Menu
Viagem

O que você precisa saber sobre viajar para o Eua 2022

Além das preocupações quanto a saúde e economia do país, o turismo também sofreu em consequência da pandemia que infelizmente ainda estamos vivenciando. Mas a boa notícia é que depois de mais de um ano com as fronteiras dos Eua fechadas para o Brasil, em novembro de 2021 foram abertas e eu pude sentir um pouco mais de alívio e esperança.
Para quem não sabe, meus pais moram nos Eua e durante toda a pandemia não pude ir visitá-los, embora existisse ainda uma segunda opção para entrar no país, que era fazer a quarentena em um outro país em que as fronteiras estivessem abertas. Mas infelizmente ficar em um hotel por 14 dias, sozinha e com todas as incertezas em relação a pandemia, não era algo tão simples de fazer. Esperamos confiantes em Deus de que logo as fronteiras estariam abertas, e a vacina também chegou nesse meio tempo.
Logo que as fronteiras abriram, eu já tinha tomado as duas doses da vacina e começamos a pesquisar passagens para finalmente pisar em solos norte americano. Não preciso dizer que os preços estavam um absurdo e não tinham tantas opções de voos também. Mas quando a esperança de ir para os Eua ainda em 2021 estava acabando, conseguimos encontrar uma passagem, que embora tivessem horas longas de espera, que coincidiu com meus planos e assim embarquei para os Estados Unidos no dia 22 de dezembro de 2021.
Os requisitos para viajar eram:

  • Apresentar o comprovante físico de vacinação das duas doses da vacina
  • Apresentar um resultado negativo do teste PCR ou Antígeno para o vírus nas últimas 24 horas em relação ao embarque
  • Além de claro ter o passaporte válido e visto americano em mãos

Como tive algumas dificuldades de encontrar voos direto para o Eua por conta dos preços elevados das passagens por dois motivos que eram: fronteiras tinham sido liberadas e festas de fim de ano, tive que fazer além das escalas nacionais, uma escala no Panamá que pra quem não sabe é um país que liga a América do sul a América central e mediante a isso também precisava apresentar um certificado internacional de vacinação ou profilaxia da febre amarela em que constava que eu havia tomado a vacina da febre amarela.

Para emitir esse certificado tive que preencher um formulário online no site do Governo e tive uma espera de 10 dias para receber o certificado através do e-mail cadastrado no formulário.
Todos esses documentos foram apresentados no meu check-in em São Paulo, de onde embarquei para o meu voo internacional. Além disso, também precisei preencher um outro formulário na fila do check-in que a própria companhia aérea disponibiliza com dados referentes a sua viagem, como onde, quantos dias, o que vai fazer, e outras informações sobre a sua chegada ao destino final. Acredito que essas informações constam na hora que você chega no Eua para fazer a imigração, ou seja, eles já possuem esses dados que você preencheu nesse formulário online.
O teste de covid que fiz foi o Antígeno pois era o único até então que saia o resultado em menos de 24h antes do embarque, por isso fiz o meu as 09h da manhã do dia da minha viagem (viajaria as 01h da madrugada) e peguei o resultado em 30 minutos através do email, não cheguei a imprimir pois fiz o teste e já fui para Curitiba fazer uma conexão minutos depois de ter feito o teste. Mas eles não ligam se estiver no seu celular apenas e não impresso, o importante mesmo é estar com o resultado negativo em inglês e português.
Depois de muitas horas de voos e muitas conexões cheguei nos Eua, diferentemente do que eu imaginava por estar na pandemia, todos os voos foram completamente lotados, mas tinha a exigência em todos eles de permanecer durante o voo com máscaras, mas os banheiros dos aeroportos possuem capacidade máxima permitida, o que por um lado é uma segurança a mais.
Assim que desembarquei (ás 12:00 horário local) no aeroporto internacional John F. Kennedy em NY, que era o meu destino final, fui imediatamente para a fila da imigração que por sinal estava imensamente enorme, tinham pelo menos umas 150 pessoas naquela fila  na minha frente e pouco mais do que isso atrás de mim minutos depois. Estava, sinceramente, um pouco tensa pois já tinha passado alguns perrengues durante a viagem (vou contar sobre isso em outro post) então eu só queria que aquela fila passasse bem rápido.
O tempo passou que eu nem percebi e quando vi, já tinha chegado a minha vez. O policial (não sei exatamente se é essa a profissão de quem fica na imigração mas foi a única palavra que passou pela minha cabeça) me pediu para abaixar a mascara para tirar uma foto para arquivo de imigração e me perguntou apenas quantos dias eu iria ficar e o que iria fazer, e assim que respondi ele simplesmente carimbou meu passaporte e passei adiante para finalmente pegar minha mala que havia sido despachada.
Particularmente imaginava que seria mais rigoroso no quesito saúde durante a viagem, como passar mais alcool, distanciamento social, mas foi bem tranquilo, o que me deixou um pouco assustada pois gente de todo o mundo estava ali. Talvez por terem a noção de que todo mundo estava vacinado e com o teste de covid em mãos com grifos na palavra negativo. 
Na hora de voltar também não foi diferente, precisei fazer outro teste de covid, novamente o antígeno pela rapidez do resultado no dia da minha viagem, pegando o resultado em mãos (impresso) em 20 minutos também negativo graças a Deus. Apresentei todos os documentos no aeroporto do JFK e não precisei mostrar em mais nenhum outro aeroporto. 
Resumindo: tirando o fato de estarmos de máscaras, teste de covid e comprovante de vacina, o processo continua da mesma forma, aeroportos sempre lotados, atrasos, demoras que sempre valem a pena quando existe um lugar para ir. Ansiosa para o próximo voo para o Eua, quem sabe sem pandemia.
Uma dica muito importante: se for fazer uma viagem muito longa durante a pandemia troque com frequência a máscara e se possível utilize outra por cima. Pois elas tendem a ficar bem úmidas por conta do ar condicionado e acaba incomodando.
Espero que tenham gostado desse post, em saber sobre como está sendo viajar durante a pandemia após a fronteira ter sido aberta para o Brasil, vou compartilhar em outros posts por aqui outros assuntos sobre essa viagem ao Eua e espero com todo o meu coração que vocês também gostem.
Não fique de fora das promoções e ofertas que estão acontecendo diariamente no site da Amazon participando do nosso canal no telegram. Compartilhamos as melhores ofertas com descontos incríveis para você adquirir quem sabe aquele produtinho tão sonhado há meses. O link para participar é o seguinte: https://t.me/aproveitenaamazon
Me acompanhe também no IG clicando aqui
Obrigada por ficar até aqui,
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário