Menu
comportamento pessoal

Seja protagonista: você é aquilo que come

Oioi, mais um capítulo da série Seja protagonista que está acontecendo aqui no blog com o intuito de nos tornarmos a nossa melhor versão ainda esse ano (ou em qualquer época que esteja lendo isso). Hoje iremos abordar um assunto que é bem essencial no quesito buscarmos a nossa melhor versão que é sobre comida, sobre aquilo que comemos diariamente e nutrimos o nosso corpo com.

Já para introduzirmos, precisamos entender que nunca é só sobre comida. A gente não come só porque temos que comer algo. Vai muito além disso. Talvez você esteja se perguntando o que esse assunto tem relacionado com nos tornarmos protagonistas da nossa história e eu espero que até o final desse post você compreenda isso.

Caso tenha perdido os outros capítulos da série, leia-os clicando aqui.

Tendo dito isso, vamos para o texto de hoje.

A frase do título te representa? Ou melhor, está satisfeita com aquilo que você tem nutrido o seu corpo?

Porque sim, um dos motivos pelos quais nós nos alimentamos é pela nutrição que os alimentos levam até o nosso corpo, para que ele funcione da forma correta, ou não, de acordo com o que colocamos pra dentro. Isso norteia muito quem somos. Se nos alimentamos de alimentos saudáveis, consequentemente o nosso corpo será saudável. Se algo de errado está acontecendo com nosso corpo, ao investigarmos vamos perceber que na verdade ou estamos nos alimentando muito mal ou estamos deixando de consumir coisas que são de fato boas para o nosso corpo.

O segundo motivo pelo qual nos alimentamos é pela emoção. Já reparou que quando estamos ansiosas tendemos a comer muito? Ou as vezes, até o contrário. Chocolates, industrializados, processados tendem a fazer parte do nosso cardápio nesses momentos. As nossas emoções norteiam muito a nossa alimentação se formos colocar na ponta do lápis.

O terceiro motivo que quero falar aqui é sobre comermos apenas por comer. Qualquer coisa. Em todo tempo. O que tiver, seja o que for, comemos. Não está relacionado ao sentimento/emoção nem muito menos ao fato dos valores nutritivos. Simplesmente comemos. Para matar a fome que está em nós, ou por instinto. Sem nos preocuparmos muito com ademais coisas.

Cada pessoa tem os seus próprios motivos e cabe a cada uma de nós perceber se isso está sendo bom para o nosso corpo ou não. Mas quero trazer essa consciência de que nós precisamos sim nos preocupar com aquilo que estamos consumindo. Afinal, nos tornamos aquilo que comemos. Nós somos templos do Espirito Santo, morada de Deus, por isso precisamos nos atentar em como anda o nosso corpo. Se não nos alimentarmos bem, não teremos um corpo saudável. Parece óbvio, mas o óbvio também precisa ser dito.

No final do ano passado, eu estava trabalhando demais e mal tinha tempo para preparar as refeições saudáveis que costumava comer. Então meus almoços eram revezados entre coxinha, torta salgada e algumas refeições mais equilibradas no restaurante no centro da cidade. Assim como os meus cafés da manhã e lanches da tarde e noite. Eram raros os dias em que conseguia ter todas as refeições bem preparadas. Segui assim por mais de um mês até que no segundo dia desse ano eu passei MUITO mal, ao ponto de parar no hospital.

O meu diagnóstico foi intoxicação alimentar. De tanta porcaria que estava comendo. Eu já tinha começado o ano querendo mudar, e aquilo foi o gás que me impulsionou ainda mais. Cortei de vez o refrigerante da minha vida, até hoje sigo plena, comecei a levar marmitas, ter escolhas mais saudáveis e inserir novamente frutas e alimentos menos processados na minha alimentação.

É claro que não consegui manter o nível hard da vida saudável, a minha rotina não me permitia, mas graças a Deus não passei mais mal daquela forma. Tentei então equilibrar sempre. Tem duas frases que norteiam a minha vida, no quesito alimentação, há algum tempo que são: “Descasque mais, desembale menos” e também uma que ouvi numa pregação na igreja do Nilson Junior “Você não tem que comer só aquilo que gosta, e sim o que faz bem pra saúde”.

Não é todo dia que acordamos querendo ser pessoas saudáveis, mas todo esforço vale a pena. Não é sobre ter apenas uma rotina regrada na alimentação. Você pode e deve dar algumas escapadas, mas saiba que se você quer de fato alcançar sua melhor versão, ter saúde, força, energia, são coisas imprescindíveis nessa jornada.

O físico aqui se torna consequência, não o principal objetivo. Quando nos alimentamos bem por querermos ser pessoas mais saudáveis, com mais foco, livres de doenças e tudo mais, o nosso próprio corpo se encarrega de mudar para melhor, exalando aquilo que estamos colocando dentro de nós.

Por isso, o meu convite hoje é comece a estabelecer passos de mudança rumo a esse objetivo de ter uma alimentação mais saudável, sem consumir tantas porcarias, comer da forma correta, alimentos que vão trazer beneficios para a sua vida de forma geral e consequentemente externalizar aquilo que você esta ingerindo para fora.

Uma pele mais viçosa, um corpo mais resistente e saudável, a diminuição das dores e idas a farmácia para comprar medicamentos serão consequências dessa transformação em seu estilo de vida.

O seu corpo agradece e o Espirito Santo também, afinal teremos mais disposição para fazermos as coisas de Deus e estaremos cuidando do bem mais precioso que Ele nos proporcionou ter.

Espero com todo meu coração que esse post da série “Seja protagonista” tenha te abençoado de alguma forma, o meu desejo é que as palavras que foram liberadas aqui sejam aguçadas ainda mais dentro do seu coração para que você viva e experimente de forma abundante a sua melhor versão.

Leia também: Hora de fazer algo novo (capitulo 3)

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário