Menu
desenvolvimento pessoal / Dicas / Hábitos / Lifestyle / quarentena / saudável / yoga

Beneficios de praticar Ioga

Não vá me dizer que você nunca teve curiosidade para saber o que a pratica de Yoga pode trazer na vida de alguém, eu sei que sim, pelo menos uma vez você já pensou isso. O que aquele tanto de posições meio que estranhas podem resultar em coisas positivas em nossa vida. E o intuito desse post é compartilhar com você a minha experiência praticando Yoga por duas semanas seguidas e quais os benefícios que a pratica, ainda que tenho instrução virtual, tem resultado na minha vida dos pés à cabeça, literalmente. 
Antes mesmo de 2020 começar eu queria começar a praticar algo novo, algo que ao longo do tempo iria me trazer benéficos benefícios e em meio as minhas pesquisas no pinterest sobre saúde e alimentação, começaram a aparecer várias dicas de posições de Yoga para praticar ao acordar e antes de dormir, como um alongamento diário, fui salvando tudo o que via pela frente e até comecei a pratica de alongamentos matinais, que tem me ajudado muito, mesmo ao longo do dia. Mas ainda assim, queria realmente me envolver de verdade, abri o youtube e pesquisei: Aulas de Yoga, sinceramente nunca tinha visto esse tipo de aula, mas podia ser possível existir já que tinha até aula de pilates por lá. Assim que carregou, surgiu uma infinidade de vídeos sobre Yoga e o que mais me chamou atenção foi: Yoga para quem nunca praticou, no canal da Pri Leitte. Eu queria começar, mas não sabia como, e também não tinha dinheiro para fazer isso em minha cidade, na verdade não sei nem se tem, então, foi a minha solução, praticar de graça e em casa. 

  
Comecei com essa aula e fui assistindo uma aula e outra no decorrer dos dias, porém sem disciplina e mesmo assim estava vendo os resultados. Mas a duas semanas atrás, já entediada com a quarentena, um pouco tensa, sem saber o que fazer para também evitar a ansiedade e manter a calma decidi realmente focar nisso e levar a sério, eu não tinha nada a perder, só a ganhar e assim comecei o desafio de 21 dias de Yoga. Hoje completei o décimo dia do desafio e as mudanças são notórias e sinceramente acredito que é bom compartilhar o que tem acontecido aos poucos em posts aqui no blog, no final do desafio venho expor as novas mudanças também. 
  • Reduz o nível de estresses e ansiedade através da meditação: quando vejo que estou estressada vou logo pro tapete pra aliviar todos os pensamentos e tensões que estão ocorrendo como resultado disso, e sinceramente tem me ajudado muito, porque sou uma pessoa bem estressada, não explosiva, e ansiosa, isso tem me feito controlar minhas emoções e jogar fora aquilo que não vale a pena manter dentro de mim. 
  • Relaxa o corpo: evitando as possíveis dores corporais que sempre surgiram no decorrer do dia devido à má postura, o que também lhe ajuda a ter mais consciência e melhorá-la com o tempo. 
  • Trabalha no equilibro e resistência do corpo através das posturas: eu percebo que no início era bem difícil me manter equilibrada, sempre dava um apoio para não tombar para um lado, mas agora já estou conseguindo manter o equilíbrio com mais eficácia. 
  • Melhor desempenho de concentração: porque você não consegue pensar em mais nada a não ser no aqui e agora enquanto está praticando, esse é o mais legal da prática, você realmente separa um tempo pra você e você, sem que nada venha invadir seus pensamentos nem te atrapalhar, por isso é importante escolher também um horário certo e um lugar quieto que ninguém irá te atrapalhar, deixando as notificações desligadas também. 
  • Melhora o sistema digestório: embora tenha pouco tempo de prática, já vi uma mudança no meu intestino que ocorria de sempre ficar constipado nessas duas semanas. 
  • Melhora a respiração: porque ao se desligar dos pensamentos, o que sobra é prestar atenção na sua respiração e com isso você consegue ter aquela respiração longa e profunda literalmente expandindo os pulmões como também o diafragma, pra mim sempre foi difícil respirar pelo diafragma, pois como canto é preciso respirar assim, e finalmente estou conseguindo ter mais noção devido a prática. 
  • Melhora a flexibilidade: tocar os pés ainda é uma tarefa impossível, mas estou perto de tocar, como existe bastante alongamento até em posições que não costumamos fazer durante o dia a dia, ao deitar a noite, é como se os seu corpo estivesse em uma mudança porque pela primeira vez você presta atenção nas partes do corpo que você nunca tinha prestado atenção. 
  • Melhora o sono: como comentei nesse post, estava com muito problema para dormir, devido a insônia causada por estresse e ansiedade mas desde que comecei a fazer alongamentos e agora praticando diariamente Yoga tenho percebido que meu sono tem sido muito mais fácil de aparecer e consigo também ter uma noite profunda de sono. 
  • A dor de cabeça vai embora: eu tenho um sério problema de sinusite e com isso a minha cabeça parece que vai explodir o dia inteiro, mas durante a prática das aulas, é como se minha dor de cabeça fosse embora, eu não consigo senti-la enquanto a aula acontece, é algo surpreendente e as vezes, ela vai realmente embora. 
  • Te deixa mais feliz: acho que ninguém nunca termina uma aula de Yoga triste, tristeza só pelo fato dela ter acabado, mas consequentemente ela nos deixa mais feliz pelo motivo de ter conseguido reservar aquele tempo pra gente, cuidar da nossa mente e do nosso corpo ao mesmo tempo e por ter conseguido chegar até o final, isso gera uma alegria contagiante, o cansaço do dia, se esvai depois da aula. 

Obviamente existem outros benefícios que a pratica trás que é preciso um tempo maior de prática para eles aparecerem, então é preciso ter continuidade na prática se quiser todos os benefícios que ela produz para você. 
Algo importante a ser compartilhado também é que ontem, até comentei com meu namorado, o meu dia havia sido bastante corrido pois tive um dia produtivo e acabei não fazendo o desafio no horário que já estava acostumada fazer: no final da tarde. Já eram quase 22:00 e eu ainda não tinha feito, pensei em deixar para o dia seguinte, mas, sabia que estaria me autossabotando. Pedi para o Isma me esperar 16 minutos, que era o tempo de aula para continuarmos conversando. Minhas costas estavam doendo tanto, porque havia ficado o dia inteirinho sentada escrevendo aqui para o blog e trabalhando no pinterest então a coluna estava daquele jeito. A aula começou sentada, fizemos algumas respirações e logo deitamos no chão, pois a aula era mais deitada. Teve um momento especifico para ficar deitada apenas respirando, quando ela disse “Gentilmente, dobre os joelhos e role para o lado, tornando a se sentar” eu esperava que a aula fosse continuar, porque achei que tinham passado no mínimo uns 3 minutos. “Junte as mãos em Namastê e até amanhã”. Eu fiquei chocada. Aqueles quase dezessete minutos tinham passado voando, por mim ficaria ali por horas.  

Leia também: 21 Hábitos para tentar adquirir em 2021

  
Se você leu até aqui e quer começar a praticar Yoga, por favor, acompanhe a Pri, clicando no video abaixo, ela é maravilhosa, definitivamente. Gosto bastante das aulas dela porque são bem práticas, não tão difíceis que geram um resultado maravilhoso e faz com que a gente queira voltar todos os dias para praticar as aulas seguintes sem preguiça alguma. Sem falar na calmaria que ela passa através dos vídeos, a voz é tão calma, tão serena, que é como se fosse uma terapia ouvi-la.  

Se você quiser me seguir no Pinterest eu posto bastante coisa legal por lá, Templates para stories, frases, inspirações de tudo mais e no instagram (@larissabuenoc) que é onde compartilho mais coisas do meu dia a dia, apareço de vez em quando cantando por lá também e temos interações quanto ao conteúdo aqui do blog nos stories. Não deixe de se inscrever na Newsletter, no rodapé dessa página para receber todos os posts no seu e-mail automaticamente. É muito bom ter você aqui com a gente!!

Compartilhe com quem você gosta!
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário