Menu
Dicas

Como construir o gosto pela leitura

Ler é sempre bom, independente da idade que você tem ou em que contexto você vive. Como dizem, a leitura tem o poder de nos transportar para uma outra dimensão e viver coisas que no mundo natural não estamos vivendo, exercitando a nossa imaginação. Mas eu seria hipócrita se não reconhecesse que na verdade, existem muitas pessoas, talvez seja você- e está tudo bem- que não gosta de ler e eu super te entendo, por esse motivo trago esse post sobre como adquirir o gosto pela leitura através de algumas dicas, que funcionam até mesmo para quem quer ler sobre coisas que não é acostumado e eu espero de coração que isso possa te ajudar a ser uma leitora ou um leitor impressionante.

Ao contrário do que dizem ler não dá sono, pode até dar quando você não tem o hábito da leitura mas realidade por trás desse simples ato é que a leitura nos faz sonhar de olhos abertos. Só quem tem o gosto da leitura percebe isso, por isso antes de querer sonhar com os olhos devidamente abertos pra quem não é acostumado com a leitura é preciso pegar o gosto por ela, e você com certeza não vai conseguir fazendo o errado, você precisa fazer as coisas certas e vamos discorrer um pouco mais a frente.
Antes de compartilhar com vocês as minhas melhores dicas que funcionaram para várias amigas e amigos meus e que hoje são amantes pela leitura e leem independente do numero de páginas, quero frisar o real motivo pelo qual você também deveria ter esse gosto, esse prazer pela leitura. Na verdade, dez benefícios que ela poderá trazer para a sua vida quando isso se tornar um hábito e não um esforço pelo qual você precise se sentir forçado a ler, uma coisa mais natural em que irá lê por livre e espontânea vontade que são os seguintes motivos pra te motivar a começar a ler hoje mesmo :
  1. Exercita o seu cérebro
  2. Minimiza o seu estresse
  3. Trás motivação dentro de você
  4. Aperfeiçoa a sua memória
  5. Te torna uma pessoa mais crítica
  6. Aprimora a sua escrita
  7. Melhora a sua disciplina
  8. Desenvolve sua saúde mental
  9. Te ajuda em uma melhor argumentação
  10. Trás evolução para a sua vida
Essas dicas já  ajudaram várias pessoas e até mesmo me ajuda quando preciso ler sobre outras coisas que não estão na minha zona de conforto da leitura e que a muito tempo tentava conseguir ler e não conseguia só depois de colocar isso em prática.
Descubra algo que você goste: parece meio obvio eu sei mas existem pessoas que foram ‘feridas’ pela leitura por que começaram a ler, pela primeira vez na vida, sobre algo que não tinham nenhum interesse, com isso detestaram, generalizando, a leitura. Por isso é tão importante descobrir o que você gosta para investir o seu tempo em leituras sobre essas coisas para não se tornar mais uma pessoa refém dessas ‘feridas’ da leitura.  Do que você realmente gosta? ficção cientifica, fantasia, suspense, romance, acadêmicos, ou qualquer outro tipo de gênero, defina isso dentro de você para ser mais fácil a criação desse novo gosto. Tenho convicção de que essa é a verdadeira chave para construir o gosto pela leitura.
Invista ou escolha algum livro bom pra começar: você pode estar se perguntando como vai saber se algo é bom se ainda não leu e a resposta é a seguinte procure feedbacks das pessoas sobre os livros dos gêneros que você gosta e escolha inicialmente um para investir, ou até mesmo pegar emprestado com um amigo ou amiga, peça aquele que na opinião da pessoa é o melhor. Isso funcionou muito com minhas amigas, ainda no ensino médio fazia uma propaganda enorme para elas sobre o livro que tinha acabado de ler e então movidas pela curiosidade que eu as deixava, elas acabavam lendo e amavam, pois adoravam histórias de romances como aquelas que comentava então foi fácil.
Escolha um horário em que se sinta ativa para começar: não adianta querer ler quando as suas forças já estiverem desgastadas, ainda mais se for iniciante nesse mundo da leitura, eu recomendaria começar pela manhã, no inicio do seu dia, assim como o livro do Milagre da manhã recomenda, pelo menos 20 minutos de leitura durante o milagre da manhã, mas você pode fazer no horário que quiser, desde que se sinta a vontade, sem sono principalmente. A minha sugestão é colocar um despertador diariamente para te lembrar do seu momento da leitura. A gente só constrói algo se tivermos constância, então para gostar da leitura é preciso ter contato com ela, todos os dias se for possível.
Comece pequeno: talvez essa seja a segunda dica mais importante. Não adianta querer devorar um livro de 600 páginas em dois dias assim como já aconteceu comigo, mas eu já estava bem acostumada com livros, certamente não teria conseguido se fosse o meu primeiro livro a ser lido, então comece pequeno mas comece, defina quantos minutos, quantas páginas ou quantos capítulos irá ler por dia, isso é algo muito importante para se fazer quando se está construindo um hábito. 
Tenha sempre algo para ler em mãos ou virtualmente: sabe aquele momento em que você está aguardando alguém, esperando em um consultório, na fila do banco ou no assento do ônibus? Esses são momentos ideais para a leitura, acredite, pois assim o seu tempo será melhor aproveitado. Sei que a tentação é mexer no celular até mesmo quando não se tem internet móvel, mas que tal deixá-lo de lado, se o livro não estiver em pdf, e investir seu tempo em algo que vai te agregar mais do que ficar fuçando as coisas alheias do seu celular.
Faça algo enquanto lê: calma que vou explicar. Talvez você goste de escutar fundos musicais constantemente, isso pode ser uma boa enquanto estiver lendo para melhorar a concentração mas também é legal ter enquanto lê uma boa xícara de café, ou alguma coisa gostosa para comer, pois assim você consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo e quebrar aquele ‘gelo’ que a leitura pode trazer nos primeiros dias. Eu particularmente adoro ler tomando uma boa xícara de café, mas quando não tiver por perto, não é um problema também.
Tenha consciência de que levará tempo: o gosto não vai surgir de uma noite para a outra, pode até acontecer mas antes vai ser passado um tempo. Para tudo que formos fazer vai levar um tempo até que estejamos acostumados e consequentemente nos dar prazer ao realizar tal coisa e assim é com a leitura, então tenha calma, paciência e não desista, continue lendo mesmo que demore um tempo para terminar e acredite uma hora você vai começar a ler por livre e espontânea vontade e não vai querer parar mais, ao ponto de quase falir comprando livros. Isso aconteceu comigo.
Bom eu espero que essas dicas te ajudem a construir o gosto e o hábito da leitura de modo a se tornarem amantes dos livros, físicos ou virtuais, assim como eu me tornei ao longo de todos esses anos, dez na verdade desde que eu li o meu primeiro livro de romance com capa dura e com mais de 200 paginas. Hoje consigo ler os livros que fogem do meu gosto real que são romances, consigo ler outros tipos de gêneros, mesmo que levo algum tempo a mais para ler, eu não desisto mais no meio do caminho, vou até o fim para também adquirir mais conhecimento de escrita quanto de leitura, e isso já não faz tanta diferença, se é sobre o que eu gosto ou não, o importante é ler e expandir os horizontes, espero que aconteça com você também daqui um tempo.
Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também me acompanhe  no IG clicando aqui
Não fique de fora das promoções e ofertas que estão acontecendo diariamente no site da Amazon participando do nosso canal no telegram. Compartilhamos as melhores ofertas com descontos incríveis para você adquirir quem sabe aquele produtinho tão sonhado há meses. O link para participar é o seguinte: https://t.me/aproveitenaamazon
Compartilhe com quem você gosta!
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário