Confesso que sempre fui a leitora que julgava o livro pela capa — ainda faço isso involuntariamente — e por muito tempo fui julgada pela minha própria consciência de que o que fazia era errado. “Você precisa dar uma chance”pensava comigo, mas continuava indo contra aquilo que não era tão agradável aos meus olhos. Se o livro fosse bonito, tivesse um título curioso eu dava uma chance, senão, vida que segue.
Não me orgulho disso em totalidade pois já deixei de ler muitos livros porque os julguei pela capa. Como sei disso? Eu acabei assistindo os filmes e me surpreendi com a narrativa. Entretanto julgar algo pelo que está por fora não é algo tão bom assim por dois motivos: ora você vai julgar que algo é bom pelo que está na embalagem, ora você vai discriminar algo por causa da embalagem. E nem sempre isso funciona da forma correta. As vezes estaremos completamente errados em nossas opiniões.
É uma verdade que precisamos aceitar.
Tanto o julgar pela capa contém um erro, como deixar de julgar. Seja por bem ou por mal.
Fazia alguns dias que eu vinha desejando um pão de forma no supermercado. Sempre que via na prateleira, minha boca enchia d’agua, mas era tão caro, comparado a outros pães que nunca cedia a vontade. Não era qualquer pão, vinha escrito pão na chapa, com aquela ilustração de pão com manteiga tostado na frigideira, bem das antigas sabe? Até que na última quinta feira finalmente cedi. Comprei o bendito pão me convencendo de que ele valia o preço que paguei.
Porém toda aquela propaganda não era totalmente verdade. Pelo menos não quando passei manteiga e deixei torrar um pouco na frigideira na manhã seguinte. Não era o que eu havia imaginado e criado expectativas. Parecia um pão comum, só com uma fatia mais grossinha. Apenas isso. Nada de especial.
Fiquei um pouco frustrada. Mas hoje, quando fui colocar as fatias na frigideira desse mesmo pão me veio esse insight para escrever. Esse é o perigo de escolher algo segundo a embalagem. Nem sempre aquilo que está escrito é totalmente verdade. Assim como nem tudo o que é bom pode estar exposto em uma embalagem. Isso também vale para livros, mas não só para livros.
Por isso quero finalizar com esse insight: se certifique de não escolher absolutamente nada por aquilo que é possível ver por fora. Faça buscas, veja se faz sentido, verifique se está dentro dos principios. Uma capa bonita pode falar muitas coisas, mas só quem leu verdadeiramente sabe o valor do conteúdo. Ou falta dele.
Espero que esse texto tenha feito sentido para você e se fez por favor me deixa saber nos comentários, exponha sua opinião sobre o assunto, vai ser ótimo conversar com você aqui em baixo.
Leia também: Conectando com a essência
Estou fazendo uma rifa virtual para me ajudar com os custos da publicação do meu livro físico e se você puder e quiser me ajudar, para garantir o seu número basta acessar a Rifa Virtual clicando aqui. O sorteio será em live no meu instagram podendo ocorrer a qualquer momento no meu instagram. Vou avisando tudo por lá.
Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc
Compartilhe com quem você gosta,
Com Carinho, Lari.
Sem comentários