Menu
desenvolvimento pessoal

Como aproveitar suas manhãs da melhor forma possível: Saiba como

Não é todo mundo que se identifica como uma pessoa matinal, mas uma hora ou outra precisamos aproveitar melhor as manhãs para termos mais tempo, sermos mais produtivos e aproveitar melhor o restante do dia. Por isso nesse post, quero apresentar para vocês alguns hábitos que tenho praticado e tem me ajudado a aproveitar da melhor forma as manhãs por aqui.
Lembrando que, cada pessoa tem um estilo de vida, prioridades e compromissos, então nesse post quero apresentar somente algumas sugestões do que você pode fazer, mesmo que seja em um dia que esteja mais livre para conseguir realmente focar na sua manhã, para aproveitá-las de maneira consciente.

1. Planejamento: não adianta só colocar o despertador para acordar se não souber exatamente o que irá fazer depois de acordar. É preciso de um planejamento, e isso fazemos sempre no dia anterior, para já deitarmos sabendo o que nos aguarda pela manhã.
2. Acorde cedo: as manhãs sempre começam cedo, então acordar na metade dela não deixará com que aproveitemos de fato, se você costuma acordar as 8:30 como acontecia aqui em casa, tente acordar pelo menos uma hora mais cedo para que você ganhe mais tempo acordada durante a manhã.
3. Durma o necessário: Não vai adiantar muito acordar cedo e ainda estar exausta por não ter dormido as horas suficientes, o ideal é que tenhamos 8h de sono por dia, então se precisar acordar as 7:30, a sua hora de dormir deveria ser às 23:30 no máximo. Tente se organizar para dormir o necessário.
4. Se exercite por pelo menos 15 minutos: seja uma caminhada na rua com o seu cachorro ou algum exercício em casa mesmo, separe esse momento logo que acordar, para mudar de ambiente e ativar ainda mais a circulação de sangue, liberar endorfina e dopamina e melhora a nossa disposição para realizar outras atividades ao longo do dia.
5. Faça algo por você: dedique um tempinho para fazer algo que você gosta, algo por você. Nada melhor do que começar o dia e colocar um pouco mais de alegria nessa manhã fazendo aquilo que gostamos de fazer, seja cantar, escrever, tocar, ouvir algo, assistir algum video de alguém que acompanha, correr, não sei, seja o que for faça o que você gosta.
6. Evite ficar nas redes sociais: pensamos que iria ser só uma olhadinha, e lá se vão 10min,15min, e quem sabe horas passeando pelo feed alheio. Deixe para checar as redes sociais após o almoço, ou quando realmente tiver um tempo livre, pois olhar toda hora irá atrapalhar a execução de outras tarefas, que com certeza são mais importantes no momento.
7. Não leia noticias ao acordar: eu sei que precisamos nos manter informados, isso é bem verdade, mas se você realmente quer aproveitar as suas manhãs e fazer com que tenha um dia bom pela decorrência do que fizer durante as manhãs, deixe para ler as noticias pelo menos depois do almoço, para não correr o risco de abalar todo o seu dia com noticias ruins que infelizmente temos diariamente.
8. Leia um livro: no lugar das noticias, experimente aprofundar o seu conhecimento com livros que você goste, com assuntos do seu interesse  por pelo menos 20 minutos ou pode também estabelecer o numero de páginas e capítulos para ler diariamente. Ler acompanhado de uma xícara de café é a combinação perfeita.
9. Tome um bom café da manhã: o que comemos determina qual será a nossa disposição, por isso garanta que não vá se encher de açúcar ou de coisas que não são tão saudáveis para a primeira refeição para que tenha uma disposição enorme para aproveitar a sua manhã e não ficar com preguiça ou sonolenta.
10. Se demorar menos que 5 minutos, faça na hora: infelizmente empurramos algumas tarefas para o final do dia por qualquer motivo e deixamos passar o tempo pela manhã sem fazer muitas coisas por preguiça as vezes, então se alguma tarefa demorar pelo menos 5 minutos, faça na hora, não deixe para depois, pois você perceberá que conseguiu fazer muitas coisas sem gastar tanto tempo.
É claro que existem outras dicas, como fazer os itens mais importantes primeiro, deixar a procrastinação de lado, ter um momento em silêncio (que pra mim também é crucial), aproveitar a vitamina D quando for possível e várias outras coisas que podemos fazer para aproveitar melhor as nossas manhãs, de modo a refletir positivamente no decorrer do dia. 
Mas como citei acima, precisamos fazer o que funciona dentro da realidade de cada um, por isso, sinta-se à vontade para criar você mesma a sua rotina para aproveitar melhor essa primeira parte do dia e ter bons resultados.
Me acompanhe também no IG clicando aqui
Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

2 Comments

Deixe um comentário