Menu
Pensamentos / reflexões / textos

Se aproxime de pessoas mais velhas que você

Essa semana eu escutei algo de uma pessoa com 94 anos que eu fiquei muito admirada e com certeza será muito essencial compartilha-la para o desenvolvimento desse post. A frase foi mais ou menos a seguinte: “Ouvir pessoas mais velhas do que você é como passar por uma escola sem ter que ficar sentada assistindo, mas aprender coisas novas de quem já enfrentou muita coisa“. Eu ouvi isso de uma pessoa mais velha do que eu, preciso pegar a calculadora, já nao sou tão boa de matematica, 74 anos, não são simplesmente, um, dois, três, quatro e quem sabe cinco anos. São quase 8 décadas de diferença, é impossivel ouvir isso e não querer sentar com pessoas assim e simplesmente ouvir.

Eu sinceramente sempre tive uma conexão muito grande com pessoas mais velhas que eu, que tinham idade para ser meus avós. Sempre me dei muito bem com meus professores mais velhos e gostava muito de ouvi-los, pois sempre traziam algo bom naquilo que falavam, sempre tinham uma história para contar por trás de outra. Sempre tinham algo para ensinar. Isso sempre me fascionou.

Ao entrar nos onibus, em bancos e outros lugares públicos é como se eu atraisse para perto de mim pessoas idosas, eu acho muito engraçado pois elas sempre conversam comigo, sempre falam algo que mesmo não sabendo, faz eu entender meus questionamentos internos. Me faz dar valor mais a vida, admirar os cabelos grisalhos, imaginar como deve ter sido dificil para eles na infância, quando tudo parecia mais dificil, quando não tinha tecnologia e mesmo assim eles aprendiam tanto, que hoje mesmo com toda tecnologia são grandes fontes de aprendizados para nós, pois já experimentaram coisas que ainda vamos viver, já passaram por boa parte da escola da vida que estamos enfrentando hoje e certamente tem muita coisa para ensinar.

Talvez tenha alguém assim na sua familia, se não tem não será dificl encontrar, que tem várias histórias interessantes para compartilhar, contar experiencias vividas e oferecer tantos conselhos que podem mudar a sua vida basta um simples sentar junto e conversar, oferecer o seu tempo, em prol de algo que vai ser edificante com toda certeza pra ti. Apesar de sabermos bem disso, a gente tende a se afastar cada vez mais deles, dar mais valor aos amigos mais proximos, conversar e nos relacionar com pessoas da nossa idade, porque afinal é assim não é que tem que ser?

Não! Não deve ser assim, se for assim a nossa geração um dia vai perder muita coisa por não ter aprendido com os mais velhos, não teremos histórias para contar aos nosso filhos como as que eles tiveram e estão dispostos a compartilhar com a gente, sabe? No centro da minha cidade, quando não tem tantos turistas o que mais se vê são idosos caminhando pelo calçadão, sentados em algum lugar adimirando a vista ou então aglomerados conversando juntos, prontos para compartilharem aquilo que eles tem guardado na memória. Eu acho que a coisa mais incrível que deve ser é chegar a uma idade como essa de 94 anos, com tantas memórias ainda nitidas dentro da mente, e tenho quase certeza que todas essas que estão guardadas e na ponta da lingua assim que surge uma oportunidade são memórias que marcaram bastante e de certa forma em todos os anos de vida, pelo menos uma vez a cada tempo lembrava dela, para que até hoje elas estivessem guardadas assim.

Então o meu conselho hoje é: se aproxime de pessoas mais velhas do que você. Você com certeza não será a mesma pessoa depois de 30 minutos ou até menos de conversa. Não ache isso chato, pois digo por experiencia própria, não é, eu fico encantada a cada conversa, a cada minuto que posso conversar com pessoas assim. Precisamos usufruir dessas experiencias que talvez nunca vamos viver, mas que podemos ter acesso por meio dessas pessoas, que viveram tanto, que carregam marcas, cicatrizes, alegrias, dores, gratidão, testemunho e memórias de tempos que não voltam mais.  Existem idosos, cheios de histórias para contar em azilos esperando por alguém novo para compartilhar, a gente só precisa ir até eles, essa é uma das coisas que eu quero começar a fazer em breve. Gaste tempo com eles, vale a pena!

“O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e se obtém mediante uma vida justa.” Provérbios 16:31

Recado do bem: para quem quiser participar de um grupo de meninas interativo no whatsapp sobre diversos assuntos, relacionados aqui do blog, sobre desenvolvimento pessoal e outras coisas relacionadas a vida em si, por favor responda um formulário clicando aqui com suas informações de contato, você será muito bem-vinda.

Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, produtividade e outros, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog.

Compartilhe com quem você gosta!
Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário