Menu
Vida cristã

Como tornar o devocional uma prática diária?

A gente escuta muito sobre fazer devocional mas não existe muito conteúdo falando sobre isso de forma aprofundada e ao mesmo tempo que simples no meio cristão. A única coisa que todo mundo tem certeza é que deve-se fazer o devocional diariamente e muitas pessoas, principalmente recém convertidas, se encontram nas seguintes perguntas: O que é? Por onde começar? Como fazer? Nesse post vou compartilhar com vocês essas respostas de acordo com a minha experiencia, o que eu faço e algumas dicas para que vocês possam encontrar a forma mais sincera de fazer isso diariamente.

Leia também: Indicação de livros cristãos para o seu Devocional

Primeiramente: O que é o devocional? Segundo o dicionário é a sua demonstração de devoção a algo ou alguém, ou seja é o seu tempo de qualidade com Deus,um tempo em que vai se relacionar com ele de forma profunda a sós. Resumindo: Relacionamento. E relacionamento exige constância. Sem o devocional você será simplesmente alguém que o conhece só de ouvir falar, mas que não se relaciona com Ele, e isso é um perigo, porque existe esse acesso a nós, nada é limitado, podemos viver coisas incríveis com Ele a partir do momento que entregamos a ele o que temos: nosso tempo.

Você pode começar separando uma hora do seu dia para buscá-lo. Eu particularmente gosto de fazer o meu devocional na primeira hora da minha manhã, para começar o dia já conectada de forma intensa com Ele, priorizando esse momento do meu dia. O intuito aqui não é reservar essa uma hora para gastar tempo com Ele e guardar uma caixinha logo em seguida e se afastar dEle durante o decorrer do dia, não! O propósito é você preparar o seu coração,buscando a Ele em primeiro lugar, para que o restante do dia seja um reflexo daquilo que foi vivenciado nessa uma hora, ou mais que você dedicou a Ele. Nem sempre eu consigo reservar essa primeira hora do dia por acordar atrasada ou pela correria que o dia começa, mas sempre que isso acontece eu faço o devocional na parte da noite, isso não é uma regra, o importante é você começar separando uma parte do seu dia diariamente para fazer isso com plenitude.

O como fazer é algo tão singular que é difícil até falar sobre isso, porque não existe uma formula, não posso dizer: faça isso e você vai ter um relacionamento com Deus apenas fazendo isso, não, é algo tão particular, tão seu, que você pode se expressar da sua melhor forma. Não dispensando claro a leitura da Bíblia, que pra mim é a base e um devocional, mas você também pode acessar a Ele com aquilo que arde em seu coração, seja cantar, ficar em silencio, escrever, orar, tocar, dançar, conversar com Ele e talvez simplesmente em lágrimas. Pode ser tanto no seu quarto, na sala enquanto estiver só ou em qualquer lugar em que você se sinta a vontade. Na Espanha durante os dois meses o meu devocional era numa varanda no segundo andar da igreja, com uma vista para as montanhas, que até hoje tenho saudades, então não importa onde, apenas encontre o seu lugar.

Falando sobre o meu devocional, cada dia tem sua particularidade, mas nunca fora da essência que está dentro de mim. Deixo o celular de lado, coloco um fundo musical,de um canal que gosto muito que é o Deeper Heaven Music e começo agradecendo a Ele pela vida, pela bondade e a graça por todos nós, pedindo para Ele me ajudar a compreender as escrituras pelo Espirito e então começo a ler a Bíblia. Como comentei nesse post, estou lendo desde o inicio do ano a Bíblia em inglês, como a letra é bem minuscula, leio uma página por dia que normalmente gasto 30 minutos.

Depois disso depende do que Jesus colocar em meu coração. Tem vezes que eu pego o violão, dedilho alguma música enquanto oro, converso com Ele e na maioria das vezes Ele me empresta uma canção que ninguém nunca ouviu, nesses momentos ligo o gravador do celular pra gravar e depois conseguir colocar no papel, outras vezes eu só choro, e sei que o Espirito Santo está traduzindo as lágrimas em palavras ou simplesmente coloco pra fora aquilo que esta dentro de mim em forma de oração, tem vezes também que eu fico quietinha, com o coração conectado ao dEle e algumas vezes gosto de me expressar através de uma dança, mesmo que eu não saiba dançar. As vezes, Ele me tira da sala ou do quarto e me faz ir para a escada que vai para a lage da minha casa para observar o céu e enxergar algo que queira me mostrar, o céu simplesmente me estraga, e é a forma que mais usa pra falar comigo.

Mas algo que eu gosto muito de fazer é escrever. Ele nunca me deixa sair do devocional sem algo pra escrever, mesmo que seja apenas uma palavra, sempre tem algo novo a ser escrito. Gosto de escrever orações quando não consigo falar, anotar o que ardeu o meu coração durante esse tempo, as canções que Ele me empresta nesses momentos e também é uma forma de deixar registrado as minhas expectativas nEle, sonhos, pedidos e também agradecimentos.

Como falei ali em cima, é algo seu. Você vai encontrar o seu jeito de se relacionar com Ele e ter uma vida devocional. O meu conselho é: não faça algo porque as pessoas disseram que é assim que se faz, não, exceto pela leitura da palavra que é algo primordial, que também tem a sua maneira singular de ser lida. Nada que você tentar fazer como os outros terá o mesmo resultado, as vezes as pessoas conseguem acessar o coração de Deus de uma forma que pra você não vai dar certo e isso de certa forma precisa gerar em seu interior uma expectativa, pois você é única(o) e quando você gastar tempo com Ele se expressando da sua melhor forma, conseguirá acessar também o coração do Pai.
Quero deixar a indicação da Bíblia 365 que te ajuda a concluir a leitura da Biblia toda em um ano, sem precisar ficar folheando-a para encontrar os textos diários pois ela tem a sua propria porção diária de leitura separada em dias da semana para facilitar a leitura simultanea de vários livros da Bíblia ao mesmo tempo sem se perder e assim terminar a leitura em um ano, sua versão é NVT e você pode encontrá-la aqui nesse link.
Me acompanhe também no IG clicando aqui
Compartilhe com quem você gosta,
Com Carinho, Lari.

5 Comments

  • Aline Kely
    15 de junho de 2021 at 23:07

    Muitíssimo obrigada! Você me ajudou bastante com essa explicação maravilhosa!������������

    Reply
  • Larissa Bueno
    9 de julho de 2021 at 20:05

    Ahh fico tão feliz em ter ajudado <3 Grande beijo!!!

    Reply
  • Unknown
    27 de agosto de 2021 at 23:52

    Obrigada! Eu não sabia por onde começar meu devocional,com essa explicação, agora sei direitinho 💖

    Reply
  • Larissa Bueno
    17 de setembro de 2021 at 13:10

    Me alegro demais em saber que te ajudei de alguma forma!!!

    Reply
  • Unknown
    30 de dezembro de 2021 at 13:35

    Há que linda. Eu amo ler todos os seus devocionais todos os dias! E com eles eu aprendi muito a tirar mas tempo pra ter intimidade com meu senhor…muito obrigada por compartilhar com nosco as suas leituras 📚 😍🙏♥️🥰⚘

    Reply

Deixe um comentário