Menu
Dicas

Porque todo mundo está usando o Pinterest para atriar público para seus conteúdos?

Quando se vê uma publicação nova em um blog, na verdade aquela é como se fosse a pontinha do ice-berg, pois existem muitas coisas por trás de as vezes, um simples texto postado. A cabeça parece que não para por nenhum minuto, idéias surgem e você precisa de as organizar para finalmente conseguir escrever e publicar algo. Mas não para ai, pois não adianta escrever e não ter um público, não é verdade? E é aqui que gastamos a maior parte do tempo como blogueira: divulgar aquilo que já está pronto.

A realidade da blogueira é:  lava o cabelo, coloca a mascara de hidratação no rosto e já está na tela do computador, como na foto, criando conteúdos.

Contando um pouquinho da minha história como blogueira, na verdade não tinha essa preocupação quando comecei a criar conteúdos aqui no blog, pois achava que, por já ter uma ‘voz’ na internet, através do meu canal no youtube e até mesmo o instagram, não precisaria me preocupar com o público, afinal muitas pessoas já me acompanhavam. E não foi diferente aqui no blog, logo que comecei me motivava ver que ao menos 100 pessoas visitavam o blog diariamente, e eu já estava satisfeita, porque o meu objetivo era alcançar pelo menos uma pessoa e ela ser tocada com aquilo que escrevia por um direcionamento. 
Mas de forma bem involuntária comecei a usar o Pinterest, sem sequer saber que milhares de pessoas acessavam a plataforma diariamente em busca de encontrar conteúdos. Comecei criando alguns pins, com os designs mais simples que o Ccanva tinha e fui postando, dia após dia, para compartilhar os textos e as dicas que escrevia. Para o meu espanto, sério mesmo, o blog começou a ter muitas visualizações, todos os dias, e não demorou até chegar a 100k de views em um único mês, de forma completamente orgânica e sem fazer nenhum spam ou divulgar nas minhas redes sociais ( nessa época havia tirado um tempo offline das redes sociais, por isso comecei a usar o Pinterest).
Eu criava pins praticamente todos os dias, principalmente porque estava ao mesmo tempo fazendo post novo todo dia no blog, então tentava diversificar os templates para atrair mais pessoas, sem estudar, sem entender as estratégias nem nada. E foi dando muito certo. Ao ponto de eu finalmente parar de usar o template que o canva disponibilizava, porque a minha conta começou a ficar bem visível, alguns pins apareceram na primeira página, e começou a surgir o desejo de construir a minha identidade no Pinterest. Foi aí que comecei a desenvolver os meus próprios templates, ao mesmo tempo que comecei a pesquisar mais a fundo sobre como funcionava essa plataforma.
As pessoas iam até lá em busca de algo.
E não era dificil delas engajarem com o seu conteúdo se estivesse respondendo a uma pergunta.
O visual importava demais.
O que me ajudou também a criar conteúdos específicos, pois com a aproximação do Pinterest, consegui entender melhor o que as pessoas procuravam dentro dos nichos que eu gostava de escrever no blog, como também aprendi algumas técnicas de escrita, seo, e entender sobre a coloração dos pins e como isso influencia na decisão da pessoa sobre clicar ou não clicar no seu pin.
E cada vez mais pessoas iam acessando o blog, completamente através do Pinterest. 99,0% pra ser mais exata. Nessa época, criei tantos templates para usar que facilitou bastante todo o restante do percurso de divulgação, porque a unica coisa que eu precisava fazer era alterar o titulo e a foto dos templates para compartilhar sobre um outro post. Facilidade total. É claro que fui testando quais funcionavam melhor, e quais não funcionavam tão bem para otimizar o tempo e atrair mais pessoas.
Hoje o tráfego do blog, continua sendo em sua maioria do Pinterest, mesmo que eu não crie novos templates constantemente como antes, a um ano, criava, pois os pins antigos continuam atraindo pessoas, e isso é uma coisa magnifica,  eles meio que trabalham para você, principalmente se as pessoas salvam o seu conteúdo por lá, o que abrange ainda mais e pode aparecer em primeira busca sempre.
Por isso queria compartilhar com vocês hoje algumas coisas, que eu já até citei ai em cima, que fizeram o Pinterest ser a maior fonte de tráfego para o blog:

1. Entender o que as pessoas estão procurando no Pinterst sobre o seu Nicho e escrever mais sobre isso.

Não é uma tarefa difícil, você pode buscar por uma palavra chave na área de pesquisa e ver quais são os conteúdos dos pins que aparecem, principalmente logo de inicio, que são sempre os mais acessados, com mais salves e engajamento, e anotar essas idéias para então escrever sobre isso, com a sua personalidade e da forma que você gosta de fazer.

2. Lembre-se que as pessoas estão no Pinterest buscando a resposta para algo

Então, aproveite o seu espaço e dê a elas um motivo para clicarem no seu pin. Por exemplo, aqui no blog temos um quadro mensal que são as listas do bem. Milhares de pessoas já tiveram contato com essas listas por causa do Pinterest, como eu faço para divulgá-las por lá: dou um motivo para clicar, e qual é? Bom, as listas do bem, são para fazermos coisas boas todos os meses, buscar ser a nossa melhor versão, sair da nossa zona de conforto, viver experiencias únicas. São motivos e tanto para fazer alguém clicar no meu pin para conferir que lista é essa. Porque as pessoas estão buscando isso por lá, dou o motivo certo e elas clicam e amam a lista do bem.

3. Utilizar os templates certos.

Entramos em um ponto bem importante para atrair do pinterest um público interessado no seu conteúdo. Vou te explicar o porque: o visual é mais interessante do que o texto em si. Por exemplo, se existirem dois pins, com o mesmo conteúdo escrito, as pessoas certamente irão clicar no que é mais agradável e bonito aos olhos. Por isso é preciso ter tanto cuidado com o post que você quer levar a pessoa, o que está escrito no pin como também, e principalmente, no visual, que são os templates.
Em meio as minhas descobertas, descobri que pins com templates mais clarinhos e minimalistas atraem mais pessoas do que templates mais escuros e cheios de informação (não que não funcione, mas são menos atrativos do que os outros). Assim como também as imagens que colocamos sobre os pins, quando estas não tem um rosto, são mais clicáveis do que as que tem rostos. E por aí vai.
Tenho um presente super especial para você, um cupom de 50% desconto para utilizar em todos os Packs da Revoar, é só inserir esse cupom VOE50 na finalização da compra através desse link aqui.
Outra coisa importante é montar a sua identidade visual com os templates, e manter o perfil sempre harmônico. Hoje, já consegui deixar clara a minha paleta de cores por lá, o estilo de pins do jeitinho que gosto, pois facilita para quem vê, identificar de quem é aquele pin, se ela já viu outra vez, sabe? É bem legal fazer isso. Mais de 1 milhão de pessoas foram alcançadas através do Pinterest, desde que comecei a trabalhar de forma intencional por lá.
Basicamente é isso, além da constância, que para todo projeto precisamos manter sempre, são essas as coisas que me ajudaram a fazer do Pinterest a maior fonte de tráfego desse blog, de forma orgânica, gratuita, sem spam, que atrai diariamente pessoas interessadas no meu conteúdo, sem precisar ficar compartilhando o tempo todo nas redes sociais.
Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

2 Comments

  • Rafa ♥
    17 de março de 2021 at 08:12

    Quantas dicas babadeiras! Vai me ajudar muuuito! <3

    garotastarfashion.blogspot.com

    Reply
  • Larissa Bueno
    17 de março de 2021 at 11:27

    Tomara que sim !!! Feliz que tenha gostado Rafa, um beijo <3

    Reply

Deixe um comentário