Já faz alguns anos desde que comecei a me retirar das redes sociais de tempos em tempos, e venho fazendo isso com mais frequência nesse ano de 2025 e posso dizer que tenho propriedade para expor que de fato, a vida é bem melhor offline das redes sociais, e o meu propósito com este post de hoje, é abordar alguns pontos, baseados na minha experiência, do porquê disso. Se esse assunto te interessa, fica até o final para que este post faça sentido pra você.
Inspirada na Fernanda Witwytzky comecei este ano ficando offline as últimas semanas de cada mês mas, logo no segundo mês me dei conta de que queria ir um pouco mais além, então estabeleci que ficaria os meses de março, junho, setembro e dezembro totalmente ausente das redes sociais, e assim fiz, até o segundo mês quando percebi que a vida é bem melhor offline, em junho mesmo decidi que ficaria ausente das redes até o inicio de 2026, eu sei, foi uma escolha ousada, mas meu coração se encontrou em paz ao tomar essa atitude e cá estou, há mais de 4 meses offline das redes sociais e afirmando e reafirmando todos os dias que vale muito a pena tirar um tempo, que seja de algumas horas por dia, um dia por semana, um fim de semana, uma semana, um mês ou qualquer outro tempo fora das distrações das redes sociais.
Para alguns, ficar algumas horas longe do celular é uma tortura a nível hard, para outros é insuportavel pensar no fato de ficar tanto tempo sem saber da vida dos outros e do que está acontecendo na vida dos famosos que acompanha, mas para mim, ficar fora desse ambiente virtual é precioso demais, uma experiência que todos deveriam experimentar algum dia e voltar a experimentar de tempos em tempos. E aqui quero listar alguns motivos do porque fazer isso:
A vida fica mais calma:
Viver em um ritmo frenético de informações não é o mais saudável para nossa mente. Querendo ou não, por mais calmos que sejam seus dias fora das telas, quando se está presente o tempo todo nas redes, a sua mente não descansa nem um minuto. São informações, muitas vezes vazias, a cada milésimo de segundos, que o seu cérebro tenta processar, mas na maioria das vezes falha, levando a uma exaustão mental. Isso sem falar em ansiedade, comparação e tantos outros problemas advindos desse lugar. Quando se vive mais offline, a vida fica mais calma, porque o que você tem é o aqui e o agora, você não enche sua cabeça com coisas que não acrescentam em nada na sua vida, não perde tempo viciado na vida de outra pessoa quando deixa sua vida passar pro entre os seus dedos, e assim, a calmaria acompanha esse tempo.
Percepção de que o presente é o que importa:
Como escrevi anteriormente, você não ficará preocupado com coisas além do que está diante de si mesma, com isso, existe a percepção de que o presente é o mais importante. As conversas com as pessoas tornam-se mais valiosas, os olhos não ficarão perdidos no celular enquanto conversa com seus amigos, a sua mente estará mais presente no aqui e no agora, não só o seu corpo, as distrações vão diminuir, a pressa ficará de lado, algumas coisas não passarão despercebidas por você, e isso é incrível demais.
Poucas pessoas tema acesso ao que é privado da sua vida:
Temos a falsa sensação de que as pessoas estão interessadas em nossas vidas, o que infelizmente é um mito. Hoje, as redes sociais, são usadas mais do que para interagirmos uns com os outros, tudo é motivo de compartilhar um link de afiliado, fazer uma propaganda, as pessoas/marcas estão interessadas em vender, fazer dinheiro, e os conteúdos orgânicos não atraem tanto os olhos das pessoas. Tendo essa percepção, notamos que já não faz sentido mais compartilhar tanto da nossa vida pessoal dentro delas, e assim, quando nos retiramos delas, passamos a enxergar que de fato, algumas coisas não deveriam ser compartilhadas, existem coisas que são pro nosso ciclo mais próximo, e isso vai se alinhando, sabe? E quem não faz parte desse ciclo, pra saber sobre sua vida, precisa gastar tempo te conhecendo, não fuçar seu feed e em 30 segundos saber tudo o que você já fez ou faz.
Esses são apenas alguns pontos que vale a pena compartilhar aqui neste post para não ficar tão extenso, mas existem vários outros, que tenho, inclusive, abordado em videos no meu canal do youtube, vou deixar um video aqui em baixo para assistirem sobre esse tema. Espero muito que gostem. Nos vemos no próximo post, um beijo.
Com carinho, Lari.
Leia também: O que fazer fora das redes sociais

Sem comentários