Menu
Vida cristã

Como ouvir a voz de Deus

Nem sempre ouvir a voz de Deus será um evento grandioso e sobrenatural, nem sempre, mas a maioria das vezes Ele fala com a gente de forma simples e singular que nos faz até pensar será que é a minha mente falando isso ou é Deus falando comigo? E dificilmente nos atentamos ao que Ele está falando instantaneamente por ocorrer esses tipos de dúvidas que sempre virão, mas principalmente porque sempre esperamos algo maior, mais visível e mais claro aos nossos olhos, e é preciso ter essa percepção, pois caso contrário não daremos ouvidos ao que Ele está nos dizendo.
Quando eu era mais nova e ouvia relatos em que as pessoas falavam que Deus havia falado com elas, confesso que imaginava literalmente Deus falando com elas de forma audível, isso pode sim acontecer, mas nem sempre é o que acontece. Só consegui entender quando eu verdadeiramente comecei a experimentar isso e não pense que Deus está limitado a falar apenas nas formas que a maioria das pessoas que você ouve e conhece já experimentaram, não, vai muito além, Deus é tão poderoso que consegue falar com a gente através de coisas que nem imaginamos. 
Sugestão de livro para ler: As cinco linguagens do amor de Deus
Mas como vamos ouvir a voz de Deus?
Normalmente nós atentamos os nossos ouvidos a quem estamos esperando. Se por exemplo você chama alguém para vir a sua casa e marca um horário, naquele horário você estará esperando essa pessoa chamar o seu nome ou tocar a campainha, não é verdade? Com Deus devemos fazer mais do que marcar um horário e esperar que ele fale com a gente. Não. Devemos fazer como Paulo disse sobre Orar sem cessar e ler a sua Palavra constantemente, pois essas são as chaves principais para ouvir a voz de Deus. O ouvido e o coração precisam estar sensíveis e para isso precisamos estar em oração e meditando em sua Palavra, que por si só já fala com a gente de forma poderosa.
Deus tem multiformes formas de falar com a gente.
Sinceramente, ao longo da minha vida, eu nunca ouvi a voz de Deus de forma audível como muitas pessoas já vivenciaram, mas isso não significa que Ele nunca falou comigo, pelo contrário. Deus tem várias formas de falar com cada pessoa e Ele sabe qual forma trará mais glória para Ele também. Uma coisa importante e inegociável é estar inserida (o) em um lugar de oração e leitura da palavra, pois isso nos permite estar sensíveis ao que o Espirito Santo colocar em nosso coração e dar ouvidos a isso.  Não podemos esquecer jamais que temos o seu Espirito dentro de nós que nos conduz a fazer a sua vontade, não falando com palavras audíveis mas nos faz ouvir a voz de Deus no nosso Espirito e discernir a sua vontade sobre as nossas vidas. Nós temos acesso o tempo todo, e o que precisamos fazer para ouvir é perguntar, porque talvez é só isso que nos resta fazer.
Deus fala com a gente através da sua palavra, de sonhos, pessoas, através do Espirito Santo, profecias, visões, revelações, cânticos, por meio da contemplação e tantas outras formas que eu nem conseguiria listar aqui, o importante aqui é desmistificar que Deus só fala por meio de uma coisa especifica.
Você pode abrir a Bíblia agora e Deus vai falar com você. Porque a Palavra dEle não volta vazia. Se ainda não tem experiencias em ouvir a voz de Deus, comece lendo a Bíblia e meditando nela, você vai ouvir a voz de Deus de capa a capa, pode ter certeza.
Ano passado pude experimentar muito as multiformes formas de ouvir a voz de Deus. E o que mais me chamou a atenção é que Deus fala muito, muito mesmo através da própria criação. Eu apenas sentava na varanda em que fazia o devocional e abria os olhos para ouvir meio que vendo a voz de Deus sobre aquilo que estava me mostrando. E eu dizia, não pode ser… mas era, tanto que até hoje o Pai tem falado comigo principalmente pela contemplação do céu, eu já consigo saber o que Ele está falando comigo, independente da hora e do dia, é só olhar para o céu que eu consigo ouvir a voz de Deus e não há como não perceber quando é Ele quem está falando e não a nossa mente criativa e a nossa alma. É algo que vai contra aquilo que achamos ser possível, vai além sabe?

Em um outro dia especifico fiz uma oração pedindo para que Ele falasse comigo qual era a sua vontade quanto a algo especifico juntamente com o jejum, e obtive a resposta quase que instantaneamente, tanto que até me assustei. Assim como quando estive com dúvidas quanto a discipuladora que escolheria para me discipular. Eu estava com muitas dúvidas e não sabia o que fazer. Orei pedindo para que Deus trouxesse clareza ao meu coração quanto a isso e na mesma noite eu tive um sonho, e eu percebi na hora que era Deus falando comigo porque eu subitamente acordei no meio da madrugada e falei o nome da pessoa em voz alta, como se Deus estivesse me fazendo prestar atenção que aquilo não era um sonho normal sabe? Confesso que se eu tivesse sonhado e acordado no dia seguinte não ia dar atenção devida porque pensaria “Isso é coisa da minha cabeça, talvez nem foi Deus falando comigo”.
E até mesmo um tweet me fez ouvir a voz de Deus, acreditem ou não. Nunca fui de ficar navegando pelo twitter mas um dia especifico, após estar revoltada por não conseguir encontrar um trabalho, decidi ainda no onibus entrar no aplicativo e postar “Eu só preciso de um trabalho” quando ele foi postado, imediatamente corri os meus olhos para o tweet abaixo que dizia “O seu trabalho é confiar e descansar em Deus” e como costumamo dizer “Tomei dos tapas na cara” naquele momento, se não fosse Deus falando comigo eu teria encontrado um trabalho, o que mesmo depois de um ano não consegui.
Esse assunto é um pouco complexo, talvez não consigo trazer tanta clareza aos seus olhos com esse post mas quero dizer algo que me ajudou a discernir se estou realmente ouvindo a voz de Deus ou não e que tem feito muita diferença e me ajudado a tomar decisões e viver a sua vontade de forma clara.
A voz de Deus, seja ministrada de diferentes formas, nos trás paz ao coração. Mesmo que seja algo que precisamos tirar da nossa vida e não queremos tirar, tanto para coisas boas. Ela nos dá certeza. Não gera dúvidas. Normalmente quando fico com muitas dúvidas, aquilo vem de mim e não de Deus. A voz de Deus embora possa trazer um confronto, no fundo você saberá que é o certo e irá sem medo, mesmo que as emoções estejam a flor da pele.  Precisamos estar conectados a Deus para ouvir a sua voz e estar sensíveis ao seu Espirito, porque ele pode fazer a sua voz ecoar sobre as nossas vidas de diferentes formas.
Quero deixar a indicação de uma Bíblia de estudos para quem deseja se aprofundar mais em conhecer a Deus de forma especifica e clara com a versão da NVI.
Me acompanhe também no IG clicando aqui
Compartilhe com quem você gosta,
Com Carinho, Lari.

1 Comment

  • Any
    2 de novembro de 2020 at 12:36

    Lari, gostei muito do que disse.
    Não é uma tarefa super fácil reconhecer o que é ou não é a voz de Deus, principalmente no início, mas é justamente com o desenvolvimento da nossa relação com Ele que passamos a discernir melhor. Ainda tenho dúvidas, às vezes acho que estou seguindo a voz errada, e acho que justamente esses momentos que nos fazem pensar se aquele caminho está ou não trazendo tranquilidade ao nosso coração. Isso que disse sobre paz faz muito sentido, é bem real.

    Obrigada por sempre compartilhar palavras tão inspiradoras e edificantes ♡
    Abraços,
    Any.

    Reply

Deixe um comentário