Menu
Dicas

Compras por impulso: um desafio para te ajudar a evitar

Não me considero uma pessoa compulsiva quando se diz respeito a compras, sempre fui do tipo que reflete muito, muito e muito antes de comprar alguma coisa,quando eu não desisto antes, mas ainda assim, aceitei um desafio financeiro durante 15 dias que mudou completamente a minha forma de pensar sobre compras, físicas e online, promoções que estamos expostos a todo minuto todos os dias da nossa vida e hoje quero compartilhar com vocês essa minha experiencia, relatando os resultados em dinheiro do quanto eu poupei nessa ultima quinzena.
Em uma das minhas andanças pelo youtube encontrei um desafio financeiro que parecia dar  resultado, eu só não imaginava que seria tão grande esse resultado após tê-lo completado. O título era bem irresistível “Meu truque para parar de comprar por impulso” (vou deixar o vídeo no final do post) e por esse motivo decidi tentar. Não tinha nada de 7 cabeças ou algo do tipo, era um desafio super simples que ia contra o consumismo. Você só precisa de uma agenda/caderno ou o bloco de notas do seu celular para anotar durante 15 dias consecutivos todas as coisas que você tiver vontade de comprar, desde as coisas mais simples e supérfluas (aquelas que não são necessidade mas que somos tentadas a comprar) às coisas mais caras. 

Eu particularmente criei uma nota no bloco de anotações do celular “Desafio 15 dias” e anotei a data de inicio que foi no dia 9 de novembro . Os meus 15 dias finalizaram nessa ultima segunda feira, dia 23. Anotei tudo o que minhas mãos coçaram para comprar. Vou te contar um segredo: evite ao máximo ficar navegando aleatoriamente pelo facebook e pelo instagram, aparecem tantas coisas irresistíveis que você é tentada a comprar. Estou dando essa dica porque comigo foi o seguinte: todas as vezes que eu entrava no instagram aparecia alguma coisa que eu amava e fazia o meu estilo, a minha maior tentação é na internet com certeza. Mas resisti.
Então toda hora que eu chegava ao ponto de gostar tanto de algo para ver a forma de pagamento, anotava. E ao final desses 15 dias calculei todas as ”possíveis compras” que eu teria feito se não tivesse feito o desafio e me assustei com o resultado, sinceramente. Arredondando eu deixei de comprar através desse desafio R$ 1700,00. Lembrando que, todas as compras online tem além do valor do produto, o frete, que eu acabei não incluindo nessa lista.
Obviamente eu não teria esse valor para gastar com coisas aleatórias, e nem gastaria, talvez se tivesse a lista estaria bem maior, mas fazer o desafio me fez ter a noção de quantas coisas que as vezes queremos e que não é uma necessidade sabe? Tem coisas nessa lista que sim, eu compraria, depois desse desafio, outras não mais. Mas agora posso comprar com consciência, não por impulso.
A ideia é não comprar as coisas por impulso sabe? Olhei, adicionei ao carrinho e coloquei os dados do cartão. Não, anotar e depois de alguns dias analisar se realmente você precisa daquilo é uma ótima dica para economizar e comprar de forma inteligente, sem acabar se endividando no cartão de crédito com compras desnecessárias, que talvez você vai usar uma vez na vida.
Existem coisas que podem esperar e esse desafio me ensinou isso também.
E se você também quiser fazer esse desafio, assista o vídeo da Finanças Femininas, idealizadora desse desafio logo abaixo e me conta depois o que vocês acharam, se também deu resultado para vocês. Sintam-se a vontade em voltar aqui depois de terem cumprido o desafio para compartilhar quanto vocês economizaram desse tempo.

Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog e faça parte dos seguidores do blog se inscrevendo logo abaixo também. Me acompanhe também no instagram que é @larissabuenoc. Tem várias coisas legais por aqui aproveite para conferir navegando pela página, é muito bom ter você aqui com a gente.
Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari. 

Sem comentários

    Deixe um comentário