Menu
Relacionamentos

As cinco linguagens do amor: suas formas de demonstrar a quem você ama

Você já deve ter ouvido falar sobre o famoso livro do Gary Chapman sobre as cinco linguagens do amor, onde ele mostra quais são as cinco formas de expressar e receber amor de quem amamos. Descobrir isso me fez abrir os olhos para o que realmente sempre importou para mim como também compreender e descobrir a linguagem do amor das outras pessoas. 

No livro o autor cita sobre as cinco dessa forma: 

1 – Palavras de afirmação. 
2 – Atos de serviço 
3 – Tempo de qualidade 
4 – Toque físico 
5 – Presentes 

Isso não significa que você só tenha uma forma de demonstrar ou receber amor, mas que existe uma escala de importância entre elas. Observei pelas minhas atitudes, o que eu gostava e priorizava em um relacionamento que a minha ordem é a seguinte: Palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço, toque físico e presentes. Tanto para receber quanto para demonstrar. Consegui decifrar que, por eu amar escrever/ler e por gostar que as pessoas me motivem e dizem palavras afirmativas para mim que essa sempre foi a minha primeira e mais importante forma de amar, por ser a forma que eu mais sei me expressar. 

Se você ainda não leu o livro, recomendo ler, é uma leitura bastante dinâmica e proveitosa. Entretanto você pode descobrir a sua forma de amar e ser amada observando os pontos citados acima com os seguintes detalhes: 

Você gosta quando as pessoas te motivam falando coisas positivas sobre você, escrevam textos, bilhetes e mensagens? Ou se sente mais amada quando as pessoas fazem algo para você, como te buscar no trabalho ou lavar uma louça no seu lugar? Ou ainda, que estejam com vocês mesmo não fazendo nada de interessante ou até mesmo que façam muitas coisas juntos? Talvez, você prefira receber abraços, beijos, carinho mais do que as outras coisas. Por fim, se sente mais amada quando as pessoas se importam em dar algo para você? 
Acredito que você refletiu sobre isso até aqui. O que realmente é mais prioridade para você? Quando começar a observar isso, conseguirá decifrar melhor qual é a sua ordem perfeita de amar. Isso não tem nada a ver com o que as pessoas ao seu redor sentem, que voce precisa sentir na mesma ordem, tem a ver com você. Ou seja, você se conhece. 

Particularmente, entender isso me ajudou a compartilhar o que eu realmente gosto de receber, pois as pessoas podem não entender muito bem sobre isso, mas a medida que você compreende, pode compartilhar com ela e ter um relacionamento melhor com as pessoas. Quando entendi, percebi que eu conseguia demonstrar amor pelas pessoas com as palavras, através minhas cartas dizendo palavras de afirmação para elas, mesmo que talvez essa não fosse a linguagem  principal delas eu estava demonstrando amor dessa forma, como citei anteriormente, todos tem todas as cinco, em quantidades diferentes, mas de certo modo precisam diariamente acrescentar nem que seja 1% dentro de cada uma delas, até as que acham menos importante para continuar exalando amor. 

Se você gostou desse post e ele te ajudou de certa forma, me conte aqui nos comentários que vou adorar saber! Ah, e se quiser ficar mais pertinho de tudo o que acontece aqui no blog, me acompanhe no Instagram (@larissabuenoc), onde sempre compartilho com vocês as atualizações dos posts, interajo com vocês e recebo também sugestões de posts para escrever por aqui.

Compartilhe com quem você gosta! 
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário