Menu
Dicas

Dicas essenciais para blogueiras iniciantes que querem começar um blog

Particularmente, eu adoro falar sobre blog e acho incrível quando pessoas me procuram perguntando se eu tenho alguma dica para blogueiras iniciantes que querem entrar nesse universo da internet e eu percebi que ao longo dessa minha jornada, embora ainda pequena, como blogueira me fez adquirir algumas coisas que posso compartilhar com vocês e quem sabe ajudá-las a finalmente correr atrás daquilo que vocês querem.

Muito provavelmente você chegou até aqui, pois lá no fundo, embora não esteja tão visível você tem vontade de compartilhar algo com as pessoas na internet através de um blog e eu quero te ajudar, compartilhando aquilo que eu aprendi e que tem funcionado pra mim e tem me conduzido até aqui. Espero que te ajude.


A primeira coisa obviamente é extrair pra fora aquilo que está no seu coração. Quando comecei o blog, na verdade não foi algo planejado sabe a meses como talvez você ou alguém pode achar. Não. Só surgiu aquele pensamento junto com uma palpitação no coração e logo compartilhei com o Ismael sobre o que tinha pensado e já começamos a planejar e colocar em prática.

Se já existe dentro de você esse desejo, o planejamento vai vir depois. E esse que é o mais legal. Extrair de dentro pra fora.

Não tenha medo ou receio do que as outras pessoas irão falar, se está no seu coração, atrás e faz.

O segundo passo é o planejamento, que entra a questão do nome do seu blog, a plataforma que vai usar, se vai ter domínio personalizado ou não, o template e a estrutura em si, sobre o que você vai falar, quais serão os seus nichos, quem serão o seu publico, a sua logo, e toda a ‘cara’ do blog sabe?

Esse é um processo bem divertido, embora talvez pareça ser complicado decidir tantas coisas, mas o começo é algo que deve nos encantar e trazer alegria desde esse momento, não só o projeto ‘pronto’ sabe?

Algumas de vocês me perguntam bastante sobre essa parte estética do blog, para eu dar dicas de como fazer e na verdade eu não tenho muita experiencia com isso, quem ficou responsável foi o meu namorado mas, no youtube tem muitos videos explicando como você pode deixá-lo mais agradável e atrativo pra você, e há diversos sites que disponibilizam os templates já prontos que você só precisa colocar no blog.

Essa parte do planejamento é com você.

O terceiro passo é trabalhar duro para transmitir a sua essência em cada detalhe do seu blog. Se permita ter leveza no processo. Não comece algo já com um peso nas costas e com pressão para já lançar de qualquer jeito sabe? Vá com calma, leve o tempo que precisar, só de começar já foi um grande passo. Seja você, coloque a sua personalidade no blog.

É isso que vai te diferenciar dos outros blogs: a sua essência.

É importante frisar aqui: não se compare, faça do seu jeitinho e isso vai te levar longe. E aqui também entra a questão do conteúdo, por exemplo você quer criar um blog mas não sabe sobre o que falar e a minha dica é: fale sobre o que você gosta de falar, em algum lugar do mundo também haverão pessoas que gostam do que você também gosta de falar, pode acreditar nisso.

Sabe, no inicio de um blog talvez não vai ter tantos acessos, essa é uma realidade, como aconteceu comigo e mesmo assim já ficava feliz pelas 50 visualizações diárias, mas aprecie o começo. Seja grata por cada pessoa que acessa o seu blog, mesmo que pareça pouco. Cative as pessoas em cada post escrito, em cada comentário respondido e demonstre isso sabe?

Também é preciso ter constância, doar o seu tempo, tanto para escrever, quanto para divulgar o seu blog (sem fazer spam) e também para aprender mais sobre o que você escreve e quanto as estratégias de um blog e isso leva tempo. Por isso é preciso ter constância e não desistir…

Leve a sério, não só como um hobbie. Porque as vezes não vai dar vontade de escrever, vão ocorrer bloqueios criativos, talvez não vai lhe sobrar tempo no seu dia para se dedicar a isso mas é preciso ter constância, se quer chegar a algum lugar com tudo isso. Se acostumarmos em não fazer, um dia vamos acabar parando de fazer, vai perder a graça e toda a euforia, então é preciso levar a sério, criar um plano mesmo.

Quantas vezes vai postar no seu blog? Crie um compromisso com você mesma e se dedique a isso ao máximo.

Eu por exemplo tenho o compromisso comigo mesma de postar no minimo três posts por semana. Então me organizo em cima disso. Como uso o Pinterest para trazer o publico para o blog, também preciso gastar tempo criando conteúdo para divulgar os posts, além de revisar, e atualizar posts antigos. Organização é a chave para conseguir.

E por fim, tenha a motivação certa. Se pergunte qual é a sua antes de começar.

Não comece um blog, por mais que você goste de escrever e tudo mais, apenas pelo retorno financeiro, porque essa será a sua motivação postar para ganhar dinheiro. Tenha uma motivação além disso, e o retorno financeiro acabará sendo uma consequência daquilo que você faz, e não o seu combustível inicial.

Que o seu prazer não seja o dinheiro, mas sim em compartilhar coisas boas, alcançar pessoas que, olha que incrível, talvez você nunca conheceria pessoalmente sabe? Conectar com pessoas do mundo todo é um presente incrível e já vale todo o esforço que, principalmente no inicio, acabamos investindo as nossas forças.

Porque se for pelo dinheiro, quando isso não estiver lhe rendendo, ou demorar até que consiga receber o seu primeiro retorno, você vai desistir, vai se cansar e não verá graça mais.

E posso dizer com toda a certeza: vale a pena. É muito gratificante construir algo assim, se eu voltasse no tempo, com certeza faria tudo de novo do mesmo jeito e posso te dizer mais algo? Tenha fé naquilo que você vai fazer, e ainda sim, será surpreendida algum tempo depois, como aconteceu comigo, Deus fez coisas grandiosas em um ano de blog, onde compartilhei no post especial de um ano, você pode ler clicando aqui.


Recapitulando:

Coloque pra fora aquilo que está dentro de você
Planeje os detalhes e toda a questão técnica do blog
Transmita a sua essência em cada detalhe
Não se compare com ninguém
Aprecie o começo, seja grata no pouco
Tenha constância, doe o seu tempo
Tenha um compromisso com você mesma
Seja organizada 
Encontre a motivação certa
Acredite, tenha fé!

Leia também: 8 ferramentas gratuitas que toda empreendedora deveria conhecer


Espero que tudo isso possa te ajudar, queria ser um pouco mais prática mas como algumas de vocês já sabem, eu gosto muito de falar, escrever então nem se fala, escrevo até pelos cotovelos, mas espero de coração que isso possa te ajudar a começar o seu blog, e se tiver alguma dúvida, por favor, compartilhe nos comentários, vai ser um prazer enorme em te ajudar

Me acompanhe também no IG clicando aqui
Não fique de fora das promoções e ofertas que estão acontecendo diariamente no site da Amazon participando do nosso canal no telegram. Compartilhamos as melhores ofertas com descontos incríveis para você adquirir quem sabe aquele produtinho tão sonhado há meses. O link para participar é o seguinte: https://t.me/aproveitenaamazon

Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

2 Comments

  • Any
    28 de dezembro de 2020 at 10:02

    ótimas dicas, Lari!
    o segredo é não desistir e sempre se dedicar, ainda que aos poucos.

    abraços,
    Any
    Poetiza-te

    Reply
  • Larissa Bueno
    28 de dezembro de 2020 at 10:17

    Exatamente Any, precisamos continuar para que as coisas possam fluir.
    Beijo <3

    Reply

Deixe um comentário