Menu
Cartas

Sobre sentir saudade

Recomendo você ler essa carta quando a saudade apertar e achar que não vai aguentar ficar longe das pessoas que você mais ama e quer ter por perto.


“Fazem seis meses hoje enquanto escrevo que abracei fundo a minha mãe, com os olhos cheios de lágrimas ao me despedir dela e da minha irmã em frente ao prédio que seria o novo lar delas. Eu não queria ficar longe mas tinha que ser assim. Indo para o primeiro aeroporto de 5 que eu iria até chegar em casa era como se algo dentro de mim tivesse ficado lá, com elas mas precisava ser forte. Cheguei bem em cima da hora do voo. Entrei no avião já em prantos, pois não conseguia conter as lágrimas. Eu estava indo para Orlando, chorando. As pessoas aparentemente não compreendiam. Crianças empolgadas faziam barulho no avião antes da decolagem, um americano que sentou na janela da minha fileira pediu para trocar de lugar comigo para ficar próximo da família, troquei sem problemas, e percebendo o meu choro fez questão de perguntar o motivo. Ele não era um médico mas se fosse eu responderia sinto saudades, sofrerei de lonjuras a partir de agora. Não responde assim mas deixei claro que eu estava com saudades da minha família que ficaria longe de mim a partir de então.
A dor da saudade é literalmente uma dor muito expressiva, porque não é algo que você consegue guardar dentro de você sem deixar expressar um pouquinho que seja todos os dias para si mesma e também para quem sente falta. A nossa mente é a peça primordial no quesito saudade porque ela fica relembrando a cada instante os momentos que você teve com quem ama e já não tem mais todos os dias. A saudade faz com que você lembre de coisas que eram tão simples e normais, que muitas vezes não dávamos a devida importância como por exemplo o minuto em que o café era coado e o cheiro exalava sobre a cozinha em meio a conversas na ansiedade de tomar finalmente uma xícara de café. Ou a espera por você chegar em casa, depois do curso cheia de coisas novas para compartilhar, o beijo e abraço de boa noite de todos os dias e o bom dia empolgado pelas manhãs. Eu sinto falta. Sinto falta de alguém me esperando em casa depois da igreja, alguém com quem poderia tomar café as tantas da noite, de compartilhar as novidades e aprendizados diários e alguém pra me dar colo quando a vontade é só chorar. 
Mas eu descobri que embora a saudade seja tão ruim enquanto estamos longe o nosso coração ao mesmo tempo que fica triste gera uma esperança que trás uma certa ansiedade para ter o reencontro, para ver finalmente a pessoa, as pessoas que quer ter perto. Infelizmente nem sempre quem a gente ama mora perto de nós, nem sempre podemos estar juntos, mas há dentro de nós essa expectativa de que quando os dois corpos ou mais estiverem juntos vamos aproveitar cada segundo da melhor forma possível, vamos valorizar cada minuto ao lado deles e demonstrar verdadeiramente aquilo que sentimos sem deixar que as coisas ruins nos tire a atenção, mas mesmo em momentos ruins a companhia sempre será o melhor aconchego de paz.
É preciso se adaptar para não sofrer tanto, a distância fisica não impede que o amor prevaleça (tem um post aqui sobre namoro a distância), não impede que o amor floresça e se mantenha aquecido dentro do coração. Enquanto há saudade mantenha a conexão elevadíssima mesmo que a distância, mande mensagem dizendo que ama, passem tempo juntos, faça videochamadas, conversem sobre coisas boas, se for possível aproveite as promoções de passagens aéreas, se esforce para manter o coração conectados, compartilhem momentos que está vivendo do outro lado do mundo para que a pessoa se sinta parte da sua vida e principalmente dê a atenção plena, afinal, o que está ao seu redor é possível ter a todo instante, quem está longe não.
A gente sente saudade de tanta coisa, sentimos saudades de tempos que não voltam mais, de momentos que ainda não vivemos- a parte boa é que podemos viver da melhor forma quando acontecer- de pessoas que já se foram, de momentos felizes, de coisas que perdemos mas a melhor saudade é aquela que podemos matar sem

ser acusados de crime algum, rs, porque sentir saudade é ter a certeza de quem está longe é realmente muito importante e vale a pena toda a espera, todo esforço e toda a distância a ser vencida.”

Compartilhe com quem você gosta!
Com carinho, Lari.


Sem comentários

    Deixe um comentário