Eu sei, eu sei, pode estar muito cedo para escrever sobre esse tema, mas acredito que 2025 já me ensinou muita coisa e mais cedo que eu escreva sobre isso, mais pessoas podem encontrar esse post nos últimos minutos do ano e refletirem também sobre o que aprenderam ao longo desses últimos meses. Quero com esse texto te incentivar exatamente a isso, a uma auto-reflexão de como foi o teu ano do lado daí e quem sabe também aprender um pouquinho através da experiência e visão de outra pessoa. Será uma troca incrível, tenho absoluta certeza disso.
Como tenho compartilhado em outros textos, esse ano foi longe de ser aquilo que eu esperava ou que coloquei na minha lista de metas no inicio do ano, e talvez por isso, por ter fugido completamente do meu controle, tenho alguns aprendizados extras sobre essa fase da minha vida, que curiosamente também foram os meus 25 anos de idade. Espero que se identifiquem do lado daí com o que vou compartilhar.
O controle de algumas coisas não está nas nossas mãos.
É obvio, eu sei, mas tive que aprender isso na prática. Só saber disso não foi o suficiente para me preparar para as frustrações que me ocorreram e para as metas que deixei de cumprir. Uma amiga me fez lembrar também de que se nem o ar que respiramos somos nós quem produzimos, imagina se vamos realmente ter o controle sobre outras coisas. É claro que existem coisas que estão sob o nosso controle, como fazer melhores escolhas para o bem da nossa saúde, acordar mais cedo que o normal, ler mais livros, deixar de ficar o tempo inteiro nas redes sociais e etc, mas nem tudo o que planejamos depende apenas de nós, e isso é algo que eu quero levar daqui pra frente, para que eu não me martirize, me frustre ou me cobre demais por coisas que estão além do meu controle.
A vida não é só produzir e produzir
Tenho uma veia artística de nascença e de acordo com minha propria personalidade tendo a me cobrar demais para fazer as coisas, produzir ao máximo, criar o quanto eu posso. Só que por mais que a sociedade também nos pressione a sempre estar fazendo algo de produtivo, crescer, evoluir, fazer sempre mais e mais, isso é o suficiente para manter alguém vivo de verdade. As vezes, fazer coisas consideradas bobas, ter momentos de tédio, não fazer nada, só aproveitar e curtir o momento é necessário também. Fazer pausas então, é completamente imprescindível. Mas infelizmente muitos ainda não estão prontos para essa conversa. Porque nos foi ensinado que pausar não é algo produtivo. E até pode não ser, mas é essencial para ter uma vida feliz, saudável e com propósito. Viver a vida correndo como se fosse uma maratona, sem se cansar, sem fazer as devidas pausas, sem se hidratar, não leva ninguém a lugar nenhum no final das contas. Pode até te fazer alcançar algum nome, algum pódio, mas e a vida, você desfrutou dela? É algo que tenho pensado e refletido do lado de cá.
Ficar offline das redes sociais é o gesto de mais amor e carinho com você mesma
Desperdiçar a tua juventude, os teus anos, o teu descanso, a tua saúde mental com as redes sociais não é a escolha mais sábia que você pode tomar para sua vida. As redes sociais estão longe de serem um lugar para se relacionar uns com os outros, na verdade, criou-se a ilusão de que conhecemos alguém só porque acompanhamos ela nas redes sociais, o que é uma tremenda mentira. Passamos dias interagindo, respondendo, comentando, curtindo e deixando as pessoas que estão ao nosso redor cada vez mais distantes de nós mesmos. Eu passei a maior parte deste ano e ainda estou passando offline de todas as redes, exceto o Whatsapp, e posso dizer com total convicção de que foi a melhor decisão da minha vida. Era suposto que retornasse para elas assim que 2026 iniciasse, mas sinceramente? não estou nem um pouco animada pra isso. Talvez estenda ainda mais essa estadia fora das redes, e te aconselho também a fazer um pouco disso do lado daí.
Esses foram os maiores 3 aprendizados que pude retirar de 2025 até agora. Obviamente existem muitos outros, mas por hora, é o que quero partilhar com vocês. E realmente espero que esse conteúdo tenha feito você refletir um pouquinho sobre como foi o seu ano.
Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

Sem comentários