Menu
Receitas

Bolo de laranja delicioso sem farinha de trigo

Dia desses decidi testar diversas receitas diferentes ao mesmo tempo e uma delas foi uma receita de bolo de laranja sem glúten que a tempos tenho mas confesso que ainda não tinha testado, mas ao testá-la na ultima quinta feira percebi que o bolo também fica gostoso assim como o bolo feito com farinha de trigo mas claro com toques especiais e feito exclusivamente para quem quer evitar o glúten na vida e quem assim como eu está tendo que tirar o glúten para o bem da saúde do nosso organismo.

Eu particularmente sempre tiver aversões quanto a testar novas receitas porque o resultado nem sempre era do meu agrado, nem chegava perto do que a receita dizia mas de uns tempos pra cá tenho quebrado esse paradigma e conseguido sim, graças a necessidade testar novas receitas, mesmo que talvez elas falhem, sempre há algo para aprender na cozinha não é mesmo? Mas fiquem tranquilos que essa receita deu super certo e não demorou muito até ter um bolo quentinho com um aroma de laranja sair do forno para o café da tarde desde o preparo, um bolo super simples, barato e fácil de fazer que com toda certeza vai ganhar o seu coração também.
A receita original foi extraída do Viver com Sabor e adaptada com alguns dotes culinários que adquiri ao longo dessa vida morando sozinha e aprontando na cozinha que fez desse bolo a quarta melhor versão de bolo sem glúten que eu já comi na minha vida. O bolo de banana que já compartilhei aqui ganha em primeiro lugar em todas as discussões comigo sobre bolos sem glúten, o segundo não poderia ser o meu bolo de cenoura sem glúten com brigadeiro sem lactose e leite de vaca e o terceiro claro, o bolo de fubá, broa de milho, o que vocês quiserem chamar que dá pra comer de diversas formas sem glúten e lactose. Espero que saboreiem o melhor da culinária sem glúten da vida de vocês com essas receitas semanais de bolos testados e adaptados por mim aqui no blog.

Você vai precisar de:
3 ovos
Suco de duas laranjas
2  xícaras de chá de açúcar 
1 xícara e meia de farinha de arroz (Usei a da Urbano)
1/4 óleo de girassol
1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó
Casca da laranja à gosto
Você pode utilizar o açúcar da sua preferencia, e se quiser usar o açúcar cristal mesmo porém deixar ele menos doce, coloque apenas 1 xícara e mais um pouquinho de açúcar, fica perfeito para quem não gosta muito de doce. A Casca da laranja é para dar um gostinho a mais, mas se não quiser colocar não tem problema e não precisa ser muito, apenas um pouco para não ficar amargo lembrando também de tirar os caroços da laranja quando for separar o suco dela. A medida da xícara é 200ml de farinha de arroz.
Como fazer:
Bata os líquidos com o açúcar e a casca da laranja por alguns segundos no liquidificador até que todos ingredientes se misturem entre sí. Em uma tigela a parte, despeje o liquido e acrescente em seguida a farinha de arroz mexendo até todos os pontinhos brancos se desfazerem. Por fim acrescente o fermento em pó misturando junto a massa até ele se desfazer também. Unte uma forma de 20cm de diâmetro com furo no meio (ou não) com óleo ou manteiga e polvilhe com a farinha de arroz despejando em seguida a massa e levando ao forno preaquecido por pelo menos 30 minutos ou até passar no teste do palito.
Obs: A Massa não fica homogênea como de costume, fica mais liquida e é esse o ponto ideal, um pouco aerada.
Eu sempre fui fã de bolo de laranja mas depois que conheci essa receita sem glúten ainda por cima, virei uma fã de verdade pois posso comer sem me preocupar de estar fazendo algum mal ao meu corpo e além do mais é mais saudável também. Espero que você também teste aí na sua cozinha e se testar por favor me marque @aveiaechia o meu mais novo perfil de culinária e vida saudável no instagram. Como também não deixe de conferir as outras receitas aqui do blog que com certeza você também vai adorar!
Quero deixar como indicação um ebook maravilhoso com receitas como essa para não deixar de comer as coisas que você gosta na versão sem glúten e lactose e ainda sim não perder o sabor do que é bom, é só clicar nesse link para conferir.
Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog e faça parte dos seguidores do blog se inscrevendo logo abaixo também.
Compartilhe com quem você gosta,
Com Carinho, Lari. 

Sem comentários

    Deixe um comentário