Menu
desenvolvimento pessoal

O hábito que tem me ajudado a ser mais produtiva

Checklists. Se você não sabe do que estou falando, deixa eu exemplificar para você. Sabe quando temos um milhão de coisas para fazer no dia, quem sabe na semana e no mês e queremos simplesmente confiar em nossa cabeça para guardar todos aqueles compromissos sem falhar.

Resultado: esquecemos o aniversário de alguém, deixamos de comprar a ração para o doguinho, confundimos a quarta com a quinta e por aí vai. Só ladeira abaixo. Eu estava assim até o ano passado, embora sempre gostei de to do lists e de me organizar no bloco de notas do meu celular. Entretanto, algo que fazia não estava funcionando, que era escrever por semanas.

Com isso eu ia adiando coisas que precisavam ser feitas com mais prioridade, esquecia de fazer outras coisas, e não mantia a minha lista atualizada ao longo da semana. Só anotava o que lembrava no começo da semana, o restante, fazia questão de confiar na minha mente.

Só que isso não estava me ajudando a ser produtiva. E precisei tomar as rédeas da minha vida.

Comprei um planner, que não, eu não carrego para todos os lugares pois isso envolve uma logística enorme por ser grandinho e anoto diariamente as demandas do meu dia a dia que são prioridade e que são o que são e não tem a possibilidade de mudar ou adiar. Normalmente, logo que tomo meu café da manhã, sento em frente ao meu planner que já fica aberto em cima da mesa e escrevo, todas as manhãs as dinâmicas que preciso viver. Obviamente que muitas coisas podem não acontecer como planejado, mas me preparo para viver tudo aquilo.

E é tão satisfatório dar um check nessas checklists. Me sinto muito bem quando percebo que me esforcei, às vezes na força do ódio e preguiça para marcar o máximo de coisas feitas no dia a dia. Isso tem funcionado bastante por aqui pois me ajuda além de ser mais produtiva, a também ser mais organizada com meus compromissos.

Mas porque a checklist em papel e não o bloco de notas do telefone?

Percebia que todas as vezes que criava uma lista no celular eu me distraia e ao invés de voltar para a lista para ver o que faltava dá um check, eu abria outro aplicativo e assim acabava enrolando e não fazia o que precisava fazer, ainda que a minha intenção era fazer.

No papel não tem esse problema. Você escreve e fica alí, livre de distrações. Além de ser mais prazeroso dar um check com a caneta em mãos.

Basicamente é isso que tenho feito. No calendário mensal, escrevo os compromissos mais importantes de cada dia. Como uma reunião, um culto específico, uma consulta e coisas do tipo. E no decorrer dos dias, em suas respectivas páginas, escrevo grosseiramente o que preciso fazer, desde lavar o cabelo à finalizar um projeto.

Há quase 6 meses essa tem sido a minha rotina com checklists e tem funcionado demais do lado de cá. Espero que isso tenha te inspirado a testar fazer o mesmo e que funcione para ti também.

Estou fazendo uma rifa virtual para me ajudar com os custos da publicação do meu livro físico e se você puder e quiser me ajudar, para garantir o seu número basta acessar a Rifa Virtual clicando aqui. O sorteio está previsto para 8 de julho às 20h em live no meu instagram podendo ocorrer antes caso todos os números sejam vendidos. Vou avisando tudo no instagram.

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário