Menu
reflexão

Seja protagonista: servindo aos outros

Estamos chegando a reta final dessa série maravilhosa, e hoje vamos falar sobre um tema que refleti bastante ontem enquanto preparava a ceia de natal com a minha família que é sobre servir aos outros. Como temos comentado aqui em outros posts dessa série Seja protagonista, se tornar a sua melhor versão envolvem muitos aspectos da nossa vida cotidiana e estar servindo aos outros é um dos aspectos que mais nos desenvolvem como pessoa.

Se você caiu aqui de paraquedas ou perdeu os capítulos anteriores dessa série recomendo ler primeiro pois temos uma construção de raciocínio ao longo dos textos já postados, clicando aqui nesse link. Tendo dito isso, vamos ao tema de hoje.

No mundo que vivemos hoje falar sobre servir aos outros parece ser algo tão antiquado. As pessoas não se importam com o outro quando não se diz respeito a elas próprias. Quando por exemplo uma mulher afirma que ama cuidar da casa, dos filhos e do marido, é muita das vezes julgada como “escrava” do lar, não conseguem enxergar quão precioso é servir aos outros, porque sim, é maravilhoso. Estamos vivendo, infelizmente, uma vida de cada um por si, deixamos de lado o prazer de fazer algo por alguém sem receber algo em troca, não conseguimos entender que existe valor, muito mais do que o dinheiro pode pagar, em servir ao nosso próximo, com alegria e satisfação.

E você pode estar se perguntando porque escolhi esse assunto para abordar nesse penúltimo texto da série e sendo bem sincera eu só senti de falar sobre isso porque precisamos ler/ouvir mais sobre isso, não podemos nos tornar a nossa melhor versão se não pararmos para servir aos outros, não tem como ser protagonista da sua própria história negando o fato de que servir ao outro é importante também para a nossa jornada e desenvolvimento pessoal. Isso porque não é uma tarefa fácil, não é um dom que todo mundo nasce com, é na verdade uma construção, intencional, de algo que vale a pena se gastar em prol.

Existe uma grandeza em estar servindo aos outros que só quem serve sabe como é. Iniciei esse texto dizendo que tive esse insight ontem enquanto servia a minha família na ceia de natal que foi aqui em casa. É tão satisfatório ser anfitriã, demonstrar preocupação, garantir que todos estão bem servidos, preparar uma decoração na mesa bonita mesmo que quase ninguém vai notar, senão pela comida, mas servir sabe?

Não vou dizer que nasci com o dom ou que sempre fui assim, mas tenho aprendido ao longo dos anos, em especial esse ano de 2023, que existe prazer em servir aos outros, existe beleza onde quase ninguém vê, é também um princípio que o próprio Jesus nos deixou quando veio a esse mundo não para ser servido mas para servir aqueles a quem amava. Tem exemplo melhor que esse? Deixou toda a sua glória, andou com pessoas improváveis, lavou os pés dos seus discípulos, ensinou-os a orar, comeu entre eles e morreu em nosso lugar. Se Jesus, que é o filho de Deus, fez isso com alegria e prazer, porque nós não estamos servindo aos outros como deveríamos?

Podemos passar a nossa vida inteira correndo atrás de realizar sonhos e de vivenciar experiências únicas mas nada se comparará a grandeza que é poder servir as pessoas com um sorriso no rosto, gratidão em nossos corações, porque se servimos, por exemplo, a nossa família é porque graças ao Senhor que temos uma família, se servimos uma mesa cheia de comida, é porque temos comida em nossas mesas, se honramos aos nossos pais é porque existe honra, e por aí vai, precisamos tirar esse fardo que a própria sociedade impôs sobre quem serve de que isso é algo ruim, custoso e de pequena importância, porque não é. Verdadeiramente não é.

Ser a sua melhor versão vai muito além daquilo que só envolve o seu próprio umbigo, é perceber que aquilo que plantamos para dentro uma hora tem que florescer, e as pessoas de fora também terão acesso. Por isso é tão importante priorizarmos esse assunto, porque servir aos outros externaliza aquilo que há dentro de nós também.

Espero que esse texto sobre estar servindo aos outros tenha feito sentido para você, e se fez, compartilhe com alguém que também precisa ler isso hoje. Continue acompanhando a série Seja protagonista, todos os domingos até 31 de dezembro aqui no blog e ouça os episódios sobre essa série também no Spotify, clicando aqui, será um prazer ter você por lá também.

Leia os outros posts da série “Seja protagonista” clicando aqui.

Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário