Menu

Esse talvez seja um dos assuntos que mais tem acesso aqui no blog. Quando falamos sobre devocional, muitas pessoas tem dúvidas de como fazer, o que fazer, quando, onde e por aí vai. E infelizmente não vemos muitas pessoas falando sobre isso no ambiente da igreja e dos cultos e quase nunca em conversas mais “informais” com outros cristãos.

Apesar de não ser um tabu, precisamos desmistificar algumas coisas em relação ao devocional aqui nesse post, e eu espero com todo meu coração que ao sair desse post você consiga de fato entender o que é um devocional e se sinta livre para fazê-lo da forma que estiver em seu coração. Como sempre falo não existe uma receita de bolo para isso, mas existem caminhos que pode tornar a sua jornada mais assertiva. É sobre isso que vamos falar aqui nesse post.

O que é um devocional?

Segundo o dicionário Dicio, devocional nada mais é do que uma devoção, adoração e admiração por algo ou alguém. E também um momento do dia dedicado a oração de forma específica. Ou seja, para nós que somos cristãos, nada mais é do que demonstrar essa devoção através da nossa adoração, admiração e tempo ao Senhor para conhecê-lo e se relacionar com Ele.

Não é sobre um ritual religioso ou uma receita de bolo, é mais do que isso. É uma busca por relacionamento, conhecimento, sobre quem Ele é.

O que fazemos no devocional?

Oramos, lemos a Bíblia, exaltamos ao Senhor. Mas não fica limitado apenas a essas coisas. Você pode cantar, dançar, chorar, ficar em silêncio, meditar na Bíblia e o que mais a sua criatividade lhe implicar fazer.

Não existem regras, nenhum devocional é igual o do outro, assim como em cada dia, todos eles precisam ser singulares.

Onde, como e quando?

Você pode fazer o devocional onde preferir. Seja no seu quarto ou em outra parte da sua casa. Pode fazer ao ar livre, sentados em um parque talvez, sozinhos ou junto com alguns amigos ou família. Pode ter um tema, como por exemplo: gratidão, amor, bondade, ou não, você fica livre para decidir.

O quando é algo importante a se atentar. Embora não exista uma regra, não podemos conhecer mais sobre uma pessoa se não nos relacionarmos com ela todos os dias, por isso o meu conselho é que você se mantenha nesse lugar todos os dias. O tempo quem vai ditar é você e o tamanho da sua sede por conhecê-lo.

Você não precisa ficar uma hora seguida orando, mas você pode se assim quiser. O que importa é de fato a sua entrega ao Senhor. Sejam 15 minutos por dia ou duas horas. Deus está preocupado com a intenção do seu coração.

Comece com pouco tempo se não tiver esse hábito, tenho certeza de que aos poucos você vai sentir a necessidade de se manter um pouco mais nesse lugar com decorrência da constância.

Como eu faço?

O intuito de compartilhar não é para que vocês façam igual, é apenas para compartilhar o que gosto de fazer nesse momento. Gosto bastante de fazer meus devocionais pela manhã, logo após o meu café da manhã que é quando estou mais focada e acordada. Sento na rede no meu quintal e atualmente estou lendo os Salmos, leio um Salmo por dia, em voz alta e busco meditar por alguns minutos no que li. Como estou com uma Bíblia nova, aproveito para grifar alguns dos versos que mais falaram comigo naquele dia.

Depois, oro de forma intencional, partes dos versos que acabei de ler trazendo para o contexto atual. Gosto sempre de ouvir um fundo musical como já compartilhei em outro post com vocês desse canal no youtube enquanto faço meu devocional. Tenho também um momento de contemplação, olho para o céu, digo palavras de exaltação ao Senhor e finalizo assim.

Como compartilhei, cada dia é singular, então nem sempre acontece nessa ordem, ou todas essas coisas. Mas independente disso busco estar ali todos os dias, provando e vendo o quão bom o Senhor tem sido. Outra coisa, é que gosto de colocar temas também, atualmente estou num propósito de somente agradecer nesse momento de devocional.

Assim o meu coração e minha mente vão tomando realidades de coisas que tenha deixado passar abatido boa parte da minha vida. Parte disso é que estou lendo os Salmos, eu já os li algumas vezes, mas senti de fazer isso de forma mais intencional nesse tempo.

Resumindo o que foi dito aqui, você é livre para fazer desse momento algo só seu e particular com Deus, não precisa seguir regras ou buscar fazer igual o de fulado porque ele á é cristão a mais de 15 anos. Não. Você pode construir algo precioso com o Senhor nesse momento de devocional e tudo o que precisa é de fato um coração sedento por conhecer a Ele e se relacionar com Ele. Dessa forma, as coisas fluirão, pode ter certeza disso.

Clique aqui para encontrar livros selecionados que você pode usar no seu devocional diário.

Leia também: Playlist para encher o coração de expectativa para 2024

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário