Menu
Dicas / Receitas

10 opções para café da manhã sem glúten e lactose

 
lanches saudáveis, o que comer no café da manhã, dicas de café da manhã fácil, o que fazer no café da manhã para crianças e adolescentes, o que comer no café da manhã para intolerantes

É um tanto quanto difícil encontrar alternativas gostosas para o café da manhã quando não se pode ter glúten e lactose nas refeições. Mas calma que não está tudo acabado, muito pelo contrário, existem diversas alternativas que as vezes a gente já sabe que existe mas acabamos nos esquecendo como também existem versões novas que super valem a pena experimentar para ter o tão sonhado café da manha nutritivo e delicioso, por isso nesse post quero compartilhar com você 10 opções de coisas para comer no café da manhã para sair da mesmice e aflorar a culinária da melhor forma possível, visando sempre o bem estar do seu corpo.

Se você me acompanha a algum tempo no blog, sabe que eu não posso comer lactose nem nada derivado de leite de vaca, até mesmo as opções sem lactose, e devido a isso ao passar do tempo percebi que o glúten também não estava me fazendo bem então decidi cortar, o máximo que eu consigo, de vez em quando eu como uma coisinha mas não é nada comparado a antes, por isso eu tenho procurado constantemente opções do que comer e conseguir ter uma vida mais saudável sem esses ingredientes quase presentes em todas as opções fáceis que temos, mas através desse post quero mostrar que sim é possível a gente conseguir, só precisamos ter as coisas certas, que nem sempre são caras, para ter boas  refeições.

1. Smoothie: não é exatamente algo para comer, mas é algo que te sustenta de uma forma incrível e é claro que eu não poderia deixar de falar sobre isso já que é a minha opção favorita. Lembrando que Smoothie é diferente de vitamina pois além do leite vegetal e as frutas é bem legal você adicionar aveia, chia, proteína em pó, granola e entre outras várias combinações que no final dá um resultado super gostoso e cheio de vitaminas, proteínas e coisas que o seu corpo precisam e ficarão gratos de receber tudo isso na primeira refeição do dia.

2. Salada de frutas : troque o leite condensado por mel, não é obviamente a mesma coisa mas é uma boa alternativa para quem não pode ter a lactose no dia a dia, e você não comeria essa salada de frutas cheia de lactose no café da manha não é mesmo? além de ser uma opção super saudável você pode colocar as suas frutas preferidas, e não precisam ser muitas viu, tente também adicionar aveia ou granola, vai ser uma combinação perfeita.

3. Frutas em diferentes jeitos: seja banana amassada com aveia, granola, uma pitada de canela e mel ou banana da terra cozida, maças, uvas, morango, e o que mais você gostar. É uma ótima opção para quando você não tem muito tempo de preparar algo mais elaborado e mesmo assim quer ter uma refeição cheia de nutrientes.

4. Bolos sem glúten: aqui do blog tem uma pastinha só de receitas testadas e adaptadas por mim sem glúten e lactose que de fato são ótimas opções para comer algo sólido que não sejam necessariamente frutas. Mas para isso é preciso preparar o bolo no dia anterior para conseguir comer pela manhã no café da manhã e um dos meus favoritos da vida são Bolo de Fubá pra passar creme vegetal e Bolo de banana fitness, nada do que um bom café para acompanhar essas maravilhas.

5. Bowl: muitos não conhecem pelo nome mas provavelmente você já viu por aí alguma foto. Nada mais é do que uma versão do smoothie porém menos liquida para você colocar em uma tigela e comer de colher, colocar algumas frutas cortadas por cima,grãos e o que mais você quiser, como por exemplo granola, chia, mel, canela.

6. Panquecas: você sabia que dá pra fazer panqueca sem leite e sem trigo? sim é possível  e fica tão gostosa quanto, você pode encontrar receitas deliciosas no pinterest e rechear com o que você quiser, ficam ótimas. A base geralmente é de aveia e banana, mas você encontra também umas versões mais elaboradas que tornam obviamente o sabor mais gostoso.

7. Overnight Oat: Nada mais é do que aveia dormida em um pote de vidro, que aparentemente fica mais agradável aos olhos. Você pode adicionar camadas com o que quiser mas consiste em usar bastante aveia e chia também com leite vegetal e deixar de uma noite para a manhã seguinte na geladeira e consumir gelado. Esse particularmente eu nunca testei, mas parece ser muito bom.

8. Tapioca: Outra opção favorita do meu gosto culinário. É algo super fácil de encontrar no mercado e também de fazer pois só precisa de uma frigideira antiaderente, colocar algumas colheradas da tapioca que já vem pronta e esperar alguns minutinhos até que ela já estará pronta. Você pode rechear com o que quiser seja com frango desfiado, pasta de amendoim, ovos mexidos, geleia, mas a minha versão favorita e eu indico super você experimentar é a de banana com canela, fica perfeito.

9. Mingau de aveia: uma opção super simples, nutritiva e deliciosa. Você só precisa de leite vegetal, aveia, açúcar e canela a gosto. E levar tudo isso ao fogo por alguns minutos até formar literalmente um mingau. Pra adicionar mais sabor é legal colocar algumas frutas da sua preferencia e também coco ralado para dar um gostinho a mais.

10. Sucrilhos com leite vegetal: engana-se quem pensa que Sucrilhos só tem com glúten porque eu encontrei, na verdade ontem, em uma prateleira com coisas do tipo e fiquei encantada. E é super fácil, nem dois minutos e já está pronto. Você pode usar o leite vegetal que mais te agrada, adicionar açúcar se quiser e se divertir comendo.

Se você quer ir além dessas opções para o café da manhã e outras refeições, tem um Ebook que tem me ajudado bastante nesse meu estilo de vida sem glúten (ou pelo menos quase sem) que vem várias receitas para todos os gostos, com dicas, que são fáceis e práticas de fazer, mesmo que você não tenha nenhum dom na cozinha. Você pode garantir o seu ebook com essas receitas clicando aqui, a minha vida nunca mais foi a mesma depois de cortar o glúten e através desse ebook tem se tornado muito mais fácil manter as refeições mais saudáveis.

Espero que tenham gostado das alternativas e que se deliciem a partir de agora com coisas gostosas mesmo que sejam sem glúten e sem lactose a gente sabe que é possível sim apreciar essa culinária com mais gosto. E que você possa deixar também a sua criatividade aflorar de modo que consiga você  mesma criar as suas próprias versões favoritas da melhor forma possível, se testar me conta aqui nos comentários vou adorar testar também.

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

 

4 Comments

  • Beatrizmilitão
    29 de novembro de 2020 at 09:37

    Ola! Adoro seus posts! Você faz o seu leite vegetal ou você compra? Se faz, como faz? Se compra, tem algum que você indica, que não tenha conservantes e estabilizadores?

    Reply
  • Larissa Bueno
    3 de dezembro de 2020 at 20:08

    Feliz por isso 💞
    Bom as vezes faço mas na maioria uso leite de soja comprado, nao gosto tanto mass. Sobre isso nao sei te dizer, mas pretendo fazer um post ensinando como eu faço os meus leites vegetais 💕🙏

    Reply
  • Anônimo
    2 de maio de 2022 at 17:38

    Olá Larissa🙂não consegui me identificar.. mas sou Ana, minha médica restringiu o glúten e li que aveia tem glúten, tanto que comprei online de Santa Catarina e estou aguardando que chegue.
    Parabéns pelo seu blog😃👏🏻🙏🏻🌷

    Reply
  • Larissa Bueno
    25 de maio de 2022 at 06:35

    É verdade, pois pode conter alguns traços, não que necessariamente tem, mas para quem ter alergia é bom evitar mesmo e comprar apenas as que possuem o rotulo de que não possuíram contato com o glúten em sua fabricação, feliz que tenha gostado Ana <3

    Reply

Deixe um comentário