Menu
Dicas

Anac: 5 dicas para passar na prova de CMS

Essa é a hora que o filho chora e a mãe não vê, como diz a minha professora do curso de comissário de voo a Anac além de não ajudar, complica, mas na verdade, por experiencia própria, ela não é tão tenebrosa assim quanto parece ser, por isso hoje quero compartilhar com você dicas que me ajudaram a passar na Anac na banca para CMS de primeira, sem muita dificuldade que vai ajudar você a ser aprovada também e correr em direção ao seu maior sonho, que acredito que é Voar em alguma companhia aerea não só como passageira, mas trabalhando, espero que gostem!
Pra quem não me conhece, nem sabe como eu surgiu a paixão pela aviação e caiu aqui de paraquedas, vou resumir para vocês entenderem melhor, percebi que era uma paixão quando me via mais olhando para o céu do que ao meu redor, quando nada parecia se encaixar e a aviação me proporcionaria viver aquilo que eu mais queria viver: conhecer lugares novos, culturas diferentes e influenciar pessoas demonstrando o amor de Deus em cada pequena coisa. As coisas não deram muito certo em relação a faculdade e finalmente vi que essa era a minha oportunidade de estudar para ser comissária. Entrei no curso em outubro de 2018 na escola de aviação First Class em Vitória no meu estado e durante seis meses me encontrei envolvida na aviação de corpo e alma rs. Depois de ser aprovada no curso, você também precisa realizar uma prova teórica que valida o seu curso na própria Anac, marquei a minha Anac para novembro de 2019 e o resultado não poderia ter sido melhor fui aprovada com 97% de aprovação.
Durante o meu processo de estudo para essa prova eu adquiri algumas dicas e hábitos que com toda a certeza me ajudaram a achar a prova fácil demais no dia que realizei, em apenas 20 minutos, mais pra frente vou falar mais sobre isso detalhadamente, então quero compartilhar essas dicas, que com toda certeza me ajudaram a ser aprovada e aprender realmente os conteúdos de cada bloco de uma maneira bem mais descomplicada.
Notas sobre a prova da Anac: é o exame que todas as pessoas que realizaram o curso de CMS precisam realizar para validar o curso no mercado da aviação civil. Segundo a CEAB, ela tem o mesmo peso que a prova da OAB tem para quem cursou Direito, na aviação civil, ou seja sem ela você não consegue participar de nenhuma seleção de companhias brasileiras em território nacional. Ela contém 80 questões sendo dividida por blocos com 20 questões cada: CGA, ESS, PSS, RPA, e para ser aprovado precisa acertar no minimo 14 questões de cada bloco em duas horas de prova em alguma unidade da Anac, depois de ter sido aprovada na instituição que cursou o curso e ter seu nome liberado no sistema para marcar a prova.
  1. Algo que desde o inicio do curso a minha professora disse foi focar nas matérias ao máximo durante o curso, tirando as dúvidas, anotar tudo o que possível e levar a sério as provas do curso como se fossem testes realmente para a Anac. Não tirei nenhum dez durante o curso, compartilhei minha revolta no instagram na época, mas cheguei bem perto com 9,5 o que já me trazia um alivio muito grande. Com isso conseguia notar que estava me saindo bem e não tinha tantas dúvidas para me preocupar o bastante depois do curso. Algo que fiz dentro dessa primeira dica foi fazer resumos das matérias antes de cada prova com as minhas palavras, com diversas cores de canetas,frisando as partes mais importantes e as que eu mais tinha dúvidas também e medo de errar nas questões. O que me ajudou depois pois não precisava abrir a apostila e ler tudo o que estava escrito para estudar para a Anac, estudava através dos meus resumos.
  2. Escrevi em post-its todas as coisas que precisava decorar como tabelas, datas e descrições, da apostila e dos meus resumos, colando no meu quarto inteiro me dedicando a lê-los constantemente todos os dias e tentando memorizar. Também colocava na tela de bloqueio alguma coisa importante para gravar e assim que gravava trocava e colocava outro que precisava, até o dia da prova da anac. 
  3. Comprei o pacote popular do Piloto Civil para realizar simulados durante 60 dias e criei uma rotina de estudos através de questões, porque nada melhor do que aprender fazendo. No inicio fazia 5 simulados de cada bloco, com 20 questões cada por dia. Sempre que reprovava em algum, não contava como se tivesse feito, fazia outro, e outro, até ser aprovada em 5 simulados. Conforme o tempo foi passando e a prova foi se aproximando aumentei a minha meta de 15 simulados de cada bloco por dia durante a semana, fazia 5 de cada pela manhã, depois 5 de cada pela tarde e os outros 5 durante a noite, nesse ponto as questões já estavam fáceis para mim. Ao todo realizei mais de 4000 simulados aprovados. Consegui chegar várias vezes no ranking  do mês em 3° lugar. 
  4. Nas questões que eu errava e tinha dúvida, pesquisava sobre até entender ou perguntava aos meus colegas e as anotava com a resposta no bloco de anotações do meu celular separado por blocos de cada matéria. E também escrevia em uma folha, por segurança mesmo. Me ajudou muito e sempre que estava no ônibus, em fila de banco ou algo do tipo eu lia do inicio ao fim tentando decorar. Foquei nas questões mais difíceis.
  5. Durante dois meses essa foi a minha rotina e faltando três dias para a prova eu parei para descansar, confiando no meu esforço com os estudos mas principalmente em Deus, Ele sabia o quanto tinha estudado, mas só Ele poderia me permitir passar e ser aprovada. Então estude mas também acredite, aumente suas expectativas e creia que a aprovação vai acontecer.
Existem diversos tipos de simulados online, formas de estudar e tudo mais, entretanto essa foi a forma que deu certo para mim e o Piloto Civil foi essencial para meus estudos pois as perguntas são praticamente idênticas as da Anac, no dia da prova parecia que estava realizando mais um simulado. Eu tinha duas horas para realizar a prova, entretanto 20 minutos depois, saí da sala aprovada me perguntando o porque o meu desespero durante todo aquele tempo antes da prova, não conseguia acreditar que fora só aquilo, eu esperava mais. A prova em si não é fácil pra quem não estuda, ela se torna fácil quando você se dedica a estudar para ser aprovada, e foi isso que aconteceu.
Espero com todo o meu coração que essas dicas também te ajude a melhorar seus estudos e ser aprovada na Anac. Se você tiver alguma dica que tem funcionado bem para você não deixe de compartilhar aqui nos comentários para que pessoas também possam aprender com você, vai ser muito legal essa troca de experiencias.
Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também me acompanhe  no IG clicando aqui
Não fique de fora das promoções e ofertas que estão acontecendo diariamente no site da Amazon participando do nosso canal no telegram. Compartilhamos as melhores ofertas com descontos incríveis para você adquirir quem sabe aquele produtinho tão sonhado há meses. O link para participar é o seguinte: https://t.me/aproveitenaamazon
Compartilhe com quem você gosta!
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário