Menu
Lifestyle / Receitas / saudável

O melhor bolo de cenoura sem glúten da vida

Recentemente comecei a fazer uma dieta sem glúten para tentar identificar o motivo de algumas reações que o meu corpo estava tendo ao comer certos tipos de alimento. Já tenho a intolerância a lactose e a alergia comprovadas, então lendo algumas coisas na internet descobri que pessoas que possuem essa intolerância costuma com o tempo também adquirir a intolerância ao glúten, ainda não fiz nenhum exame comprovativo, mas a verdade é que cortar o glúten por quase 3 semanas- tirando dois finais de semana que acabei colocando o pé na jaca- me fez sentir bem melhor quanto ao intestino e estomago. Entretanto, me vi constantemente com fome, pois nada parecia encher a minha barriga, comecei a pesquisar receitas sem glúten para fazer e encontrei uma receita de bolo de cenoura que sinceramente me deu água na boca só de olhar a foto do resultado, decidi testar e fiquei tão apaixonada no resultado que acabei comendo o bolo todo sozinha me deliciando todos os dias com pelo menos duas fatias de vez depois do almoço.

Quero compartilhar com vocês nesse post hoje a minha adaptação da receita que encontrei no site Mel e Pimenta com algumas mudanças no modo de fazer e com alguns truques que aprendi que deixaram o meu bolo maravilhoso, se alguém tivesse experimentado quando fiz, certamente não diria que ele não tinha sequer resquício de trigo e principalmente lactose, já que o bolo ficou super chocolatudo. Quem viu no meu status a foto do bolo ficou aguando, mas como comentei logo acima, comi o bolo sozinha, sem dó e nem culpa, pois ficou 100% saudável, espero que façam na casa de vocês e se fizerem deixem eu saber aqui nos comentários, contando o que achou dessa receita, que pra mim, é a melhor receita de bolo de cenoura da minha vida! Até mesmo com glúten.
Notas sobre a receita: O bolo não ficou solado, pelo contrário ficou super fofinho. Mesmo que não tenha usado a farinha de trigo, o gosto ficou bem similar ao bolo feito com trigo normal, como disse, parece que ficou até mais gostoso. E durou quase 5 dias na geladeira, entretanto, ao colocar na geladeira ele endureceu um pouco, assim como qualquer bolo que vai para a geladeira, mesmo tirando por exemplo 30 minutos antes de comer ele não voltou ao seu estado de fofura normal, precisei partir as fatias que queria e colocar no microondas por 20 segundos, e estava perfeito, como se tivesse acabado de sair do forno- não endurecia depois.
O melhor bolo de cenoura sem glúten da vida
Ingredientes:
3 ovos
2 cenouras grandes cortadas em rodelas
1 xícara  de Farinha de Arroz
1 xícara de Polvilho Doce
1 xícara de açúcar
3/4 xícara de Óleo
1 pitada de sal
1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó
A xícara que usei equivale a 200ml
Modo de fazer:
Em uma tigela junte a farinha de arroz, o polvilho,sal e misture bem, deixando reservado por um momento. Em seguida pegue o restante dos ingredientes e coloque no liquidificador, exceto o fermento em pó e bata tudo até ficar com uma textura homogênea, o que pra mim foram de 2 a 3 minutos mais ou menos. Com a tigela em mãos, acrescente agora o creme batido no liquidificador, tendo o cuidado de misturar ao mesmo tempo e continuar mexendo até que tudo fique uniforme sem bolinhas brancas na massa. Por fim, acrescente o fermento em pó, dissolvendo-o o máximo possível na massa antes de despejar na forma. Utilizei uma forma média, com um furo no meio, untada com manteiga e farinha de arroz, levando ao fogo em seguida por pelo menos 35 minutos a 180° C ou até que o bolo passe no teste do palito.
Depois dele ter assado, deixei em cima do fogão até esfriar- pois segundo a minha avó, faz com que ele não agarre no fundo da forma e torne difícil de retirar depois. Cerca de 20 minutos depois desinformei em um prato normal, tendo o cuidado de com outro prato fazer com que ele ficasse do lado certo e não de cabeça para baixo. Hora da cobertura!
Ingredientes:
1 Lata de leite condensado de soja de 330g (Utilizei o da Soymilk) 
1 colher bem demasiada de creme vegetal sem sal da Becel
4 Colheres de sopa de chocolate em pó
1 pitada de sal
Modo de fazer
Misture todos os ingredientes em uma panela antes de ir ao fogo, depois leve-a ao fogo, mexendo sempre até atingir a textura de brigadeiro normal, que é desgrudar o fundo da panela em fogo médio/baixo. 
Ainda quente, faça furos no bolo e acrescente todo o brigadeiro por cima dele, formando assim a cobertura que tanto gostamos. Coloquei mais para dentro do furo, do que para fora. E pronto, agora só esperar esfriar e se servir.
Ps: Você pode usar qualquer outro tipo de leite condensado, caso não seja alérgica e intolerante ao leite assim como eu. A pitada de sal é opcional, mas como a minha ‘manteiga’ era sem sal, fiquei com medo de ficar muito doce, mas você pode usar manteiga ou margarina normal também caso deseje.
Recomendo um ebook maravilhoso com receitas como essa para não deixar de comer as coisas que você gosta na versão sem glúten e lactose e ainda sim não perder o sabor do que é bom, é só clicar nesse link para conferir.
Espero que você também se apaixone por essa receita e deixe todos com água na boca também rs. Tire um print e manda pra todo mundo também testar. Não deixe de me seguir no Pinterest clicando aqui, que é por lá que eu compartilho todos os posts aqui do blog e também salvo as melhores receitas do mundo que tenho testado ultimamente na minha pasta de receitas. Também não deixe de se inscrever na Newsletter aqui em baixo, no rodapé da página para que você receba as notificações no e-mail sempre que sair post novo aqui no blog.
Recomendo a leitura do post:

Compartilhe com quem você gosta! 
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário