Menu
Pensamentos

Uma conversa sobre Autoconfiança

Para nós as vezes é mais fácil confiar no outro do que em nós mesmos. Você se identifica com essa realidade? Então essa conversa é para você. Uma conversa, simples, sobre autoconfiança.

A gente aprende com o decorrer dos anos a confiar nas pessoas, as medidas que elas são responsáveis, amigas, de boa conduta e por aí vai. Nosso cérebro é treinado para isso. A medida que se uma pessoa falha em algo que para nós é imprescindível, por exemplo, sair para dirigir alcoólico sem usar o cinto e bater o seu carro, deixamos de confiar nessa pessoa.

Ou você iria emprestar de novo o seu carro sabendo do que ela fez por negligência?

Tenho certeza de que a sua resposta foi não, com todas as evidências.

Da mesma forma acontece com a gente mesmo. Ou você achava que era diferente? O problema nasce devido ao fato de que quando alguém de fora fere a nossa confiança para com ela, desfazemos a amizade muita das vezes, deixamos de frequentar os mesmos lugares, evitamos a todo custo inúmeras coisas. E a amizade, por mais que tente, nunca será a mesma, a não ser que você de fato tenha resgatado essa confiança de uma outra forma.

Só que em nosso processo interno, não dá para simplesmente ignorar as mensagens, bloquear, evitar frequentar os mesmos lugares ou deixar de emprestar algo. Estamos falando de nós mesmos. Como vamos confiar em nós mesmas se falharmos com a gente mesma?

É um pouco complexo, eu sei. Mas deixa-me exemplificar para ficar mais claro.

Você já entendeu que precisa praticar exercícios físicos diariamente e realmente quer mudar do sedentarismo para uma pessoa mais ativa. Então coloca o despertador, para na manhã seguinte levantar mais cedo para correr na praia. Chega a manhã seguinte e o que você faz? Desliga e continua dormindo. “Amanhã eu vou”você diz, chega no outro dia e a mesma coisa e por aí vai.

Quando chega a sexta feira, além de fazer a mesma coisa, você se dá conta de que prometeu, prometeu, e não fez nem um minuto sequer de atividade física. “Segunda feira eu começo, de verdade, dou minha palavra”…

Nem preciso dizer o que normalmente acontece.

Você não vai.

Inventa qualquer desculpa e se arrasta entre elas até finalmente esquecer do plano original.

Sabe porque acontece isso? A procrastinação nos faz deixar de confiar em nós mesmas. A nossa palavra, portanto, deixa de ter um valor, pois não honramos o nosso compromisso com a gente mesma. Ao passo que se tivéssemos feito um trato com alguém, muito provavelmente teríamos cumprido.

Estranho, não? Afinal, deveríamos ser mais confiantes com a gente mesmo primeiramente, para então sermos com os outros. Mas infelizmente, trocamos as prioridades. Deixamos a nossa autoconfiança de lado, mesmo que involuntariamente.

Se você se comprometeu com algo, principalmente se for com você mesma, vai lá e cumpre. Como disse em outro post, nós só temos o agora. E viver uma vida construindo uma confiança ruim não vai nos ajudar em nada além de frustrações, tristezas, autoestima baixa e só ladeira abaixo.

Quando se propor a fazer algo, pega e faz. Se for acordar as 5am para se dedicar ao seu projeto. Cara é o seu projeto. Ele depende de você para que aconteça. Se treinar o seu cérebro para prolongar para amanhã algo que poderia ter acontecido hoje, vocÊ será refém de uma falha na sua autoconfiança. E só aumentará a sua falta de confiança, todas as vezes que deixar de se comprometer com algo que já foi definido.

Não prometa coisas que sabe que não vai cumprir. O seu cérebro entende que você falhou consigo mesma quando realmente falha consigo mesma. E isso destrói a sua autoconfiança. Então tenha cuidado e seja fiel ao que você mesma estabeleceu como parte do seu dia a dia.

Não pule aqueles exercícios físicos na academia. Além de fazer com que se perca a sua autoconfiança, você estará desencadeando mais um problema: a autosabotagem.

Espero que esse texto sobre autoconfiança tenha feito sentido para você, e se fez, compartilhe com alguém que você sabe que também vai gostar de ler esse conteúdo. Me conte nos comentários o que achou e qual insight te fez refletir sobre alguma área da sua vida em que você não tem demonstrado tanta confiança assim. Vou adorar essa troca por aqui!

Leia também: Esperar é ter paciência

Estou fazendo uma rifa virtual para me ajudar com os custos da publicação do meu livro físico e se você puder e quiser me ajudar, para garantir o seu número basta acessar a Rifa Virtual clicando aqui. O sorteio está previsto para 8 de julho às 20h em live no meu instagram podendo ocorrer antes caso todos os números sejam vendidos. Vou avisando tudo no instagram.

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário