Menu
Dicas / natal

Tradições e Costumes de Natal para começar a colocar em prática em sua casa

Nós já sabemos que as tradições de natal em outros países são as meias penduradas, muita decoração tanto externa quanto internamente e quando a neve chega, fica tudo ainda mais perfeito, mas mesmo morando aqui no Brasil, sendo criados aqui nos esquecemos ou melhor, talvez não nos atentamos para as nossas tradições de natal quanto brasileiros que sinceramente são fenomenais. E é sobre isso que vamos falar nesse post.
Os natais no Brasil já são diferentes a começar pelo clima, onde estaremos iniciando a estação mais quente do ano, então as comemorações são ainda mais calorosas, mas não é só isso, ao longo dos anos fomos adquirindo uma certa tradição e aderindo a costumes que tornam os nossos natais tão especiais e cheios de alegria que não se baseiam tanto nas decorações natalinas. 
Na minha casa por exemplo e isso se estende para a minha família mais próxima, nunca fomos de decorar a casa para o natal com luzes, enfeites e arvore de natal. Acreditem ou não, dentro desses meus 21 anos de idade nunca montei e nunca tive uma arvore de natal, mas isso nunca tirou o significado do natal para nós, pelo contrário, as comemorações sempre foram bem presentes aqui embora não fazíamos a tradicional decoração de natal.

Pensando sobre isso, imaginei também que outras pessoas também podem não ter esse hábito de decorar a casa para o natal como muitos fazem mas que mantém tradições vivas dentro dessa época do ano para tornar esse momento de comemoração cheios de paz e muita confraternização com as pessoas que ama.
Listei então algumas dessas tradições e costumes que nós brasileiros temos no natal para compartilhar aqui com vocês:
A ceia de natal acontece no dia 24 para o dia 25, algumas famílias até tem o costume de esperar às 00:00hrs do dia 25 para começarem a comer. Nos últimos anos alguém aqui em casa sempre sugeria começarmos a comer nesse horário também mas a verdade é que a fome era tanta que ninguém conseguia esperar.
O amigo x, oculto, secreto é uma das tradições mais legais na minha opinião, pois tem toda aquela euforia por encontrar um presente para esse amigo secreto, mas essa tradição não fica só dentro da família, muitas pessoas também organizam nos seus trabalhos e entre amigos para trocarem presentes através desse amigo secreto nos dias próximos ao natal. Mas especificamente no natal, normalmente acontece antes ou depois da ceia de natal.

O Papai Noel sempre está presente em algum lugar na cidade, mas principalmente em shoppings para fazer as crianças se divertirem, ganhar presentes e até tirar aquela exclusiva foto com o papai noel, como carinhosamente chamamos aqui. Há famílias que escolhem um membro da família para se fantasiar e deixar ainda mais especial o natal em casa e garantir a alegria da criançada.

Panetone e Chocotone é uma das coisas que não pode faltar, na verdade já começamos a comer antes mesmo do natal, o inicio de dezembro já é aquele start para começarmos a encomendar e se deliciar. Mas em todas as ceias de natal tem pelo menos um panetone, mesmo que de supermercado, junto a mesa, pois já virou um costume nosso. Há quem arrisca ainda nos panetones e chocotones gourmet que parecem ser deliciosos demais (mais uma vez, nunca experimentei, quem sabe esse ano…)

As uvas passas ganham ainda mais atenção nessa época, pois existem dois extremos: os que gostam muito e os que odeiam o que gera aquela guerra sobre colocar ou não as benditas uva passas. Os memes nas redes sociais referindo as uva passas é algo que já virou nosso costume compartilhar nas redes sociais pois é um assunto que gera muita repercussão no que diz respeito a comemoração de natal.
Pratos que nunca faltam em nossa ceia de natal é o famoso Peru, Leitão assado, Chester, Farofa, Salpicão e os meus favoritos doces: Rabanada e Pavê ( também sempre tem aquele tio que pergunta se é “pa vê” ou “pa cumê” nessas horas) pois são pratos que remetemos a comemoração do natal já, por mais que experimentamos tentar outras receitas, esses pratos sempre estarão presentes na maioria das ceias de natal brasileiras.
Assistir filmes de natal, aqui em casa por exemplo é filme de natal o tempo todo, mas uma das épocas que mais assistimos a esses estilos de filme é durante o mês de dezembro, a Netflix sempre nos incentiva também com o tanto de lançamento de filmes românticos natalinos.
Para finalizar, um costume que temos nos dias que antecedem o natal é a doação, seja de alimentos, roupas, calçados, brinquedos, para tornar o natal de alguém melhor e mais especial. Além de doações espontâneas existem também nas lojas, supermercados e outros estabelecimentos caixas decoradas para que possamos depositar ali doações para grupos de apoio a pessoas carentes ou em recuperação.
Eu particularmente gosto muito de ouvir canções de natal e canções com letras que nos fazem lembrar o verdadeiro significado do natal. Inclusive já postei aqui no blog uma Playlist Cristã inspirada no Natal para você ouvir muito!!!
Se você mora no Brasil e tem alguma tradição ou costume de natal que não foi citado nesse post, me conta nos comentários para saber quais são, quem sabe dá tempo de também começar essa tradição por aqui ou no natal de alguém que também vai ler seu comentário.
Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.
Natal, festas, tradições, americanas, brasileiras de natal, ideias de receitas para o natal, dicas

2 Comments

  • Rafa ♥
    6 de dezembro de 2021 at 14:55

    Amo todos esses rituais e sigo todoooooos! <3
    garotastarfashion.blogspot.com

    Reply
  • Larissa Bueno
    8 de dezembro de 2021 at 14:49

    Trás um quentinho tão grande em nosso coração né? Natal do Brasileiro não tem igual!
    Grande beijo <3

    Reply

Deixe um comentário