Menu
detox / Dicas / Lifestyle / offline / quarentena / redes sociais / virtual

Como fazer um detox virtual

Qual foi a ultima vez que você fez algo interessante sem estar com o seu celular perto? Essa semana completam dois meses que estou fora de todas as redes sociais e através disso quero compartilhar  com você as minhas melhores dicas sobre como fazer um detox virtual funcional, porque não é só excluir os aplicativos por um determinado período de tempo e depois voltar como se nada tivesse acontecido. Espero que aproveitem e utilizem essas dicas para finalmente dar um tempo das redes sociais para o seu desenvolvimento pessoal principalmente nesse nesse período de quarentena.


Você já parou para analisar quantas horas tem passado nos ultimos dias nas redes sociais? E ainda, tem colhido frutos bons disso? Se a sua resposta for negativa eu recomendo observar por um dia antes de começar a aplicar essas dicas a quantidade de horas, sim horas e muitas horas que você tem gastado de forma ruim muitas vezes rolando o feed pra passar tempo, quando na verdade existem milhares de coisas que é possível fazer fora das tecnologias que realmente vão tornar o seu dia produtivo, sem que seja entediante e que diversas coisas sejam evitadas como a frustração por não estar vivendo o que as pessoas estão mostrando nas redes sociais e também em relação a comparação que eu sei que muitas de nós fazem todos os dias no instagram principalmente.

  • Um dos sinais que você precisa de um detox virtual é que a sua vida se resume a passar todo o tempo disponivel em frente a uma tela de celular e muitas vezes não conseguir estar presente no presente como também ficar estressada constantemente quando estiver longe do seu celular e ansiosa para continuar a saga de registrar tudo e todos em todo o tempo.

Quando comecei a observar mais a fundo isso percebi algo que pra mim foi a chave de me ausentar com mais frequencia das redes sociais, a seguinte pergunta surgiu “A pessoa que eu quero ser no futuro, gastaria tanto tempo assim nas redes sociais só por gastar?”, você com certeza imagina a minha resposta pela primeira linha que escrevi nesse post. inclusive você pode ler sobre a minha experiencia clicando no primeiro link no final do post. E hoje quero finalmente compartilhar as dicas que eu reuni ao longo dos ultimos anos que tem me ajudado a ter um detox, literalmente, como aqueles sucos detox que de vez em quando alguém toma para limpar tudo por dentro do corpo, que também te ajudará a limpar tudo dentro de você através de um posicionamento de no minimo um dia, que seja, offline das redes sociais.

  1. É preciso querer: parece obvio e realmente é, mas não adiantaria nada eu começar citando diversas outras dicas que vou citar aqui em baixo se você realmente não quer fazer o detox. Como falei um pouco acima não é só sobre desligar os dados móveis ou wifi e ficar offline, é sobre esse tempo offline servir como uma faxina interior e exterior posteriormente. Então, antes de tudo tenha a certeza dentro de você que realmente quer ter essa mudança em sua vida, porque sim, é uma mudança.
  2. Avise as pessoas mais próximas: o detox começa por aqui, todos os seus seguidores não precisam saber que você vai tirar um tempo das redes sociais, apenas as pessoas mais próximas se for necessário, porque sempre irão continuar te marcando em coisas e você não verá, podem ficar preocupados ou coisa assim. No meu caso, é impossível ficar sem o whatsapp porque mantenho contato com meus pais e meu namorado por lá principalmente, então tive que avisar pra não acharem que eu estava normalmente entrando.
  3. Defina um prazo: um dia, uma vez a cada mês, uma semana, um mês, dois, três meses – como estou fazendo- isso depende muito de você, do quanto você quer abrir mão para o seu próprio bem. Se você acha suficiente um dia, tudo bem, ou acha que pode extender um pouco mais, ótimo também, tudo vai depender de você mesma.
  4. Viva a vida mais online: Não fique pensando no que está acontecendo dentro das redes sociais enquanto você está offline, isso não vai te ajudar muito durante o detox. Aproveita mais a companhia das pessoas ao redor da mesa, preste mais atenção nos detalhes, ouça mais, faça as coisa que você ama que sempre deixava de lado quando abria as notificações do celular. Aproveite principalmente esse momento off para se conhecer, faça coisas novas, pratique novos hábitos, comece um projeto, se divirta sem ter que mostrar pra sociedade, organize também seus pensamentos para cuidar do seu interior, aproveitando ao máximo todas as lições que esse tempo vai te ensinar.
  5. Dê uma limpa quando voltar: Recomendo  que essa limpa seja feita sempre que possível, mas especificamente após o período de detox, pois se você fez no minimo uma semana, percebeu com certeza quais pessoas são realmente importantes para você, então as vezes não tem o porque seguir um trilhão de pessoas se quando fica off poucas delas, das que te conhecem e te seguem de volta se importam contigo. 

As vezes tudo o que precisamos fazer é se ausentar por um certo período de tempo para que a nossa sanidade mental esteja presente em nós, são tantas informações a velocidade de luz, tantas fotos bem produzidas nesse momento de quarentena que possívelmente possa estar te deixando frustrada por estar sentada no sofá de casa com o telefone na mão, e a partir disso começa a comparação, a ansiedade, o estresse e tantas outras coisas que, se formos parar para analisar, vem disso tudo.

  • Não é errado querer estar presente nas redes sociais e postar coisas, na minha opinião se torna um mal quando você deixa de apreciar os momentos da sua vida por estar tão presa ao celular e não dar tanto valor as pessoas ao seu redor por estar tão ‘ocupada’ em um aparelho tecnológico.

Espero que de alguma forma isso tenha te aguçado a finalmente tirar um tempinho pra você, para ficar mais perto quem sabe das pessoas ao seu redor que sempre estiveram, porém com um pequeno aparelho e conexão com a internet acabaram atrapalhando a conexão real, você vai ver que depois desse tempo a pessoa que você era vai evoluir, vai mudar, pra melhor, e essa com certeza é a melhor parte de tudo isso, cuidar de você.

Leia também: A vida mais offline

Se você quiser me seguir no Pinterest eu posto bastante coisa legal por lá, Templates para stories, frases, inspirações de tudo mais e no instagram (@larissabuenoc) que é onde compartilho mais coisas do meu dia a dia, apareço de vez em quando cantando por lá também e temos interações quanto ao conteúdo aqui do blog nos stories. Não deixe de se inscrever na Newsletter, no rodapé dessa página para receber todos os posts no seu e-mail automaticamente. É muito bom ter você aqui com a gente!!

Compartilhe com quem você gosta!
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário