Menu
Dicas

Todos nós deveríamos aprender sobre esses assuntos

Se eu pudesse resumir 2023 até aqui com uma única palavra seria: aprendizado. Nunca em toda a minha vida eu aprendi tanto como estou aprendendo nesse ano e olha que só estamos nos quase sete meses do ano. Por isso hoje, quero compartilhar com vocês alguns dos assuntos que tenho estudado que acredito que todos nós deveríamos alguma vez na vida aprender sobre.

Calma que não é matemática, geografia, português e história não. Inclusive, tenho convicção de que se estudássemos essas coisas que vou falar aqui nesse post nas escolas parte de quem somos já seria transformado/amadurecido ainda na fase da adolescência e não precisaríamos correr com tanta pressa em busca desses conhecimentos que sim, libertam a nossa vida como um todo.

Finanças

Embora disse que não falaríamos sobre matemática em si, estudar sobre finanças com certeza abre os nossos olhos para diversas possibilidades tanto de ganhos como de poupar aquilo que ganhamos. É um assunto que preciso me aprofundar mais, mas que ainda no básico já conseguimos ter uma percepção diferente em relação ao nosso próprio dinheiro e por menor que seja, conseguimos ter mudanças significativas.

Personalidade

Esse assunto pra mim tem sido uma descoberta e tanto. Buscar conhecer um pouco sobre as personalidades nos faz entender quem somos, melhorar aquilo que precisamos e entender o outro também. O assunto é viciante já adianto porque abre os nossos olhos para coisas que antes não dávamos valor ou importância e que faz total diferença em como levamos a vida, sobre nossos gostos, nossas atitudes, não que isso justifique coisas ruins que fazemos no dia a dia, mas nos ajuda a entender como podemos melhorar e como essa personalidade afeta diretamente a nossa relação com o mundo. É incrível. Um estudo a fundo vale muito a pena.

Saúde e alimentação

Nós buscamos a todo instante informações mas quase nunca vamos atrás daquilo que pode nos ajudar a ter uma vida melhor, mais equilibrada e consequentemente prolongar os nossos dias de acordo com as pequenas atitudes que tomamos quanto a saúde e alimentação. Tenho buscado curiosidades sobre alimentos que eu consumo para saber se de fato estou me alimentando bem, deixando de comer coisas que já dão trabalho pelo simples fato de ter que abrir um pacote, ser intencional na busca por desenvolver atividades físicas no meu dia a dia. Porque querendo ou não a forma como nos alimentamos e exercitamos influencia diretamente a nossa vida futura. Então porque não estudar mais sobre isso? É viciante, acredite.

Linguagem corporal e comportamento pessoal

São coisas que caminham juntas embora também possam ser distintas. Mas a forma com a qual nos portamos diante das pessoas, como nos comunicamos não verbalmente afeta a impressão que os outros tem a nosso respeito. Talvez você não se importe com isso e tudo bem, mas por exemplo, você quer transmitir confiança em uma entrevista de trabalho e talvez o seu comportamento e a sua linguagem ainda que involuntária pode acabar com isso. O youtube está recheado de videos sobre os assuntos que podem te ajudar a transmite exatamente aquilo que você deseja através do comportamento e linguagem corporal

Oratória

Falar bem não é um dom apenas. É possível estudar, aprender se assim você desejar. Muitas pessoas travam quando precisam falar em público, repetem muito as mesmas palavras, ficam nervosas, falam baixo quando deveriam aumentar o tom da voz e assim por diante. Ninguém nasce sabendo falar bem, a gente aprende. Uns tem mais facilidade, outros são mais acanhados, mas no final quem quer consegue. Apesar de falar bem em público, conseguir me virar quando preciso, sinto que esse é um assunto daqueles que preciso realmente enfiar a cara, pois ainda não estou satisfeita com a minha oratória principalmente quando sou pega de surpresa.

Atendimento ao público

Eu sei que você não esperava esse tópico aqui, mas ao me deparar trabalhando diretamente com atendimento ao público senti a necessidade de compartilhar isso aqui. Independente da fase das nossas vidas, em que ramo trabalhamos, é super e mega importante aprender a atender o seu público. Existem muitos vendedores chatos, secretárias consideradas antipáticas, caixas com atendimento péssimo exatamente pelo fato de que não entenderam o poder de um bom atendimento. Quando não somos bem atendidos, não voltamos ao mesmo lugar. Ou seja quando não se sabe fazer um bom atendimento isso pode afetar diretamente a sua renda financeira e até acabar com o seu negócio, seja ele qual for. Vale a pena um estudo bem afundo sobre esse assunto.

Idiomas

Seja inglês, espanhol, língua de sinais e afins. Não podemos nos contentar em falar apenas um idioma, nem que seja pelo menos o básico de outro idioma. Isso amplia o nosso conhecimento, abre alas para oportunidades e nos ajuda a nos comunicar com o outro quando necessário. Hoje você não precisa frequentar uma escola convencional para aprender, tudo está disponível na internet e dá para aprender muita coisa ouvindo podcasts, assistindo videoaulas, fazendo assinatura em aplicativos com falantes nativos, assistindo filmes, ouvindo músicas e por ai vai.

Sobre seu passado

Sua genealogia, as histórias da sua família, sobre a sua infância. De que vale conhecer tantos assuntos e não conhecer de onde viemos? Por isso separe um tempinho, converse com seus avós, quem sabe tios, para descobrir um pouquinho sobre a sua família, a origem dos seus sobrenomes, você pode até descobrir alguma descendência que antes não sabia, fatos sobre a sua infância que você se esqueceu. Sério esse é um exercício que liberta a gente de tantas coisas, nos ajuda a compreender coisas que antes não entendíamos e tudo mais. Por aqui por exemplo sempre fui fascinada por aprender sobre meu passado e pessoas que antecederam a mim, significados dos nomes, sobrenomes, brasão da família, essas coisas são descobertas maravilhosas.

Por hora são esses os assuntos que acredito serem os mais importantes para conseguirmos viver uma vida plena no dia a dia vivendo com exatidão as nossas dinâmicas como seres humanos. Me conta nos comentários se existe algum outro assunto que todos deveríamos aprender sobre para que possamos comentar numa outra oportunidade.

Leia também: Perdemos a graça pelo excesso

Estou fazendo uma rifa virtual para me ajudar com os custos da publicação do meu livro físico e se você puder e quiser me ajudar, para garantir o seu número basta acessar a Rifa Virtual clicando aqui. O sorteio está previsto para 8 de julho às 20h em live no meu instagram podendo ocorrer antes caso todos os números sejam vendidos. Vou avisando tudo no instagram.

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário