Menu
Dicas

10 formas de atrair público para o seu negócio sem pagar por anúncios

Confesso que quando compartilhei com o Isma ( pra quem é novo por aqui ele é o meu namorado) a ideia de criar um blog eu não imaginava que em tão pouco tempo alcançaria centenas e dezenas de pessoas muito menos que em um único mês, ou melhor em 23 dias do mês de abril, somariam mais de 100 mil visualizações de forma completamente orgânica, sem anúncios e sem divulgação em redes sociais, por isso quero compartilhar com vocês quais foram as dicas, que acabei aprendendo na prática que funcionaram 100% para atrair tráfego orgânico para o blog através do Pinterest.


Resumindo um pouco a jornada com o blog, colocamos- digo no plural pois eu tive a idéia mas o Ismael quem teve o trabalho inteiro de colocar o blog no ar, de organizar tudinho e deixar a parte da escrita para mim- o blog ao ar no dia 30 de novembro de 2019 com a intenção de compartilhar textos, pensamentos, cartas, dicas, estilo de vida e as minhas playlists diárias do momento. Era o meu espaço para compartilhar o que pensava e queria, iniciando uma vida como blogueira. Diariamente entravam de 100 a 500 pessoas no máximo para ler aquilo que escrevia, pois divulgava bastante no stories do instagram e para o meu grupo de amigos no whatsapp, o que alguns amigos também acabavam compartilhando em seguida, mas nada muito “Uaaaal”, aquilo pra mim já estava maravilhoso, saber que pessoas estavam lendo, dava muita gratificação.



Mas comecei a pesquisar bastante e entendi que era possível alcançar muitas pessoas se fizesse da forma correta e aí surgiu a brilhante ideia: Usar o Pinterest. Sim obviamente eu já usava o pinterest para buscar inspirações, mas normalmente não salvava nada na plataforma, preferia salvar na galeria de fotos do meu celular. De ”pinadora” eu me tornei uma criadora de conteúdo no Pinterest com um pouco de persistência, foco, e criatividade. Entretanto ainda sim estava disputando lugar com as redes sociais, elas me davam um pequeno retorno mas como contei nesse post, eu decidi ficar um tempo afastada das redes sociais vivendo a vida mais offline para elas, fiquei apreensiva no início “E se ninguém ver os posts que eu escrevo?” Essa pergunta ficou fixada na minha cabeça por alguns dias, ao mesmo tempo que estava investindo em criar conteúdo para o pinterest e me espantei ao ver que as estatísticas estavam AUMENTANDO absurdamente, sem eu precisar ficar enviando o link do blog para meus amigos e esperar ter uma divulgação deles nos stories também. 



E em 23 dias batemos a meta de mais de 100 mil visualizações no blog, ainda estou sem redes sociais, e o tráfego completamente orgânico tem vindo do Pinterest e esses foram os meus resultados:

Por isso vou compartilhar com você as dicas que funcionaram pra mim e tem funcionado para o crescimento progressivo do blog. Existem muitos posts relacionados sobre esse assunto na internet, mas, posso confessar algo? Eu, Larissa, não coloquei 100% em prática aquilo que li, algumas coisas foram realmente boas para o crescimento mas outras eu fui aprendendo na prática, espero que isso te ajude também e alavanque o seu blog, mesmo que seja iniciante.

  1. Primeiramente você precisa mudar a sua conta pessoal do Pinterest para Business caso ainda não tenha feito a alteração. Mas porque? Primeiro porque o pinterest é muito mais do que apenas um meio de encontrar inspiração é uma rede social, que as blogueiras precisam ter e usar da forma correta para atrair o máximo de usuários que acessam essa plataforma todos os dias e segundo porque só assim você vai conseguir criar pins direcionados para o seu blog, reivindicar o seu site e acompanhar o analytics.
  2. Construa a sua audiência: não adianta sinceramente, digo por experiência própria, sair postando vários pins e você não tem nenhum visualizador mensal. É preciso criar a sua audiência, trazer pessoas para o seu perfil antes mesmo de divulgar seu trabalho, parece algo negativo mas acreditem em mim não é, comece organizando pastas com pins de inspirações de outras contas, se você gastar um pouquinho de tempo que seja todos os dias para repinar pins que acha interessante, vai ver que em poucos dias seus visualizadores mensais irão aumentar e aumentar, a sua conta começará a ser mais vista pelas pessoas.
  3. Organize o seu feed ou o seu perfil: como falei um pouco acima, o pinterest é uma rede social voltada para inspiração e tudo acontece devido ao que a pessoa vê. Não basta só um texto chamativo é necessário uma imagem bonita, vou falar sobre isso um pouco mais abaixo, então assim como no instagram você tem o cuidado de organizar o feed com presets, deixar tudo harmônico, na sua bio principalmente, no pinterest deve ter o mesmo cuidado, ainda maior. Então colocar palavras chaves na sua descrição, colocar uma foto legal estilo pinterest e organizar a pasta que vai ficar como capa do seu perfil é muito importante e não deve ser ignorada.
  4. Crie um quadro de estatísticas: pensei em não compartilhar isso mas sei que poderá te ajudar a visualizar melhor o seu desenvolvimento com o passar do tempo. Eu criei um quadro no Trello, uma plataforma que já compartilhei em outro post indicando sobre ele, onde anoto todas as estatísticas das minhas redes sociais inclusive do pinterest e do blog como visualizadores mensais, seguidores do pinterest e também as visualizações mensais do blog. Isso ajuda a perceber se o que estamos investindo tempo está dando resultado. Lembre-se: se você gasta tempo em algo e não está dando resultado é preciso parar e começar de novo tentando evitar os mesmos erros do início.
  5. Comece a criar pins: a minha forma preferida de criar pins é no Canva, plataforma também gratuita que é possível criar diferentes tipos de layouts para diversas coisas, inclusive para o pinterest, bem fácil de usar e tem diversos templates prontos disponíveis que você pode usar para a sua postagem. Mas a dica mesmo é crie vários templates diferentes de pins para uma mesma postagem, parece cansativo eu sei mas vale a pena o esforço, utilizando disposições diferentes de textos, palavras diferentes e cores diferentes para testar o que funciona melhor para o público que você quer alcançar. Conforme você for testando irá se identificar com um tipo de template e através disso comece a fazer todos os outros com a mesma linha de pensamento pra deixar algo mais harmônico e identificável de que aquele pin é do seu blog, é seu. Lembre-se que tudo é visual, não adianta criar um pin que você mesma não clicaria, nas primeiras tentativas pode parecer impossível, mas com a prática você vai ver que é possível sim. Inclusive lancei a pouco  dois packs de templates para Pins do Pinterest completamente personalizados, feitos por mim para vocês também utilizarem, que foram completamente desenvolvidos para atrair mais cliques e salves nos seus pins de forma orgânica para o seu conteúdo na internet, para adquirir o seu é só clicar aqui.
  6. Postar diariamente vários pins durante um dia em horários diferentes: Não, o pinterest não é como o instagram que se você postar 10 fotos durante o dia a pessoa vai deixar de te seguir pois está entediado de ver novas fotos suas no feed, quanto mais você postar é melhor para conseguir alcançar mais pessoas, pois o conteúdo precisa ser diferente, como a dica anterior, pode levar para o mesmo post, mas tudo precisa ser diferente para que diversas pessoas sejam alcançadas como também é preciso postar em horários diferentes. O pinterest tem a opção de ‘postar imediatamente’ ou ‘ programar’ que é o que eu normalmente faço, programo todos os posts do dia diariamente em horários diferentes. Até mesmo porque ninguém fica o dia inteiro no pinterest (ou fica?!) então postando em diferentes horários você tem mais chances de encontrar usuários interessados no seu conteúdo.
  7. Otimize tudo o que puder: aqui entra o seu trabalho no seu site/blog, não basta apenas escrever algo bom, tem que estar otimizado, você precisa usar as palavras chaves certas nos lugares certos tanto na plataforma que seu blog é hospedado, no título, durante o post, quanto na imagem do post como também nos pins do pinterest, nas descrições e títulos. O Ismael me deu a dica de alterar o nome da imagem que utilizo na postagem colocando o nome do título do post e isso tem feito muita diferença também para atrair publico com a pesquisa. É importantíssimo gastar tempo otimizando tudo o que puder para que mais pessoas possam ser atraídas para o seu blog.
  8. Entenda os usuários: Tanto no blog quanto no pinterest tem a sessão de analytics. O meu conselho é se torne melhor amiga dele. Pois é o analytics que vai te mostrar o que mais os usuários estão acessando no seu blog, quais são os horários (no analytics do blog) que mais acessam o seu blog, qual é a taxa de retenção, as localidades e tantas coisas mais para que você possa saber o que é preciso fazer para melhorar como também continuar fazendo em relação a divulgação.
  9. Entregue o que as pessoas querem: Em qual pin você clicaria por exemplo 1: Como eu divulgo o blog através do pinterest ou 2: Como alcançar mais de 100k de views em um mês? As pessoas não querem saber a sua experiência no pinterest, elas querem solucionar ‘problemas’, querem se desenvolver, querem buscar inspirações, então entender isso pode te ajudar a criar pins que vão chamar a atenção das pessoas e também criar posts que atraiam as pessoas da melhor forma possível. Se um pin seu se tornar viral, centenas de pessoas clicaram no pin para ir pro seu site, a sua pergunta deve ser: O que fez elas clicarem? Foi o título chamativo? o template visualmente bonito? o assunto? Entender isso vai te ajudar a criar mais conteúdos parecidos e consequentemente acertar mais em pins virais.
  10. Invista tempo na divulgação:  Parece uma bola de neve, mas calma, é preciso investir tempo na divulgação, não adianta querer alcançar milhares de pessoas, se você não consegue separar duas horas – sim uma hora é muito pouco vocês verão- ou mais para divulgar o seu trabalho. Da mesma forma que é necessário tempo na criação de conteúdo, sem investir tempo na divulgação as pessoas não irão ler e consequentemente aquilo que você fez praticamente não valeu de nada. Conforme você for criando a audiência, seus pins forem ficando mais visíveis para as pessoas, o próprio pinterest vai trabalhar pra você, como aconteceu comigo, eu sequer criei dezenas de pins na semana que alavancou as visualizações, mas tive o meu período de gastar tempo com a divulgação antes, de modo que ele começou a trabalhar pra mim. E esse deve ser o seu objetivo, fazer o que você pode, para que através disso o pinterest comece a trabalhar ” sozinho ” por você!

Como compartilhei, todas essas dicas foram exercitadas por mim para o desempenho tanto do pinterest que através dessas dicas me ajudaram a conquistar mais de 1 milhão de visualizadores mensais, mais de 2 milhões de impressões  nos últimos 30 dias e quase 1900 seguidores no pinterest. Espero que todas essas dicas te ajudem realmente a alavancar as visualizações e objetivos de vocês quanto ao blog e se der certo também pra você, não deixe de compartilhar com a gente aqui nos comentários o seu feedback, que é tão importante em um post como esse!

Se quiser aprender mais sobre esse assunto e marketing de conteúdo, eu tenho um perfil profissional no IG @revoarsm que abordamos sobre esses assuntos.

Compartilhe com quem você gosta!
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário