Menu
Lifestyle / Receitas / Saude / Sem lactose

Receitas de Smoothies saudáveis

Quem me acompanha no instagram viu que recentemente tenho testado várias receitas de smoothies veganos e sem lactose e ando cada vez mais apaixonada em experimentar fazer coisas e inventar sabores novos. Alguns dão certo, outros, finjo que não aconteceu nada, mas fato é que os Smoothies por si só já são dignos de um pedacinho da nossa rotina alimentar pois é possível ingerir muita proteína e fibra num mesmo copo, ou se você é como eu, gosta de deixar a coisa bonitinha, numa taça e ter um café da manhã ou um pós treino super saudável.

Antes de entrarmos para as receitas quero fazer uma introdução em relação a algumas coisas. O smoothie tem uma anatomia, que consiste na parte liquida,  que pode ser: água, leites vegetais, água de coco, café e até mesmo chá de ervas. A base que será o sabor que você quer que prevaleça, podendo ser tanto alguma fruta quanto algum legume. O que vai dar a cremosidade que pode ser iogurte natural, banana, a polpa do coco, abacate e manteiga de amêndoa. Uma dica para ficar com uma textura mais cremosa caso, não utilize o iogurte natural, e não queira utilizar os outros a não ser a banana, é congelar, para que fique mais grossinha. Dependendo da base escolhida, você pode adicionar verdes, como couve, espinafre, rúcula, pepino,acelga e outros. A próxima característica é o que vai dar a intensificação, o reforço, como: aveia, granola,  chia, proteína em pó e óleos vegetais. Por fim a magia do sabor: Baunilha, coco ralado, canela em pó, mel, açúcar,  chocolate em pó,menta, pimenta,gengibre, limão e entre outras mil possibilidades.

Agora sim, vamos para as receitas de hoje, que são veganas,  exceto a número 4 que é somente sem lactose, pois como mentei nesse post, sou intolerante a lactose e não consigo ingerir os alimentos zero lactose também, então a alternativa muita das vezes é optar pela opção vegana, que pra mim tem sido muito eficiente e um sabor maravilhoso.

*Todas as receitas você bate no liquidificador por no minimo 2 minutos.
*O ingrediente para a cremosidade nas receitas será a banana aqui nesse post, mas você pode testar com outras coisas de acordo com o seu gosto.

1- Smoothie de Banana com canela: o meu favorito de todos
1 banana congelada
200ml de leite de soja
3 colheres de sopa de Aveia
2 colheres de sopa de chia
canela em pó a gosto

2- Smoothie de Morango: outra que esta ganhando meu coração
4 a 5 morangos congelados
1 banana
1 colher de sopa de chia
2 colheres de sopa de aveia
150ml de água filtrada
1 colher de sobremesa de açúcar
canela em pó e granola para decorar por cima e também pode acrescentar o coco ralado

3-Smoothie de Café: para os amantes de café assim como eu.
100ml de café já pronto
1 banana congelada
Leite vegetal de aveia
essência de baunilha a gosto

4- Smoothie de Oreo: descobri recentemente que o oreo não tem lactose nem proteína do leite, então resolvi testar.
4 biscoitos oreo
1 banana congelada
200ml de leite vegetal (coco ou aveia, por exemplo)
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de chia = só mais um pouquinho…

5- Smoothie de manga: pra mim, tudo o que tem manga é bom…
1/2 de um copo de 200ml de manga cortada
1 banana congelada
150ml de água
2 colheres de sopa de chia
1 colher de mel
granola a gosto

O segredo é testar combinações novas para conseguir variar no dia a dia, porque posso contar uma coisa? Isso vicia, porque além de fácil e rápido de fazer, é saudável e gostoso ao mesmo tempo. Nos próximos dias quero testar outros sabores e conforme for testando compartilho com vocês, pois quase sempre encontro alguma que realmente posso comer sem precisar fazer uma grande adaptação, mas me contem nos comentários quais seriam as combinações perfeitas para fazer um Smoothie aí na sua casa, vou adorar saber. 

Quero deixar como indicação um E-book com receitas maravilhosas sem glúten e lactose para o café da manhã, podendo ser utilizado como café da tarde também que é onde mais temos dificuldade de conseguir alternativas sem ser somente frutas, espero que possa te ajudar além das instruções sobre como fazer cada receita tem também as ilustrações de como cada receita fica para sentir aí do outro lado da tela como ficam deliciosas com os olhos, clique aqui para adquirir

Compartilhe com quem você gosta!
Com Carinho, Lari .

Sem comentários

    Deixe um comentário