Menu
Receitas

Pão sem glúten: a primeira vez que deu certo

Quem me acompanha no Instagram, ou que tem acompanhado a série post novo todo dia aqui do blog, sabe que recentemente descobri alergia ao Trigo (por incrível que pareça não deu ao glúten em geral, mas enfim, dá no mesmo) e com isso na semana passada decidi de uma vez por todas fazer uma dieta para cuidar da minha saúde. Resultado: estou a 5 dias sem comer qualquer coisa que tenha glúten ou trigo e tem sido um grande desafio pois eu amo um pãozinho e ficar sem por quatro dias já estava me deixando fraca (haha) por isso pesquisei até encontrar uma receita barata, fácil e rápida de pão sem glúten e que ficou definitivamente maravilhosa.

E quero compartilhar com vocês nesse post dando primeiramente os créditos ao canal Delícias sem glúten que foi de onde peguei a receita & em seguida compartilhando aqui com vocês a receita, modo como eu fiz e a minha experiência comendo pão caseiro sem glúten pela primeira vez.

Imaginava que pão sem glúten seria horrível. Preciso confessar, mas a verdade é que esse pão sem glúten superou as minhas expectativas. Os do mercado particularmente são caríssimos e por optar por uma opção de pão sem glúten mais barato e saudável, livre de conservantes, sabendo exatamente o que teria na composição foi pra mim um grande achado.

A maioria das coisas para fazer esse pão tinha em casa, então as únicas coisas que precisei comprar foram a farinha de arroz, polvilho doce e goma xantana. Gastei apenas R$13,00 nesses três ingredientes e o custo benefício foi bem melhor do que ter comprado um pão sem glúten industrializado por aproximadamente R$26,00.

Você vai precisar de:

150g de farinha de arroz

150g de polvilho doce

1/2 colher de chá de goma xantana

3 ovos grandes

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1/2 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de açúcar

150ml de água em temperatura ambiente

1 colher de sopa de fermento de pão biológico seco instantâneo

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes secos em uma tigela. Em seguida acrescente os ovos ao centro da massa e misture delicadamente. Acrescente também os outros ingredientes, deixando por último o fermento. Com o auxilio de uma espátula, misture até que todos os ingredientes estejam absorvidos na massa, deixando-a bem homogênea. O intuito é não ficar nenhuma bolinha, por isso misture bem.

Unte uma forma para pão com azeite e despeje a massa sobre a forma. Espere cerca de 20min para que a massa cresça e enquanto isso aqueça o forno a 180 graus. Depois é só levar ao forno por cerca de 20 a 25min e estará devidamente pronto.

Uma dica que minha avó sempre dá é deixar a forma esfriando em cima das grades do fogão para não grudar o fundo, e funciona mesmo. Agora é só pegar uma xícara de café fresquinho e se deliciar!

Obviamente não ficou a coisa mais deliciosa do mundo, mas como disse, superou as minhas expectativas. Algo que não me agrada muito é o gosto da farinha de arroz, que na minha opinião fica bem concentrado, seja em qualquer receita sem glúten, por isso decidi comer o pão com uma fatia de mussarela para camuflar um pouco o sabor, embora estivesse bom.

Testei também tostar esse pão, que cortei em fatias como se fosse de pão de forma, na frigideira (o falta que uma torradeira não faz heim?!) com um pouco de manteiga em ambos os lados e ficou muuuuuito bom, sério, estou muito satisfeita com o resultado e feliz demais por estar conseguindo tirar o glúten da minha vida.

Por isso, a minha recomendação é: se você não pode consumir glúten ou deseja diminuir o consumo, façam esse pão sem glúten que é um grande achado!

Leia também: 10 opções de café da manhã sem glúten e sem lactose

Quero deixar um link da Amazon nesta parte final do post pois comprando através deles você ajuda o blog e outros projetos meus a crescerem sem pagar nada a mais por isso. Quando for fazer suas compras, lembre-se de utilizar meu link geral: https://amzn.to/3O8GWiG

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário