Menu
Dicas / Lifestyle

Como é a minha rotina como blogueira

 

Posso dizer que sou uma blogueira em tempo integral por isso, desde que comecei o blog venho adotando alguns hábitos que tem me ajudado a manter a constância dos posts semanais e manter também a minha mente criativa para criar tanto conteúdo em tão pouco tempo. Por isso hoje quero compartilhar com vocês um pouco sobre a minha rotina com o blog, o que eu faço, o que me ajuda, quais são as ferramentas que eu uso e indico para quem está começando ou até mesmo quem já trabalha com isso e algumas dicas para não enlouquecer em meio a tantas informações e conseguir organizar com mais calma todas as idéias que surgem constantemente na cabeça.

Se você me acompanha aqui no blog sabe que eu comecei em novembro de 2019, depois de uma súbita vontade de colocar os pensamentos da minha cabeça na internet, meu namorado ficou responsável por toda a parte técnica do blog e eu graças a ele fiquei responsável apenas pela criação de conteúdo o que com certeza me ajudou e tem me ajudado bastante. Então se eu falar no plural no decorrer desse post quanto a mim, é porque  nós trabalhamos juntos aqui no blog desde então e o “Larissa Bueno” embora carregue o meu nome não é só sobre mim, tem toda uma história e muito trabalho por trás disso. Nós já alcançamos quase 700 mil visualizações aqui no blog de forma orgânica e mais de 40 países diferentes por levarmos tudo isso muito a sério, então vou compartilhar aqui em baixo o que eu normalmente faço desde que comecei a publicar aqui no blog que nos ajudam a ter esse desenvolvimento, compartilhando também as minhas melhores dicas.

Bom, antes de escrever normalmente eu abro a minha lista de idéias, que vou falar sobre isso na parte das dicas, e escolho um tema quando não vem nenhum a mente de forma natural, se for preciso faço algumas pesquisas e então começo a escrever, sem parar.

Normalmente eu separo as segundas feiras como dia especifico para escrever quando consigo, mas isso não me impede de escrever outros dias da semana também. Durante a manhã eu começo a escrever o post do dia. E na parte da tarde, quando consigo escrever,  escrevo outros dois posts para deixar programado para a semana pois aqui no blog temos três posts por semana sendo as segundas, quartas e sextas. 

Mas nao é como disse uma regra, como por exemplo enquanto escrevo hoje é um sábado as 13:21 da tarde, tudo depende de como está a agenda do dia e da semana mas gosto de tirar um dia especifico para escrever e depois ficar tranquila quanto a isso, focando nas outras coisas.  A medida que escrevo vou corrigindo a ortografia, depois adiciono a foto (ou mais fotos) do post e programo para a data e horário que eu quero que o post seja liberado. E antes de postar a maioria dos posts o Ismael sempre lê para me dar um feedback sobre o que achou do post e se for preciso melhorar também e então libero o post para vocês lerem. 

A parte de divulgação, eu uso unicamente o pinterest. Mas pra isso é necessário investir muito tempo, o que eu normalmente faço durante toda a semana. Antes estava escolhendo um dia especifico, como na terça feira e criando pins para a semana inteira, mas hoje sinto a necessidade de fazer mais. Normalmente crio de 10 a 20 pins por dia, e programo para os próximos 3 dias. Mas sempre que libero algum post na hora, crio outro pin para divulgar ele nesse espaço de 3 dias também. Mas para isso acontecer antes precisei criar alguns packs de design para que se tornasse mais rápido e prático para mim, pois demanda muito tempo criar designs, montar títulos, colocar imagens, salvar, adicionar no pinterst, criar títulos e descrições e programar. Dá um trabalho, mas é algo necessário e funciona muito bem para o blog.

Inclusive libeirei dois packs de templates para Pins do Pinterest completamente personalizados, feitos por mim para vocês também utilizarem, que foram completamente desenvolvidos para atrair mais cliques e salves nos seus pins, para adquirir o seu é só clicar aqui.

Quando não estou inspirada para escrever, ou criar novos pins eu tiro um tempinho para buscar inspirações. Tanto de forma online como offline. As vezes eu tento criar mesmo sem inspiração, mas está tudo bem não estar inspirada as vezes e não querer escrever e criar só para cumprir uma agenda. O que faço é navegar pelo feed inicial do pinterest vendo coisas aleatórias, assisto videos no youtube, leio noticias, assisto filmes, séries novas, escrevo a mão sobre algum pensamento, observar a paisagem, o céu e tudo mais e tentar fazer coisas novas aqui em casa. Nisso eu até comecei um novo tema aqui no blog sobre receitas. O que torna mais fácil também escrever é que eu sempre tento escrever sobre aquilo que eu gosto de falar, sobre coisas que eu já vivi, coisas que acontecem, músicas que eu gosto de ouvir, filmes que assisto. Então algo que me ajuda também é pensar o que eu faço e aprendo que as pessoas também gostariam de fazer e aprender?

Mantenho uma lista online, na ferramenta Google Keep, e no bloco de notas do meu celular, onde anoto todas as idéias de posts para escrever e tento atualizá-la toda semana para sempre ter ideia quando eu não souber o que escrever. E também uso a ferramenta do Google Agenda para organizar as postagens do mês e visualizar de forma clara como estou dispondo os temas abordados no blog para não ficar sem falar de um assunto especifico naquele mês, diversificando por cores por exemplo a cor laranja eu designei para Lifestyle, então não preciso necessariamente colocar o titulo lifestyle é só colocar a cor e o titulo do post quando eu já souber o que vou falar naquele post.

Algo que faz total diferença é que eu me permito descansar e me recompenso sempre que faço algo trabalhoso e que dê bastante estresse para relaxar mesmo e me desligar um pouco daquilo. Eu anoto metas durante o dia, seja de posts ou pins para criar, mas eu tento ser realista embora queira produzir o máximo de conteúdo tento dar o meu melhor não para cumprir a meta estabelecida mas para dar o meu melhor dentro daquela meta.  Então se tive mesmo que duas horas de trabalho no blog durante um dia inteiro, eu me dou folga no restante do dia porque mente cansada não produz conteúdos como acontece quando esta inspirada e descansada, até conseguimos mas é bom não tornar isso um peso para que possa apreciar as pequenas coisas e se sentir bem depois de tanto trabalho. 

Basicamente é isso que eu faço e tem funcionado bastante graças a Deus para que o blog continue se desenvolvendo e cada vez mais pessoas são alcançadas. Espero que isso possa ter te ajudado de alguma forma e se você gostou de alguma ideia, alguma dica ou se tem algo a acrescentar que talvez você faça, deixa aqui nos comentários o seu feedback para que outras pessoas também possam ver e desfrutar, ficarei muito feliz com seu comentário.

Conheça o nosso Pack Voe com 100 templates editáveis para feed do instagram + bônus de 20 paletas de cores como sugestão por apenas R$3,99 por tempo limitado clicando aqui

Leia também: Como o Pinterest pode se tornar a sua fonte de tráfego orgânico

Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog e faça parte dos seguidores do blog se inscrevendo logo abaixo também. Me acompanhe também no instagram que é @larissabuenoc. Tem várias coisas legais por aqui aproveite para conferir navegando pela página, é muito bom ter você aqui com a gente.
Compartilhe com quem você gosta,
Com Carinho, Lari. 

2 Comments

  • Damaris G. Martins
    31 de agosto de 2020 at 23:05

    Gostei das dicas, será bem útil para mim! <3 Eu costumo usar o mapa mental para organizar as ideias, eu não era organizada com os bloco de notas, agora vou separar um exclusivo para meu blog.
    Obrigada, abraços!

    Reply
  • Larissa Bueno
    3 de setembro de 2020 at 11:36

    Espero que te ajude bastante, sucesso <3

    Reply

Deixe um comentário