Menu
Dicas

5 coisas que vão te ajudar a desacelerar

No tempo em que estamos vivendo é bem difícil não estarmos agitados a maior parte do tempo, não é verdade? É uma correria sem sim, noticias por todo lado a todo momento e aquela incerteza sobre o que poderá acontecer no dia de amanhã, embora esse ultimo ponto é mais comum do que tudo pois de fato nunca saberemos o dia de amanhã, e tudo isso agita de forma explosiva a nossa mente.
Pensando sobre isso, comecei a anotar algumas coisas que normalmente eu faço quando estou muito agitada, fazendo tudo ao mesmo tempo e sem nem perceber que estou de fato respirando (alguém se identifica?) que me ajudam a desacelerar nesse momento, ficar mais calma e agir com mais tranquilidade.
Tudo o que é bom, é válido compartilhar, por isso listei essas coisas nesse post para quem sabe te ajudar a também desacelerar nesses momentos tão intensos das nossas vidas.

      1. Tempo de qualidade com Deus: eu poderia começar essa lista com outras coisas que gosto bastante de fazer quando estou agitada, mas nenhuma delas substitui o fato de que é em Deus que as nossas emoções são tranquilizadas de forma sobrenatural. Separar nem que seja 15 minutos para orar, ler a Bíblia, ouvir o que o Espirito está ministrando ao coração faz com que a nossa carne fique no lugar dela para que todo o nosso Espirito possa se encher de Deus e transbordar em nossas vidas.
Não é por que estamos agitadas que não conseguiremos ou podemos acessar a Deus, não, é exatamente nesses momentos que precisamos ainda mais buscá-lo para que o nosso Espirito possa ser alimentado e a nossa alma se submeter ao próprio Deus. Pode parecer complicado se concentrar por estar tão tão agitada, mas nesse ambiente, o Senhor acalma todas as nossas emoções e nos faz desfrutar de uma paz e tranquilidade que mesmo se tentássemos buscar por outros meios não conseguiríamos com tamanha exatidão.
     
      2. Escrever o que estou sentindo e pensando: Quem me conhece de perto sabe que eu amo demais escrever (é por isso que esse blog existe rsrs) mas a escrita tem me ajudado a organizar não só coisas mega importantes, mas também os pensamentos e sentimentos nos momentos em que mais estou agitada. Seja no bloco de notas do celular, uma folha em branco ou em um caderno especifico, com uma caneta começo a escrever, sem pensar muito e refletir, só escrevendo aquilo que já está dentro de mim, 5 minutos se passam e eu percebo que essa escrita terapeutica como costumo chamar, me ajuda a desacelarar.
    
     3. Caminhar ou praticar algum exercício físico: Os nossos batimentos cardíacos podem até acelerar um pouquinho por estarmos nos movimentando, mas pode ter certeza de uma coisa: toda aquela agitação vai diminuindo conforme você vai se exercitando. Seja uma caminhada curta ou uma lista de exercícios para cumprir na academia, você consegue tirar um pouco o foco da sua mente e transporta para o seu corpo que consequentemente trás um alívio para a sua cabeça. Fazer isso semanalmente, construindo essa rotina, pode também te ajudar a evitar que você fique cada vez mais acelerada durante o dia e tenha sempre um momento de relaxar, por mais que pareça o contrário.

     4. Preparar o meu próprio alimento: Seja um café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar, não precisam ser todos se você não tiver muito tempo, mas o fato de pegar uma fruta, descascar a cortar já te faz desacelerar pois você precisa de dedicar a fazer isso, com tempo, não é o mesmo que pegar um pacote de biscoito recheado que é o que fazemos quando estamos na correria. Cortar seus vegetais, preparar uma salada, feita por você mesma é tão relaxante, pois para isso você precisa se concentrar no aqui e agora, o que é extremamente positivo para desacelerar.

    5. Ficar offline das redes sociais: Talvez uma das minhas técnicas mais preferidas pois estamos a mercer de muitas coisas estando conectados a internet, noticias são entregues a todo instante, você tende a ficar com medo da evolução das coisas, a quantidade de coisas ruins que acontecem, começa a pensar no futuro de forma mais intensa pois dizem por aí que a segunda dose da vacina não está sendo tão eficáz e muitos começam a expressar as suas opiniões abertamente no feed do instagram, outros mostram o quão incrível tem sido estar viajando, gastando dinheiro em meio a uma pandemia e tudo o que pode passar pela sua cabeça são questionamentos, frustrações, medos, angustias e tantasss coisas que sinceramente, não acho necessário. Por isso, sempre que estou agitada naturalmente falando, deixo o celular de lado, passo bem longe dele na verdade, par não ter contato com mais coisas que possam me trazer aceleração na mente.

Existem é claro, outras mil e uma possibilidades de desacelerar, já conversamos um pouco sobre precisarmos desse nosso tempo sem aceleração, você pode ler clicando aqui, mas a ideia desse post é te fazer refletir um pouco e tentar, não só aplicar essas coisas que tem funcionado para mim, mas também se descobrir e perceber aquilo que faz mais sentido na sua vida que te ajude a desacelerar.

Não fique de fora das promoções e ofertas que estão acontecendo diariamente no site da Amazon participando do nosso canal no telegram. Compartilhamos as melhores ofertas com descontos incríveis para você adquirir quem sabe aquele produtinho tão sonhado há meses. O link para participar é o seguinte: https://t.me/aproveitenaamazon

Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

2 Comments

  • Iara Freitas
    3 de setembro de 2021 at 13:30

    Tempo de qualidade com Deus. …precisa ter mais qualidade….atividade física é ótimo ….estou fazendo três ….diferentes e complementares muay Thai, Pilates e hidroginástica ….2x por semana cada um. Faço massagem tbem 1x por semana. Fazer comida ….eu faço tudo mas sinceramente não gosto. Redes sociais estou conseguindo desapegar …como vc falou um turbilhão de emoções…..escrever sim…..muito mas sobre tudo que leio ….não as minhas emoções ….gostei da ideia 😘🙏🌷

    Reply
  • Larissa Bueno
    17 de setembro de 2021 at 13:30

    Ual, que coisas bacanas!!! Fico feliz que tenha gostado do post!!!

    Reply

Deixe um comentário