Menu
reflexões

Seja protagonista: vivendo o ordinário com excelência

Ontem foi um dia bem marcante para mim, enquanto ainda pensava sobre qual tema abordaria nesse novo capítulo da série “Seja protagonista”, precisei me desligar um pouco do que chamo ser produtiva para fazer coisas que não são consideradas produtivas no mundo em que vivemos hoje, e assim Deus trouxe a frase “Vivendo o ordinário” para o tema desse post de hoje.

Contextualizando, nos últimos dias a bateria do meu celular morreu, e estou oficialmente a alguns dias sem celular, para melhorar, no dia seguinte ao que meu celular parou, foram trocados alguns postes da minha rua e acabei ficando sem internet por dois dias. Agora estava sem celular e sem computador, tv e qualquer coisa que iria me fazer ser “produtiva”. Então ontem, assim que acordei, decidi organizar algumas coisas que estava postergando a algum tempo relacionado a afazeres domésticos, nada urgente, mas que precisaria fazer uma hora ou outra.

Passei a minha manhã toda assim, especificamente limpando todos os armários da cozinha, lavando as coisas que estavam guardadas a tempos e organizando para melhor visualização das coisas que eu tinha. MAS, o que isso tem a ver com o título e tema desse capítulo da série?

Absolutamente tudo.

Com essa dinâmica que estamos vivendo nos dias de hoje, de querermos fazer coisas grandiosas, sermos produtivos fazendo inúmeras coisas, estamos deixando de fazer as coisas ordinárias com a mesma excelência e prazer. A verdade é que não temos prazer em lavar uma louça quando na verdade poderíamos estar lendo um livro, trabalhando, praticando algo que realmente iria mudar nossas vidas. Afinal, lavar louças é só lavar louças, não te traz nenhum benefício tirando a limpeza.

E nossa, como Deus falou comigo ontem enquanto eu estava ali, agachada limpando armários. Nós precisamos voltar a viver o ordinário para que realmente possamos viver o extraordinário com a mesma excelência. Fazer o ordinário é de fato uma repetição de algo comum, por costume, não é nada “demais”aos nossos olhos, mas é extremamente necessário. Não podemos querer acessar o extraordinário, quando queremos pular a etapa do ordinário.

Eu sei, parece até arcaico dizer que precisamos com alegria e prazer fazermos as coisas comuns e rotineiras como dobrar a roupa, limpar a casa, tirar o pó dos móveis. Porque a verdade é que nós queremos fazer tantas coisas maiores e não temos tempo e até energia para dar conta de tudo, eu sei. Mas precisamos voltar para esse lugar de prazer.

Ser protagonista da sua história é também encontrar prazer nas simples coisas, que infelizmente temos perdido com o passar dos anos. É claro que ninguém gosta de ficar o dia todo limpando casa e fazendo inúmeras coisas que as vezes são mesmo desconfortáveis, mas precisamos voltar a fazer as coisas costumeiras com excelência entendendo que não precisamos deixar de fazer para nos tornarmos produtivas. A vida não é só produtividade.

O ordinário é necessário se realmente queremos viver coisas extraordinárias.

Só acessa o extraordinário quem vive com excelência o ordinário.

Não adianta ignorarmos esse fato pois é totalmente verdade. As vezes o que nós precisamos é realmente abrir mão da produtividade, desacelerar um pouco, olhar para dentro dos nossos lares, das nossas coisas e enxergar aquilo que a tempos temos deixado em segundo plano. A ordem não é fazer coisas extraordinárias e se houver tempo fazermos o ordinário. Tanto que a própria palavra já nos revela que o extraordinário se deriva do ordinário, é um algo a mais. Não tem como acessarmos e não vivermos essa fase primeiro com excelência.

O meu convite para você hoje é: tire um tempo todos os dias, mesmo indo contra aquilo que acredita sobre produtividade, para fazer coisas que são ordinárias e faça isso com prazer, com excelência, entendendo que também fomos chamadas para isso e há muita beleza nisso.

Como compartilhei, não foi fazendo algo considerado produtivo que Deus falou comigo e me trouxe a essa consciência, de que existe sim beleza nas coisas ordinárias, foi literalmente colocando as mãos na massa, fazendo algo que nem sempre é confortável, mas que são coisas necessárias para o nosso dia a dia.

Precisamos tirar esse costume de acharmos que só vamos chegar a nossa melhor versão quando ignorarmos as coisas rotineiras. Pelo contrário, é através delas também que vamos desenvolver muitas habilidades, que vamos encontrar o favor de Deus, a alegria nas simples coisas, o prazer de servir aos outros e trabalhar em nós mesmas de forma profunda, no nosso caráter, na paciência e tantas outras coisas.

Espero que esse texto tenha feito sentido para você, e se fez, compartilhe com alguém que também precisa ler isso hoje. Continue acompanhando a série Seja protagonista, todos os domingos até 31 de dezembro aqui no blog e ouça os episódios sobre essa série também no Spotify, clicando aqui, será um prazer ter você por lá também.

Leia os outros posts da série “Seja protagonista” clicando aqui.

Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário