Menu
Cartas / reflexão

Para ler quando estiver ansiosa

Eu sei que dizer para você ter calma nesse momento em que está ansiosa é um tanto quanto clichê, mas espera lá, foi de tanto correr que acabou se encontrando na ansiedade. Pode ficar tranquila que eu não vou dizer para ter calma quando eu mesma sei que essa palavra jogada ao vento não é tão vã como quem diz as palavras acha que é no momento que abre seus lábios achando que está ajudando-a de certa forma.

Estou aqui para dizer que apesar de toda angustia, todo estresse e nervoso que entra no combo da ansiedade, não é o fim da história. Acredite. Esse ainda não é o fim. Ainda existe uma esperança. Isso é só passageiro, por mais que pareça ficar presa nesse cenário por milhares de anos.

Uma coisa eu aprendi, que em momentos de ansiedade, a alma pode até ficar ansiosa, agitada aqui dentro de nós, mas não é tudo em nós que fica ansioso, pasme você. Há uma separação entre nossa alma e nosso espirito. Quem fica ansiosa é a nossa alma, dessa forma, podemos, quando entendemos isso, nos mover pelo espirito e tornar a nossa alma a se submeter a ele para que venha se aquietar nesse meio de ansiedade.

Como cristã, preciso te dizer que sim é possível estar em um ambiente ansioso e mesmo assim sentir paz no espirito. Você pode estar se perguntando “como?”, bom isso só Deus pode proporcionar vivermos. Experimente, em momentos como esses, sentar em um lugar calmo, e aqui não estou falando sobre meditação para o universo e tudo mais, não, mas experimente conversar com Deus, colocar pra fora aquilo que tem te afligido, que tem te deixado ansiosa, leia alguns versículos, fique na quietude por alguns minutos e depois repare se não estará diferente, mesmo que a situação toda não tenha se resolvido ainda.

Quando a Bíblia diz que a paz de Deus que excede todo entendimento guardará os nossos corações em filipenses 4.7 expressa exatamente isso. Não é algo que vamos entender. Poderia tentar explicar essa questão de fazer a alma submeter ao meu espirito, ou que nem sempre quando estamos ansiosos na alma o nosso espirito está, mas não seria possível explicar porque é algo que vai além do nosso entendimento. Vivemos essa realidade por meio da fé de que o Senhor tem guardado nossos corações.

Então ao invés de tentar ficar calma, que é uma sensação passageira, busque estar mais perto de Deus, Ele entende as nossas dificuldades, sabe dos nossos problemas, pode resolvê-los se ele quiser, mas principalmente nos ajuda a nos aquietarmos e confiarmos nEle. A situação ruim pode estar acontecendo hoje, mas isso não significa que ela fará parte da sua vida como um todo.

Enfrentamos diariamente esses desafios, e talvez a nossa maior dificuldade seja lidarmos não com os desafios ao nosso redor, mas em lidarmos com nossas próprias emoções diante desses desafios. Por isso, não se apegue a vãs filosofias, a mantras para se acalmar, estratégias que só aliviam por um instante. Se apeguem ao Senhor e Ele cuidará de vocês.

Isso significa que não terão mais momentos como estes? Significa que você não ficará mais ansiosa? É claro que não, mas você terá a certeza de que não estará passando por isso sozinha. Pois Ele estará com você.

Espero com todo o meu coração que esse texto tenha falado ao seu, e que você esteja mais livre de todo esse caos que formou dentro de você por causa da ansiedade. Envie esse post para alguém que também precisa ler isso hoje.

Leia também: Perdemos a graça pelo excesso

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário