Menu
comportamento pessoal / desenvolvimento pessoal / Dicas

Dicas para conseguir guardar dinheiro

Se você parou aqui nesse post com certeza, assim como eu, você quer ter novos hábitos financeiros nesse novo ano. Afinal, 2019 foi um ano difícil pra muita gente financeiramente falando, pra mim foram 12 meses de altos boletos, idas infindáveis aos bancos para pagar contas e não sobrou mais do que poucos reais na carteira quando o ano acabou.

Nunca fui o tipo de pessoa descontrolada financeiramente, pelo contrário, lembro de que quando eu era criança e ganhava do meu pai 20 reais para, segundo ele, tomar um sorvete, eu sempre juntava e depois de um tempo tinha um montante que era quase que impossível uma criança ter alcançado assim, mas eu tinha um objetivo: gastar com brinquedos quando meus pais não podiam comprar algo que eu queria muito, essa era a minha motivação.

Lembrando disso, passei algumas horas refletindo, no dia em que escrevo, e pesquisando no pinterest sobre hábitos financeiros, dicas para economizar, controle financeiro e entre outros títulos que envolvem essa mesma área de finanças e encontrei várias coisas interessantes para começar a aplicar logo no inicio do ano, que vai ajudar a manter as coisas controladas e evitar desviamos do foco. E nesse post quero compartilhar com vocês algumas dicas para organizar a vida financeira e conseguir guardar dinheiro para alcançar os nossos objetivos.

1- Defina a sua meta:

É importante saber a sua real motivação para conseguir realizar com eficacia a organização financeira, pois tendemos a cambalear durante o caminho, mas com uma meta definida conseguimos andar coerente ao nosso alvo. Você vai casar? Comprar uma casa? Tirar a carta de habilitação? Entrar na faculdade? Morar sozinha? Trocar o telefone? É bom deixar isso visível.

2- Estabeleça um prazo:
Meta sem prazo é simplesmente algo que não vai sair do papel tão cedo. Quando temos um cronometro ligado é mais garantido que aquilo que desejamos se torne real e consigamos conquistar. 6 meses? 1 ano? 2 anos? Qual é o tempo que você quer alcançar a sua meta?

3- Tenha um planejamento financeiro:
Não precisa ser nada muito complicado. Você só precisar ter anotado, sim, anote a sua cabeça não dá conta de tudo certos momentos, toda a renda que entra, quais as contas físicas e os valores, até os dois reais que você gasta com pão na padaria, pois assim você visualizará realmente para onde o seu dinheiro realmente está indo.

4- Utilize o método 50/30/20:
Antes de sair gastando todo o seu salário, separe a metade dele para os seus gastos fixos,que são essenciais, ou seja não pode ficar sem consumir, como por exemplo: contas de casa + alimentação + transporte e etc.

Dos 50% que restaram, 30% será utilizado para o que você quer fazer, por escolha, para o seu estilo de vida como pagar uma academia + Lazer + Compras + Hobbies e etc.

Os outros 20% será destinado para investirem algo ou em você mesmo, a intenção deve ser guardar para realizar algum sonho, tendo rendimento principalmente. Isso é interessante pois todos os meses conseguirá guardar algum dinheiro.

5-Aprenda a dizer não:
Para si mesma(o) antes de querer comprar algo que não é uma prioridade e comprometerá grande parte do seu valor simplesmente por um prazer momentâneo. Outro também é dizer não aquelas saidinhas que você sabe que vai lhe deixar pobre no final delas, restaurantes e lanchonetes caras, passeios longos e festas quando o seu objetivo for colocado em jogo.

Não é o tanto que você ganha que te deixa mais rica, mas sim o quanto você poupa.”Finanças Real

Indico a leitura dos livros:

Com essas dicas eu espero que você consiga priorizar os seus objetivos e alcançar a poupança que sempre quis fazer mas nunca conseguiu por falta de prioridades.

Compartilhe com quem você gosta!
Com Carinho,Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário