Menu
desenvolvimento pessoal

30 perguntas para se conhecer melhor e ter um desenvolvimento pessoal

 
Você já parou para pensar que grande parte da nossa vida nós passamos tentando mostrar para as pessoas o que de fato somos, o que gostamos de fazer e quais são os nossos sonhos? É algo para se refletir bastante pois normalmente sempre temos uma resposta na cabeça a cerca dessas três perguntas, mesmo que não acreditamos nela completamente em alguma etapa da nossa vida onde as dúvidas chegam e outras possibilidades aparecem, mas a verdade é que quase não nos conhecemos completamente. Gastamos tanto tempo com tantas coisas, querendo evoluir, acrescentar mais coisas em nossas vidas e acabamos nos esquecendo de entender aquilo que verdadeiramente somos, o que gostamos de fato sabe?
Sugestão de leitura para os próximos dias clique aqui para ver
O nosso eu não está baseado em uma profissão ou um sonho grande, somos mais do que isso e antes de todas as coisas que virão em sequencia precisamos entender que somos AMADAS e AMADOS por um Deus tão poderoso, não consigo sinceramente reconhecer isso sem abrir um sorriso que vai de canto a canto no rosto, porque sim nós somos e a nossa identidade não está baseada em nossa formação apenas, vai muito, mas muito mesmo, além disso.
 E em meio a uma revirada no Pinterest encontrei uma lista com 30 perguntas para autodescoberta em um blog gringo o Lavendaire que me fez refletir muito sobre: Será que eu verdadeiramente me conheço? Tirando toda a superficialidade sabe? Porque as vezes parece que as pessoas ao nosso redor sabem mais, na ponta da língua ainda por cima, sobre nós do que nós mesmos e isso não pode ser assim, porque gastamos tempo com tantas coisas, para descobrir tantas outras e acabamos deixando de lado os tesouros que existem dentro de nós que ainda precisam ser desenterrados. 
Não sou tão velha, mas na minha época quando uma pessoa conhecia uma pessoa diferente, a primeira coisa a se perguntar depois do nome, não era o perfil dela no instagram, até porque mostramos no instagram aquilo que queremos e não de fato o que verdadeiramente somos em plenitude, mas perguntávamos perguntas que hoje parecem ser até bobas como data de aniversário, cor preferida, sonhos e o que gostava de fazer e era tão divertido fazer amizades porque de fato você guardava na mente o que aquela pessoa era e não precisava de um lembrete no facebook para se lembrar de quando era seu aniversário.
Se nós mudamos tanto ao longo dos anos em relação a esse tipo de coisa, a peguntas simples que fazíamos, imagina o que também mudamos em relação a nós mesmos? Para evoluirmos precisamos nos conhecer bem, tanto nossos limites quanto aquilo que está dentro de nós sabe? E impulsionada por esse pensamento traduzi a lista, adaptando-a, que havia visto no blog para que todas e todos nós possamos nos descobrir a partir desse momento de reflexão, descobrindo coisas simples, talvez, mas que fazem parte de quem você é, de quem a Emanuely, a Isabela, a Vitória, o Benjamin, o Lucas, o Fernando, o… são sabe? 
Não tenha pressa em ler essas 30 perguntas só para acabar logo o post, não, preste bem atenção em cada uma delas respondendo-as para si mesma e refletindo sobre isso ao longo delas.

  1. Como eu estou me sentindo nesse exato momento?
  2. O que eu mais preciso na minha vida?
  3. O que me faria muito feliz agora?
  4. O que está dando certo minha vida?
  5. 10 coisas pelas quais eu sou grata.
  6. Quando foi o momento mais alegre nessa semana?
  7. Listar todas as minhas pequenas vitórias e sucessos
  8. O que tem me incomodado  nesses dias? porque?
  9. Quais as minhas prioridades nesse momento da vida?
  10. O que eu amo relacionado a mim?
  11. Quem significa o mundo para mim e porque?
  12. Se eu pudesse compartilhar uma mensagem com o mundo, qual seria?
  13. Qual conselho eu daria para o meu eu de 5 anos atrás? 
  14. Que lição eu aprendi nessa semana?
  15. Se eu tivesse todo o tempo do mundo, o que eu faria primeiro?
  16. O que está sugando as minhas energias? Como posso cortar ou reduzir isso?
  17. Como seria a minha rotina da manhã ideal?
  18. Quais são as minhas maiores dificuldades?
  19. O que me motiva a continuar a fazer o que faço?
  20. O que ou quem mais me inspira? Porque?
  21. Como eu lido com as dores e coisas do passado?
  22. Quais são os meus pontos fortes?
  23. O que eu adoraria aprender?
  24. Quais hobbies tem a ver com a minha personalidade e gostaria de tentar?
  25. Qual seria o lugar dos meus sonhos para morar?
  26.  Quais são as minhas características mais peculiares?
  27.  Qual é a minha reação quando as coisas não acontecem como esperado?
  28.  Como é a minha forma de demonstrar amor pelas pessoas?
  29.  Princípios que são inegociáveis na minha vida?
  30.  Quais são os passos que eu posso dar hoje para viver o que sonho viver?
Pegue a caixa e abra!
Espero que isso possa te aguçar a se conhecer melhor ao longo da sua vida e gastar tempo investindo nesse desenvolvimento através do descobrimento pessoal. Existem tantas outras perguntas, (não pare aqui, continue), mas esse foi apenas um incentivo para que você possa buscar a resposta de tantas perguntas que podem ser feitas para se autodescobrir ao longo da sua jornada de vida.
A minha dica aqui é: anote tudo aquilo que você descobrir sobre você, é um processo incrível e vale a pena registrar tudo. Lembre-se que a autodescoberta te ajuda a ter convicção de quem você é e não importa o que as pessoas dizem, elas não sabem quem você é por completo, também não se esqueça, há um Deus que te criou e designou a sua vida a um propósito, a sua verdadeira identidade está nEle e você é amada!
Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também me acompanhe  no IG clicando aqui
Não fique de fora das promoções e ofertas que estão acontecendo diariamente no site da Amazon participando do nosso canal no telegram. Compartilhamos as melhores ofertas com descontos incríveis para você adquirir quem sabe aquele produtinho tão sonhado há meses. O link para participar é o seguinte: https://t.me/aproveitenaamazon

Compartilhe com quem você gosta,
Com Carinho, Lari.

2 Comments

  • Any
    11 de novembro de 2020 at 10:07

    Gastei uns minutos respondendo mentalmente cada uma das perguntas e, uau, como é difícil saber tanto sobre mim mesma! É estranho pensar que não me conheço tão, TÃO bem como deveria e essas questões são um incentivo enorme para esse propósito. Vou tentar anotar depois todas as perguntas e responder novamente.
    É algo muito importante que, no automático da vida, a gente não se atenta e acaba por ignorar. Que possamos mudar essa realidade.

    Abraços,
    Any.

    Reply
  • Larissa Bueno
    11 de novembro de 2020 at 16:17

    Exatamente Any, infelizmente não nos conhecemos tão bem, e o engraçado é que convivemos com nós mesmas o tempo todo e ainda sim não sabemos então vale a pena sim todo o esforço em descobrir questões simples, para viver de forma plena, sabendo quem somos.

    Beijoo <3

    Reply

Deixe um comentário