Menu
Dicas / Lifestyle

O que pode te ajudar a se estressar menos

Quando sugeriram na caixinha de perguntas do instagram para escrever sobre esse assunto, confesso que fiquei um pouco intrigada pois no inicio desse ano compartilhei um post aqui no blog sobre como evitar o estresse no dia a dia, aquilo na verdade funcionava bem para mim porém poucos meses, pra ser mais exata dois meses se passaram e acabamos entrando em uma pandemia que mexeu com toda a nossa rotina, nosso psicológico e nossa forma de cuidados para evitar isso. Consequentemente, apesar de estarmos em casa a maior parte do tempo que estaríamos nos encontrando com os amigos e indo a lugares que costumávamos ir, o estresse acabou fazendo mais parte da nossa vida do que antes fazia. E pensei em algumas atitudes que comecei a ter depois desse nosso novo normal que estão me ajudando a me estressar menos, ou não ter as consequências dele frequentes no meu dia. 
Você pode gostar também de: Como sobreviver a dias estressantes

No inicio da pandemia sinceramente, o desespero era maior na questão dos cuidados para evitar o vírus e o estresse não era tão, tão presente, afinal algo novo não nos traz o estresse logo de cara.  Mas ao passar os meses e perceber que isso não ia acabar tão logo, o estresse começou a ganhar espaço dentro de mim, mais do que antes. Fazer o que eu sempre fazia para exalar todo o estresse não estava sendo suficiente por si só.
Isso acabou gerando algumas consequências no meu dia a dia por conta de tanto estresse, acarretando muitas dores de cabeça, falta de apetite, noites de sono mal dormidas e um cansaço que sinceramente, não sabia de onde vinha.  Foi quando eu percebi que precisava mudar algumas coisas se não, o estresse ia me consumir por completo e isso tem me ajudado a me estressar menos, eu me estresso constantemente mas não carrego mais as consequências dele comigo e isso me dá paz.
Entender que não estamos no controle de todas as situações: isso foi libertador, definitivamente, quando entendemos isso começamos a perceber que na verdade não precisamos acumular tanto estresse dentro de nós por algo que não estamos no controle, sabe? Não faz sentido querermos colocar a responsabilidade, culpa, e qualquer outra coisa dentro de nós para nos deixar estressados quando na verdade não cabe a nós resolver todos os problemas do mundo, fazer todas as coisas em menos de duas horas ou cumprir uma meta que ainda não é possível. Por isso tente não se preocupar tanto com coisas que não podemos fazer muita coisa para mudar.
Fazer cada coisa no seu tempo: não queira fazer um milhão de tarefas pela manhã pra ser produtiva, porque isso vai te causar um estresse. Há um tempo para cada coisa, precisamos respeitar isso, respeitar os limites. Atrelado a isso podemos tirar outra lição, sobre não deixar tudo para cima da hora, ou não delegar prazos individuais. Se você pode fazer com antecedência, faça, isso vai te livrar de tanto estresse, e se algo não tem um tempo exato para cumprir, crie esse prazo para você, de modo a ficar organizado e não ter com o que ficar se preocupando depois.
Manter a organização aliada a você: pois bem, faça a organização a sua melhor amiga a partir de hoje. Existem estresses que nós mesmas causamos, involuntariamente, e se parar para prestar atenção a maioria deles podia ter sido evitados. Se você está com pressa por exemplo, e não sabe onde estão as chaves do carro, ou onde colocou a sua carteira, tem grande probabilidade de já sair de casa estressada depois de revirar a casa procurando aquilo que na verdade, deveria ter um lugar certo para estar. A organização é amiga da perfeição, se você pode, tente deixar tudo em seu devido lugar, reserve um espaço especifico para colocar as chaves, a bolsa, as coisas que você mais precisa para que evite o estresse por motivos bobos. 
Ser adiantada: no que se diz respeito a horário, coloque o relógio alguns minutos adiantado, isso faz você ganhar alguns minutos e conseguir chegar no horário certo ou quem sabe um pouco mais cedo. É melhor chegar cedo do que tarde não é verdade? O trânsito nem sempre é nosso amigo, por isso existem tantas pessoas estressadas nele, para não nos estressarmos é super importante estarmos bem com o nosso relógio, sem precisar ficar torcendo para que dê tempo.
Deixar opções já prontas: não sei se você sofre quando vai se vestir para algum lugar especifico sem saber o que vestir e acaba perdendo tempo vestindo o armário todo e no final acaba vestindo algo que sempre veste no dia a dia. Bom, não é algo que eu consegui vencer completamente mas já tem me ajudado a me estressar bem menos. O que faço é o seguinte: na noite anterior, se vou sair pela manhã separo dois looks completamente prontos para que não hajam tantas opções para que eu decida no dia seguinte, e tento ao máximo não fugir do que eu separei, caso o tempo mude ou algo do tipo. Quando não tenho tempo de separar o look assim no dia anterior eu tenho outra tática, em um dia qualquer começo a montar looks na minha cama e registro tudo em fotos separando em uma galeria especifica para isso no meu celular. Então eu tenho todo o meu guarda-roupa nas minhas mãos sem precisar ficar experimentando até me estressar e ir com a velha e boa calça jeans e uma t-shirt. Isso vale também para café da manhã, e outras coisas.
Não forçar a barra: se você está vendo que os estudos não estão dando um resultado no dia, não force a barra tentando para que cumpra a meta diária sabe? Isso só nos deixa sobrecarregada e estressadas. Se a coisa não está fluindo bem, para, respira, descansa, faz algo que você gosta, dê uma volta, tome um banho, faça qualquer coisa que te deixe relaxar por alguns instantes ou mais. Porque forçar a barra não é a melhor opção a ser seguida.
Se afastar da tecnologia: pra mim isso funciona como um antidoto, confesso pra vocês. Não tem coisa que me deixa mais estressada, depois de um trânsito no verão do que estar presa as redes sociais e toda a tecnologia. Nós passamos um dia inteiro conectados a todo tipo de tecnologia de forma fácil, sem nem ser obrigados, mas isso nos acarreta tanto mal, tanto estresse, talvez não momentâneo, que nos faz perguntar o que estamos fazendo da nossa vida, pois tínhamos tantas coisas para fazer, e ai começa um ciclo imenso de resolução de problemas devido a isso. Tira um dia, leia um livro em mãos, saia com seu cachorro para dar uma volta, dê atenção para as pessoas na sua casa de forma plena, se exercite, faça algo que você gosta, algum hobbie, cozinhe, são tantas coisas, que com certeza não te darão estresse como ficar presa a tecnologia diariamente.
Cuide de você: ter momentos diários de cuidado pessoal pode te ajudar tanto a não se estressar, ou dissipar o estresse. Não precisa de muita coisa, mas um simples cuidado com a pele antes de dormir, talvez uma massagem no couro capilar (se você nunca fez isso, faça peloamordeDeus), hidratar o corpo após o banho e fazer um chá para você, tem propriedades tão incríveis ao mesmo tempo que simples que com certeza vão te ajudar a não carregar isso sobre você.
Espero que tenha gostado dessas dicas e que possam te ajudar a se estressar menos. Conte nos comentários o que você normalmente faz quando está estressada que te ajuda a regular todo o estresse, vamos adorar saber! 
Me acompanhe também no IG clicando aqui
Compartilhe com quem você gosta,
Com Carinho, Lari.
estresse, cuidados pessoais, dicas para pessoas estressadas, estresse durante a pandemia, como vencer o estresse, tratamento caseiro para estresse, stress

2 Comments

  • Rafa
    25 de novembro de 2020 at 06:01

    Oi Lari! Amei seu post! ✨ Ótimas dicas, costumo pôr todas em prática. Amo ficar off, de vez em quando faz bem!

    garotastarfashion.blogspot.com

    Reply
  • Larissa Bueno
    25 de novembro de 2020 at 21:10

    Ai eu também amo ficar off, é tão relaxante!!! Feliz por isso Rafa <3

    Reply

Deixe um comentário