Menu
Pensamentos

Seja protagonista: tchauzinho para os medos

Se tudo o que você consegue pensar sempre que está prestes a fazer algo novo ou até mesmo corriqueiro for: “e se der errado?”, esse conversa em formato de post hoje é especialmente para você. Não é só falta de confiança, expectativas e receios. Colocando a palavra certa, isso se chama MEDO. Todos nós temos medos, mas com o passar dos anos damos outros nomes para nos sentirmos melhor quando percebemos que estamos com medo.

Chamamos de precaução, linha de segurança, zona de conforto, fraqueza, baixa-estima, rejeição e até comparação aquilo que na verdade é fruto de vários medos que temos dentro de nós.

Já dando inicio ao capítulo três da série “Seja protagonista“, se você perdeu os capítulos anteriores recomendo ler ao final deste. Sei que temos medo de falar até dos próprios medos, mas vamos vencer isso nesse post de hoje, para nos tornarmos a nossa melhor versão até o fim desse ano.

Particularmente, nunca me considerei uma pessoa medrosa. Até eu me encontrar travada para fazer o segundo furo da minha orelha. A verdade é que eu sou sim medrosa, mas tinha medo de admitir, olha que coisa. Digo que um dos meus sonhos é saltar de paraquedas, mas tenho medo de furar a minha orelha? A conta não fecha. Acredito que lá no fundo me orgulhava de dizer que não tinha medo de saltar de paraquedas, porque na verdade eu nunca estive nessa posição, tenho total certeza de que na hora que isso for acontecer, o meu coração vai estar literalmente saltando pela boca, talvez vou pensar até em desistir.

Entretanto eu não sou alguém que gosta de mostrar as fraquezas e vulnerabilidades. Tenho buscado ser mais assim, mas a minha natureza é de uma pessoa que quer se mostrar forte, mesmo precisando chorar rios depois. Então muito provavelmente, eu use aquela frase que sempre digo por aqui “Se der medo, vou com medo, mas vou.”só para mostrar que eu consigo, para não baixar a guarda. Porque afinal, sou resistente, quando falo que farei algo, eu vou lá e faço. Não sou de voltar atrás.

Percebi aqui o meu defeito. Quando é algo para os outros verem, eu realmente vou lá e faço mesmo com medo. Mas quando se diz respeito a coisas internas ou pequenas no sentido de que as pessoas não vão notar logo de cara, eu travo, me diminuo, tento desistir, invento um milhão de desculpas. Prova disso é que estou adiando o furo da minha orelha desde o começo do ano.

Sei que é uma alusão boba, mas é real e queria deixar isso bem claro para entendermos como nós nos sabotamos por causa do medo. Os “e se der errado?” ou “não vou conseguir” são totalmente baseados em nosso medo de falhar, errar, de não dar certo ou de ir para um caminho que não estamos preparadas para enfrentarmos.

O medo de todo não é ruim. Em alguns casos é bom sentirmos medo sim, é saudável. No que diz respeito a nos machucarmos, corrermos perigo, e coisas do tipo. Mas estamos dando lugar para um medo que tem caminhado lado a lado com nossa ansiedade. Deixamos de fazer coisas que gostamos porque temos medo de falhar. Como se isso já fosse premeditado. Com isso nos privamos de melhorarmos em alguma área da nossa vida, resolvermos pendências, de nos reconciliarmos com as pessoas que amamos, de ir atrás dos nossos sonhos.

O MEDO TEM LITERALMENTE NOS TRAVADO,
LIMITADO,
E IMPEDIDO DE VIVER A NOSSA MELHOR VERSÃO.

Saiba que a nossa melhor versão não está aquém de errar. Enquanto estivermos nessa terra continuaremos falhando, todos os dias, essa é a realidade. Então todos os dias precisamos nos esforçar ao máximo para continuar seguindo a nossa melhor versão.

Só avançaremos de fato quando nos desprendermos desses medos que tanto nos assolam.

E como a gente faz isso?

Parando de dar importância aquelas vozes internas que dizem que não vamos conseguir antes de tentarmos. Acreditando em nós mesmas mesmo que ninguém acredite. Buscando aprimorar aquilo que não sabe. Dando um passo de cada vez rumo ao propósito. Clamando ao Senhor. (ver Salmos 34.4) Declarando palavras de bençãos sobre sua vida. Parando de se comparar. Depositando a nossa fé em Deus.

Dessa forma, você conseguirá dar tchauzinho para todos os seus medos a medida que eles tentarem se aproximar de você para te impedir de viver aquilo que precisa viver.

Espero com todo meu coração que esse post da série “Seja protagonista” tenha te abençoado de alguma forma, o meu desejo é que as palavras que foram liberadas aqui sejam aguçadas ainda mais dentro do seu coração para que você viva e experimente de forma abundante a sua melhor versão.

Leia também: Celebre a alegria dos outros (Seja protagonista capítulo 2)

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário