Muito provavelmente você chegou até aqui, pois lá no fundo, embora não esteja tão visível você tem vontade de compartilhar algo com as pessoas na internet através de um blog e eu quero te ajudar, compartilhando aquilo que eu aprendi e que tem funcionado pra mim e tem me conduzido até aqui. Espero que te ajude.
Se já existe dentro de você esse desejo, o planejamento vai vir depois. E esse que é o mais legal. Extrair de dentro pra fora.
O segundo passo é o planejamento, que entra a questão do nome do seu blog, a plataforma que vai usar, se vai ter domínio personalizado ou não, o template e a estrutura em si, sobre o que você vai falar, quais serão os seus nichos, quem serão o seu publico, a sua logo, e toda a ‘cara’ do blog sabe?
Algumas de vocês me perguntam bastante sobre essa parte estética do blog, para eu dar dicas de como fazer e na verdade eu não tenho muita experiencia com isso, quem ficou responsável foi o meu namorado mas, no youtube tem muitos videos explicando como você pode deixá-lo mais agradável e atrativo pra você, e há diversos sites que disponibilizam os templates já prontos que você só precisa colocar no blog.
Essa parte do planejamento é com você.
O terceiro passo é trabalhar duro para transmitir a sua essência em cada detalhe do seu blog. Se permita ter leveza no processo. Não comece algo já com um peso nas costas e com pressão para já lançar de qualquer jeito sabe? Vá com calma, leve o tempo que precisar, só de começar já foi um grande passo. Seja você, coloque a sua personalidade no blog.
É isso que vai te diferenciar dos outros blogs: a sua essência.
É importante frisar aqui: não se compare, faça do seu jeitinho e isso vai te levar longe. E aqui também entra a questão do conteúdo, por exemplo você quer criar um blog mas não sabe sobre o que falar e a minha dica é: fale sobre o que você gosta de falar, em algum lugar do mundo também haverão pessoas que gostam do que você também gosta de falar, pode acreditar nisso.
Leve a sério, não só como um hobbie. Porque as vezes não vai dar vontade de escrever, vão ocorrer bloqueios criativos, talvez não vai lhe sobrar tempo no seu dia para se dedicar a isso mas é preciso ter constância, se quer chegar a algum lugar com tudo isso. Se acostumarmos em não fazer, um dia vamos acabar parando de fazer, vai perder a graça e toda a euforia, então é preciso levar a sério, criar um plano mesmo.
E por fim, tenha a motivação certa. Se pergunte qual é a sua antes de começar.
Não comece um blog, por mais que você goste de escrever e tudo mais, apenas pelo retorno financeiro, porque essa será a sua motivação postar para ganhar dinheiro. Tenha uma motivação além disso, e o retorno financeiro acabará sendo uma consequência daquilo que você faz, e não o seu combustível inicial.
Que o seu prazer não seja o dinheiro, mas sim em compartilhar coisas boas, alcançar pessoas que, olha que incrível, talvez você nunca conheceria pessoalmente sabe? Conectar com pessoas do mundo todo é um presente incrível e já vale todo o esforço que, principalmente no inicio, acabamos investindo as nossas forças.
E posso dizer com toda a certeza: vale a pena. É muito gratificante construir algo assim, se eu voltasse no tempo, com certeza faria tudo de novo do mesmo jeito e posso te dizer mais algo? Tenha fé naquilo que você vai fazer, e ainda sim, será surpreendida algum tempo depois, como aconteceu comigo, Deus fez coisas grandiosas em um ano de blog, onde compartilhei no post especial de um ano, você pode ler clicando aqui.
Leia também: 8 ferramentas gratuitas que toda empreendedora deveria conhecer
Espero que tudo isso possa te ajudar, queria ser um pouco mais prática mas como algumas de vocês já sabem, eu gosto muito de falar, escrever então nem se fala, escrevo até pelos cotovelos, mas espero de coração que isso possa te ajudar a começar o seu blog, e se tiver alguma dúvida, por favor, compartilhe nos comentários, vai ser um prazer enorme em te ajudar ♡

Any
• 28 de dezembro de 2020 at 10:02ótimas dicas, Lari!
o segredo é não desistir e sempre se dedicar, ainda que aos poucos.
abraços,
Any
Poetiza-te