Menu
Dicas

7 dicas que vão te ajudar a ser mais saudável em 2022

Acredito que a meta de vida de muita gente é ser saudável, mas cá entre nós, não é tão fácil assim como parece ser pois nós somos aquilo que comemos e é possível comer só salada e não ter uma verdadeira saúde, porque envolve muito mais do que o alface e o tomate. Se é a sua primeira vez por aqui, deixa eu compartilhar um pouquinho da minha vida saudável que estou tentando adquirir.

Descobri a dois anos atrás uma intolerância a lactose fora do normal, daquelas que não posso comer ou beber nem os alimentos rotulados zero lactose, quanto mais o salvador de muita gente: lacday. “O que você come?” isso provavelmente passou pela sua cabeça, a verdade é que desde então eu comia tudo o que não podia e passava mal sempre, mas no ano passado tomei uma decisão que sinceramente mudou e está mudando a minha saúde, que foi cortar todo vestígio de leite. Entretanto sabemos que o leite possui muito cálcio e claro que eu não poderia ficar sem, então tive que buscar alternativas, que me fizeram nesses últimos três meses ter uma alimentação saudável e totalmente rica nos elementos que o nosso corpo precisa.
Talvez você não tenha uma intolerância ou alguma outra restrição alimentar, mas quer ter uma alimentação saudável agora que 2020 chegou, tendo mais controle sobre o que você come e se prevenindo quanto algumas coisas. E aí surge a pergunta: Como começar? Quero te ajudar dando algumas dicas, que funcionam para mim, sobre o que fazer que vai abrir a sua mente para alguns passos que só depende de você começar a fazer e também parar de fazer.
  1. Se algo te faz mal: evite. A sua saúde precisa estar em primeiro lugar. Sempre é possível substituir uma coisa pela outra. No meu caso é o leite, a substituição está nos leites vegetais que são até mesmo mais saudáveis do que o leite da vaca. E o brigadeiro, bolo, doces e tudo mais? Bom, nem sempre a gente pode aquilo que queremos, então é aceitar. Quando você faz isso, você também aprende a se virar mais, buscando substituições, no meu instagram eu mostro muito essa minha realidade, pois cada coisinha que acho no pinterest que parece gostoso e fácil de fazer, eu coloco as mãos na massa, e algumas vezes o gosto me agrada.
  2. Comer de três em três horas é extremamente importante. O nosso corpo é estimulado através do que comemos, então ficar muitas horas sem comer, mesmo que não sinta fome, é prejudicial a saúde. Seja uma fruta, um biscoito, uma fatia de bolo, ou até mesmo uma vitamina.
  3. Tudo o que puder fazer em casa, não compre. Você não sabe o que compõe completamente, nem sempre todos os ingredientes estão descritos na embalagem. Pode dar um pouquinho de trabalho, mas além de ser mais gostoso fazer em casa, você realmente vai fazer do seu jeito, com o que você quer e o que você gosta. Seja um bolo, um pão caseiro, até mesmo os leites vegetais. Isso também te ajuda a testar e experimentar coisas novas com um custo mais barato.
  4. O que nem sempre é frisado, mas muito importante é intercalar os alimentos das refeições durante o dia. Por exemplo, se você comer pão no café da manhã, tenta não comer no restante do dia, troque por outra coisa, como uma tapioca, alguma torrada ou algo do tipo para não acostumar o seu estomago somente com uma coisa, sem variação. Assim como você não precisa parar de comer tudo o que é gorduroso ou que faz mal a longo prazo, é tudo questão de adaptar, pois não precisa comer um X-Tudo, doces e chocolate todos os dias, pode reduzir para uma vez na semana, por exemplo, e conseguir se conter com essa porção semanalmente.
  5. Adquira o hábito de inserir fibras e grãos em todas as refeições. Isso com certeza vai mudar o seu interior, fortalecendo-o. Como aveia, granola, chia, gergelim, entre outras coisas. Como nem sempre eu consigo ter em casa esses grãos ou fibras, costumo usar também alimentos integrais, como pão, biscoitos, torradas para ajudar o meu intestino.
  6. Não adianta comer bem se o seu corpo não se exercita também. Ter uma rotina de exercícios físicos vai te ajudar completamente a ter uma vida saudável, e não estou falando da academia somente, pode ser uma caminhada, um corrida no final da tarde, alongamentos diários, yoga, pilates, qualquer coisa que faça o seu corpo estar em movimento. Dica: Se você gosta de se exercitar em casa, mas não sabe por onde começar, te indico um aplicativo que a minha amiga me indicou e foi muito útil para mim em 2019 que é o Perca peso em 30 dias, embora o nome seja esse, na verdade define os músculos, queimando a gordura localizada no seu corpo e fortalecendo-o com os exercícios
  7. Não menos importante, acredito que é a cereja do bolo: Beber no minimo 2L de água por dia. Muitos comentam sobre isso, mas poucos realmente começam a ter esse hábito. A partir do momento que ingerimos a quantidade certa de água em nosso organismo, ele funciona melhor, não só a saúde interna, como também a nossa parte externa fica com aparência melhor, a pele, cabelo e unhas tornam-se outras. 
Nunca é tarde para começar a ter uma vida saudável e diferentemente do que muitos pensam não é tão ruim mudar alguns hábitos, deixar de comer algumas coisas para que tenhamos um estilo de vida saudável, você acaba se acostumando e tendo consciência de que se você não cuidar hoje do seu corpo, amanhã poderá sofrer algumas consequências, sendo que poderia ter evitado.

Me acompanhe também no IG clicando aqui
Compartilhe com quem você gosta! 
Com carinho, Lari.

8 Comments

  • Unknown
    28 de dezembro de 2020 at 19:50

    Gostei muito!!

    Reply
  • Larissa Bueno
    31 de dezembro de 2020 at 14:15

    Espero ter te ajudado <3

    Reply
  • Unknown
    8 de janeiro de 2021 at 16:11

    Amei as dicas 😃 quero tentar segui-las para me sentir bem.

    Reply
  • Larissa Bueno
    11 de janeiro de 2021 at 11:26

    Você vai conseguir <3

    Reply
  • Unknown
    8 de abril de 2021 at 11:10

    Vou tentar começar uma amiga minha começou a ter essa rotina e acho que vai ser bom pra mim também

    Reply
  • Larissa Bueno
    10 de abril de 2021 at 11:15

    É maravilhoso, você vai conseguir!!!

    Reply
  • Unknown
    23 de julho de 2021 at 22:31

    Fazendo isso será que emagreço??

    Reply
  • Larissa Bueno
    13 de agosto de 2021 at 09:39

    O intuito do post é ajudar a construir uma vida mais saudável, para obter outros resultados é importante procurar a ajuda de uma nutricionista especialista no assunto.

    Reply

Deixe um comentário