Menu
Dicas

Como vencer a insônia com passos simples

Muitas pessoas não sabem mas do ano passado pra cá eu tenho tido algumas noites com insônias que chegam ao ponto deu sentar na cama e começar a chorar pois o meu corpo está cansado mas o sono não aparece devido a ansiedade principalmente e desde então tenho procurado formas para conseguir dormir uma noite de princesa todos os dias e hoje quero compartilhar com vocês algumas dicas que super funcionaram pra mim nessa ultima semana que me ajudaram a finalmente conseguir dormir.

É realmente horrível deitar e o sono não vir ou acordar no meio da noite sem sono algum e passar a madrugada em claro. Passei por isso várias vezes num curto espaço de tempo e conversando com minha mãe e outras pessoas sobre isso me ajudou a mudar alguns hábitos que eu fazia que possivelmente estava afetando o meu sono, pois sempre tive um sono muito pesado e fácil, nunca tive problemas quanto a dormir, mas graças a Deus tendo algumas mudanças eu consegui dormi como um anjo novamente e nada melhor do que listar todas as coisas aqui em baixo para quem também está com o mesmo problema.

  • Evitar cafeína após o entardecer: não é só café, mas refrigerante também. Eu sinceramente nunca tinha tido problemas com cafeína para dormir, as vezes eram meia noite e eu e minha mãe estavamos passando café para tomarmos e conseguia dormir tranquilamente depois, entretanto de seis meses pra cá isso tem mudado e tenho estado muito sensível ao café principalmente.
  • Não praticar exercicios físicos durante a noite: as vezes vou para a academia as 18h e chego em casa por volta das 19h mas sempre que faço esse horário o sono custa a chegar por mais que o meu corpo esteja cansado a mente ainda continua ativa e perceber isso foi vital para conseguir dormir melhor a noite, praticando exercicios antes desse horário.
  • Criar uma rotina de preparação para dormir: fazer a mesma coisa todos os dias para o seu cérebro perceber que é hora de ir dormir como ter uma rotina de cuidados com a pele,Tomar um banho quente, se tem uma coisa que nos faz bem antes de deitar é um banho morno, preparar o ambiente,reduzir as luzes, deixar mais escuro, fechar as janelas, arrumar a cama, ajuda bastante.
  • Deixar o celular de lado: talvez a mais importante de todas as dicas. Sério, quando estamos com o celular é dificil sentirmos sono, porque sempre estamos vendo algo aparentemente novo, conversando com várias pessoas e se o seu sono não for tão bom ao ponto de ter insonia isso pode afetar ainda mais para que isso se normalize, então evitar na ultima hora antes de deitar vai ser muito importante.
  • Usar um livro como companheiro de cabeceira: quem já ouviu a expressão “toda vez que eu começo a ler um livro, fico com sono” levanta a mão… bem, agora já pode abaixar. De fato, o livro impresso tem esse digamos que “poder” de nos fazer sentir sono logo nas primeiras palavras, então fazer disso a sua companhia ao ir deitar não será nada mal.
  • Tomar cuidado com a alimentação: existem alguns alimentos que são estimulantes assim como algumas bebidas que em sua maioria tem muito açucar, que faz com que o nosso corpo tenha mais energia, automaticamente nos fará querer gastá-las e não descansar o corpo. Então evitar coisas doces antes de deitar e tomar cuidado quanto ao dormir de barriga vazia, pois isso também ocasiona um desconforto e consequentemente não será um aliado para o sono que tanto espera ter.
  • Definir uma hora pra deitar e uma hora para acordar: e claro, manter isso diariamente. Tudo é questão de costume também, se você era uma pessoa que acordava muito cedo e dormia cedo porém agora é ao contrário, voce precisa se acosutmar, o seu relogio biológico precisa estar sincronizado com o seu horário de dormir para que se torne um hábito. 
  • Tomar suco de maracujá: segundo a minha mãe maravilhosa, dona Jaque, fazer um suco de maracujá docinho ao entardecer e tentar tomar no minimo dois copos, um no horário de 18h por aí e outro antes de dormir, e quem sabe um entre esse intervalo de tempo vai fazer com que o seu corpo relaxe e a mente também. Anteontem eu acabei seguindo a dica dela depois de não ter dormido bem na noite anterior e ainda eram 22h e eu estava quase dormindo em cima do notebook, dormi como uma princesa a noite toda.
  • Fazer chás calmantes como camomila e capim cidreira: não sou muito fã de chá mas se for pra conseguir dormir bem, eu faço um esforço. Esses dois chás tem em sua essencia essa carcteristica de relaxar o corpo com efeito calmante para evitar a tão comentada insonia. Vale a pena tentar.
  • Meditar e orar: minha dica de ouro é depois de estar tudo apagado, com pijamas vestido, temperatura agradável ao seu corpo converse com Deus em oração em uma posição que se sinta confortável, libere tudo aquilo que está em seu coração e o que mais você quiser conversar com Ele. Em seguida fique em silêncio, deitada mesmo, prestando atenção na sua respiração, nada além, respira conta até 7, segura a respiração até 7 e solta abrindo bem a boca para gesticular os musculos faciais, com poucas repetições você irá começar  a bocejar e isso é super normal faça isso até finalmente conseguir pegar no sono, te garanto que não vai demorar tanto assim.
Se de alguma forma isso não funcionar, levante-se e vá fazer algo não fique rolando de um lado para o outro. O seu cérebro precisa entender que a cama precisa ser um lugar de descanso e não de estar acordado lutando para dormir, sem que o sono apareça, pois se isso virar um costume dificilmente você irá relacionar a cama ao sono.
Não são todos os dias que eu consigo praticar tudo isso mas sempre que possivel tento ao máximo colocar isso na minha rotina para dormir. Mas todos eles são importantes para que a insonia se afaste de você, se está com esse problema tente praticar todas essas coisas e você vai ver que assim como a minha, a sua insonia irá sumir da sua vida de uma vez por todas e o sono vai vir tão fácil que não vai conseguir manter acordado por muito tempo depois do horário que costuma dormir.
Se testar por favor, deixe o seu feedback aqui nos comentários para que outras pessoas vejam se funcionou com você também e ajudar o blog a ter um feedback positivo quanto ao conteúdo postado. Espero que tenham gostado e que de alguma forma tenha te ajudado com esse mal que infelizmente cerca muitas pessoas em nosso mundo.

Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, produtividade e outros, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog.


Recomendo a leitura dos posts:
Compartilhe com quem você gosta!
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário