Menu
Sem categoria

Bolo de chocolate sem glúten e sem leite de vaca

Por aqui seguimos com o grande desafio de tirar o glúten e a lactose (até mesmo os itens “zero lactose”) da minha rotina diária de alimentação para conseguir cessar as alergias e intolerâncias de uma vez por todas e não ficar escrava de remédios. A descoberta da vez foi uma receita de bolo de chocolate totalmente livre de trigo e leite de vaca que na minha opinião sincera, vale muito a pena testar aí na sua casa.

Quem me conhece de perto sabe que sou do tipo FORMIGA, amo um docinho, um chocolate depois do almoço e com esse tanto de restrição estava difícil comer algo gostoso com prazer sabe? Ao invés de ficar me lamentando ou enfiando a cara em alimentos que não podia, fiz melhor, fui em busca de uma receita que fosse fácil, rápida e que valeria a pena fazer, e batata – não no sentido literal- deu super certo por isso trouxe aqui para compartilhar com vocês hoje.

Você vai precisar de:

3 ovos

1/2 xícara de açúcar comum

1/4 xícara de oleo

1/2 xícara de farinha de amêndoas
1/3 xícara de farinha de quinoa
1/3 xícara de fécula de batata
1/4 xícara de chocolate em pó 50%
200ml de água quente
1 colher de sopa de fermento em pó

Valor de referencia da xícara 200ml


Modo de fazer:


Em uma tigela, misture os ovos, óleos e açúcar. Misture até que tudo fique homogêneo com o auxilio de um fouet, ou se assim como eu é raiz, com um garfo. Depois misturei todos os outros ingredientes secos, as farinhas, chocolate em pó, junto a essa primeira mistura adicionando em seguida a água quente, misturando para que não formassem bolinhas na massa, deixando o aspecto mais liso.

Por último adicionei o fermento e misturei, o que deu um efeito de aerado perfeito. Untei uma forma redonda com furo no meio com diâmetro de 20cm com óleo e polvilhei um pouco da farinha de amêndoas, mas você pode usar outra da sua preferência, depois despejei na forma e levei ao forno pré aquecido a 180° por cerca de 25-35 minutinhos.

O bolo ficou super macio, ao contrário do que eu particularmente imaginava pois não foi preciso o uso da goma xantana, muito utilizada em receitas sem glúten. O sabor da massa puxou bastante para a farinha de amêndoas o que me incomodou um pouco, mas pretendo testar da próxima vez trocando essa farinha, que além de cara ( paguei R$18 em 200g) não me agradou muito o sabor para a farinha de arroz por exemplo, mas trago atualizações quando testar novamente.

Independente disso o bolo está sendo devorado pela formiguinha aqui, sendo uma boa opção de café da manhã ou lanche da tarde para aqueles momentos que quase gritamos por falta de açúcar e de algo gostoso. O melhor: sem sentir culpa de comer algo que te faça mal.

Para a calda utilizei uma lata de leite condensado vegetal a base de arroz e cacau 50% à gosto. Além de granulado para deixar visualmente mais bonito e agradável aos olhos.

Nota 8/10 por conta do sabor da farinha de amêndoas, cada um se identifica com um gosto peculiar, essa foi a minha opinião sincera.

Leia também: 10 opções de café da manhã sem glúten e sem lactose

Quero deixar um link da Amazon nesta parte final do post pois comprando através deles você ajuda o blog e outros projetos meus a crescerem sem pagar nada a mais por isso. Quando for fazer suas compras, lembre-se de utilizar meu link geral: https://amzn.to/3O8GWiG

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário