado. Olhamos com bons olhos para todo o processo da criação, porém deixamos de nos atentar que Deus descansou no sétimo dia. Aqui ficam algumas reflexões, teria Deus se cansado? Trabalhou demais e por isso precisou descansar?

A resposta é Não. Afinal Deus não se cansa como diz em Isaias 40:28

Deus descansou pois tudo que gostaria de ter feito, ele fez, agora só restava desfrutar daquilo descansando. De lá pra cá Deus tem nos ensinado muito através desse posicionamento dEle de descansar, mesmo que não precisasse. Porque nós nos cansamos, por isso precisamos separar momentos como estes para descansarmos.

Trazendo o foco para nós, quantas vezes temos feito tantas coisas, produzido tanto e continuamos trabalhando sem parar nem um pouco para respirar direito?! Pois é, você se admiraria se percebesse com quanta frequência você tem feito isso ao longo dos anos.

Quando temos uma folga, inventamos milhares de coisas para fazer, fazer e fazer coisas. Descansar que é bom: NADA.

Deus não precisava descansar, mas fez isso para nos ensinar que precisamos descansar. Jesus, em meio a uma tempestade, estava dormindo enquanto seus discípulos estavam apavorados. Então porque nós, simples humanos achamos que vamos dar conta de tudo dormindo apenas 5 horas por dia e trabalhando as 19h restantes?

Me peguei nessa rotina, de acordar, fazer um trilhão de coisas, comer qualquer besteira, dormir tarde, acordar cedo, trabalhar no meu horário de almoço, quando saísse do trabalho clt até a hora que eu conseguisse, junto à estar envolvida nas atividades da igreja e afazeres de casa. RESULTADO: eu cansei mas não tirei tempo para descansar. Até que eu quase surtei.

Então no dia da minha folga eu fiz absolutamente NADA como fui aconselhada. Sabe o que é nada? Então. Deixei a casa como estava, nem na vassoura eu peguei nesse dia, não fiz lista de tarefas e me permiti fazer nada. Acordei mais tarde, assisti série o dia todo, fiz uma caminhada ao ar livre bem rápida para espairecer e deixei o meu corpo descansar e sabe de uma coisa? No outro dia acordei com as forças revigoradas.

Nosso corpo precisa de um tempo de descanso, assim como a nossa mente e nosso espirito. Não dá para encher as nossas vidas de compromissos atrás de compromissos, encontros, jantares, afazeres, informações e não dar tempo para processar tudo isso primeiramente aqui dentro. Estamos vivendo uma geração agitada e com isso precisamos ter sabedoria e discernimento para entender o momento de parar. Descansar, respirar, analisar nossos hábitos e respostas aos hábitos que damos, aquietar nossa alma e acalmar nossos corações.

Descansar também faz parte do processo.

Não é colocando os cavalos a nossa frente que vamos conseguir chegar a algum lugar. É sabendo respeitar nossos limites e fazer assim como o próprio Deus nos ensinou diante de uma grande jornada: separar um dia para descansar.

Espero que esse texto tenha feito sentido para você e se fez, me deixe saber nos comentários, vou adorar saber o que estão achando.

Leia também: Conectando com a essência

Estou fazendo uma rifa virtual para me ajudar com os custos da publicação do meu livro físico e se você puder e quiser me ajudar, para garantir o seu número basta acessar a Rifa Virtual clicando aqui. O sorteio será em live no meu instagram podendo ocorrer a qualquer momento no meu instagram. Vou avisando tudo por lá.

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário