Menu
Pensamentos

Como é difícil lidar com pessoas

Em outro post, por título “como lidar com pessoas difíceis” compartilhei alguns pensamentos sobre como lidar com pessoas que naturalmente são difíceis de lidar. Entretanto, pensando mais a fundo nesse tema percebi que na verdade lidar com o ser humano em si, por si só, já é algo difícil, visto que todos nós somos pessoas únicas, com pensamentos e gostos singulares e que ao nos relacionarmos umas com as outras, percebemos que sim, é difícil lidar com a gente mesmo.
O mais engraçado de tudo é que desde muito novos, quando entramos na escola para ter uma educação, a educação que nos foi ensinada basicamente eram matérias que odiávamos, ora amávamos, mas que talvez nem todas foram tão úteis para nós no decorrer da vida adulta. É claro que a matemática básica, o ensino sobre a língua portuguesa, as noções de espaço geográfico, história da humanidade e dos ambientes mais precisos, assim como a biologia foram muito importantes e ainda são para nós hoje. Precisávamos de uma base para entendermos muitas coisas e porquê elas acontecem/são como são, sabe? Super defendo isso, mas refletindo sobre esse tema desse post percebi que não estudamos desde novinhos sobre como lidar com as pessoas, mesmo que essa seja uma tarefa para a vida toda, diária e muito, mas muito difícil. 
Não aprendemos isso na escola e no ensino superior (só se você se especializar em pessoas no caso) embora seja algo tão necessário para a nossa sobrevivência nesse mundo em que estamos. Percebe como isso faz falta? A gente simplesmente aprende na prática, mais errando do que acertando, e está tudo bem aprender com nossos erros, entretanto, nem sempre teremos uma segunda chance para fazermos as coisas como deveriam ser feitas. Podemos perder amizades por causa de uma atitude ruim que tenhamos tomado inconscientemente ou até mesmo sem ter noção das consequências, entende? 
Lidar com pessoas é muito difícil, cada uma tem sua personalidade, seus pontos fortes e fracos, seus ideais, seus pensamentos, suas metas, seus anseios e desejos e uma vida própria para se viver e quando nos relacionamos uns com os outros, a chance de dar muito conflito é enorme porque, como disse, não sabemos lidar 100% bem com as situações e vamos errar ao longo do caminho. “Fulano é assim, porque que beltrano não é assim também?” Esse será um de nossos questionamentos, afinal, terão pessoas mais fáceis de lidar e outras que serão mais complicadas, mas é aí que está a resposta: cada um é um ser individual vivendo por um propósito único. As características portanto serão sim bem diferentes, podendo sim ter algumas semelhanças, mas no geral, será singular, sabe…
É difícil mesmo, mas com o tempo vamos aprendendo, acho que uma das coisas que facilita muito na hora de lidar com as pessoas, principalmente aqueles sobre quem não conhecemos bem, ou acabamos de conhecer, ou que é apenas algo que acontece de forma corriqueira, como encontrar alguém na rua e sem querer esbarrar nela, é simplesmente ouvir mais e falar menos de si. Quando li o livro como fazer amigos e influenciar pessoas, esse foi um dos ensinamentos que mais ficou gravado na minha mente. Acredito que seja porque quando ouvimos, começamos a entender melhor o lado oposto, percebemos coisas que não perceberíamos se tivéssemos falando e falando o tempo inteiro. Da mesma forma, precisamos aceitar algumas oportunidades que temos de ficar caladas. 
É difícil, eu sei, como boa faladeira que sou, me manter quieta é um exercício que me ajuda a não falar coisas que não devo, quando o momento não é adequado. Porque sim, nossa vontade, o ímpeto de querer falar as coisas que surgem na mente, principalmente com relação a julgamentos, será enorme e se queremos tornar as coisas mais fáceis, precisaremos deixar essa nossa vontade de lado para lidarmos de forma simples com as pessoas.
Algumas coisas precisam ser ditas sim, não podemos nos calar quando de fato aquilo que vamos falar é algo positivo e vai ajudar/transformar aquela pessoa. MAs precisamos ter cuidado. Outro conselho é tentar lidar com mais leveza, a gente complica tanto as coisas, colocamos tantos pensamentos em nossa cabeça a respeito do outro que nós mesmos deixamos aquele relacionamento um verdadeiro caos de tão difícil de lidar. Ao invés de julgar, de pensar coisas ruins, procure entender, relaxar, deixar as coisas velhas no passado sabe, é algo que acredito que irá tirar um pouquinho dessa nossa dificuldade de lidar com o outro.
E por fim, como compartilhei um pouco acima, busque conhecimentos sobre essa área. Não estudamos sobre isso nas escolas mas hoje podemos encontrar bons conteúdos que nos fazem sair da nossa caixinha e evoluir o nosso conhecimento para que possamos colocar em prática e lidar de um jeito melhor com as pessoas a nossa volta. Leia bons livros, os que indico são : Como fazer amigos e influenciar pessoas do Dale Carnegie e Especialista em pessoas: soluções bíblicas e inteligentes para lidar com todo tipo de gente do Tiago Brunet.

É um trabalho diário, árduo, mas que vale a pena. Afinal precisamos nos relacionar com pessoas para termos uma vida saudável, ajudarmos uns aos outros e vivermos tudo aquilo que fomos chamados para viver.

Se esse texto fez sentido para você, me conte nos comentários como você tem lidado com as pessoas ao seu redor, se tem sido uma tarefa árdua mas produtiva, vou ficar super feliz de saber sua opinião. Compartilhe esse texto também com alguém que você sabe que precisa ler essas palavras hoje, copie e cole o texto em algum grupo, poste o print do texto nas redes sociais, são várias possibilidades mas não desperdice a oportunidade que você tem nas mãos.

Me acompanhe no IG @larissabuenoc , lá compartilho de forma mais próxima, sobre a minha vida e tudo
o que o Senhor tem gerado em meu coração.
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário