Menu
Dicas

Como conciliar vários compromissos no dia

Confesso para vocês que não é nada fácil ter vários compromissos diferentes ao longo da semana, engana-se quem pensa que eu só passo os meus dias escrevendo para o blog e postando videos no youtube, por trás dos bastidores tem uma vida real de dona de casa e responsável por diversas coisas que me fazem as vezes me questionar: como eu consigo conciliar tantas coisas, compromissos e responsabilidades em um único dia ou em uma semana lotada de coisas para fazer. Pensando bem sobre isso, indo mais a fundo, descobri algumas coisas que eu faço naturalmente que me ajudam a conseguir ter uma semana mais produtiva e com mais realização quando a os meus minutos do dia estão contados.

Claro que existem dias em que sobra bastante tempo e não tenho praticamente nada de diferente para fazer, mas nos últimos três meses a minha rotina tem sido uma loucura porque estamos em obra, fico responsável pela contabilidade, resolver coisas, cuidar de uma casa, de um cachorro, trabalhar aqui no blog que envolve mais do que fazer posts semanais, gravar videos para o youtube, ter todo o controle das redes sociais e tantas outras coisas que de fato requerem muito tempo e esforço da minha parte para deixar as coisas no eixo. E como sei que não é só eu quem tem dias complicados assim, e que as vezes não sabe como lidar com tanta coisa no mesmo dia, quero compartilhar algumas dicas que acredito que poderão te ajudar, se você ainda não faz, a conciliar quem sabe mais coisas que você já tem na sua rotina diária e que quase nunca consegue realizar tão bem por falta de tempo, porque sim, parece que 24h é pouco, não é verdade?  Então vamos direto para as dicas sem mais enrolação:

  1. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo: eu sei, eu sei, nós queremos otimizar o nosso tempo, porque parece mais rápido fazer duas coisas (ou mais) ao mesmo tempo para que tudo acabe logo, mas esse é um péssimo hábito porque não conseguimos focar toda a nossa atenção a exatamente uma coisa, com isso fazemos de qualquer jeito e embora possa ficar aceitável, poderíamos fazer com excelência se estivéssemos fazendo uma coisa de cada vez. Também sei que a verdade por trás disso é que o tempo é muito corrido para fazer tantas coisas, o que me faz dar a seguinte dica, entretanto entenda que não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, isso é apenas ilusão porque parece que estamos sendo produtivas, mas não, estamos fazendo muito, mas ao mesmo tempo o que como eu disse, não nos faz dar a atenção que deveríamos. 
  2. Deixe como segundo plano o que não é tão importante para fazer assim: o famoso estabelecer prioridades, mas não é só estabelecer é realmente fazer das suas prioridades uma prioridade maior e tirar tudo da sua vista que não é até que tudo o que você realmente tinha um prazo para entregar e fazer esteja completo. Se sobrar tempo você faz, se não está tudo bem não fazer, pode deixar para o outro dia, não queira colocar mais coisas no seu dia que não precisam realmente estar nele só para parecer produtiva sabe? Isso trás muito desgaste mental e físico e você não merece isso em um dia cheio.
  3. Comece uma coisa e termine: isso sempre me ajuda a me sentir mais produtiva acredite. Pois quando fracionamos o nosso tempo, como disse no primeiro ponto, acabamos não produzindo nada se ficarmos iniciando várias coisas toda hora sem dar continuidade, no final do dia terão várias coisas para realizar no outro dia mais os outros compromissos, sendo que dava para ter aproveitado melhor o tempo mesmo que não desse para fazer tudo. Quando eu sento para escrever e no meio do caminho bate uma preguiça, eu balanço a cabeça e falo comigo mesma “Lari, você precisa terminar isso, quanto mais você focar, mais rápido termina” e assim fico livre para fazer as outras coisas sabe? É muito bom começar algo e terminar,  algumas vezes realmente não estamos conseguindo produzir nada então eu sugiro fazer a ultima dica e então continuar, e se ainda não conseguir, faça outra coisa para não perder o dia quebrando a cabeça com algo que as vezes acontece de não fluir realmente.
  4. Largar o celular enquanto estiver ocupada: embora eu trabalhe com a internet uma das coisas que mais me atrapalham também é o celular e aqui inclui deixar o whatsapp com a aba aberta no computador porque toda hora você quer responder alguém, e aqueles minutinhos podem te atrapalhar ainda mais, como sempre estou escrevendo ou criando conteúdo no computador, se eu abro alguma rede social eu perco toda aquela inspiração que eu estava no momento, e retardo o que deveria estar fazendo realmente. Quando o dia está tranquilo, não me importo em deixar tudo aberto, porque consigo conciliar bem, entretanto quando o meu dia está com horas contadas a melhor coisa que faço é deixar tudo fechado, no silencioso para realmente não ter distração.
  5. Esteja preparada para tudo: nem sempre as coisas acontecem como planejamos, então é sempre bom ter um segundo plano, ou algumas coisas dentro da bolsa, como ferramenta para ser utilizado no seu dia que pode ser muito útil. Já tiveram dias em que eu não consegui chegar a tempo em casa para voltar para o outro compromisso e não tinha comido nada no caminho e fiquei o tempo todo ansiando por comida, então sempre que acontece dos meus dias estarem assim eu carrego um biscoito na bolsa, sempre levo água, fones de ouvido, livro para caso ter tempo de ler, carregador e tudo quanto mais for necessário. É sempre bom ter por perto coisas que você precisaria ter.
  6. Pausar em determinados momentos: por fim e não menos importante é preciso saber a hora de parar, sabe, nós não somos máquinas de produtividade e de compromissos, nós precisamos ter nossos momentos de descanso, embora o dia pareça ser corrido você provavelmente não fica sem comer o dia inteiro, então ao invés de resolver problemas na hora do café, do almoço,lanche e jantar, para, senta e desfrute da sua alimentação com total atenção, você vai achar o café mais gostoso, a comida mais saborosa, por ter parado para se deliciar ao invés de querer resolver o mundo dentro de poucos minutos. Esse momento é seu, é pra você, as coisas podem esperar sabe?
Uma dica extra é termine o seu dia fazendo algo que você ama. O cansaço vai querer te vencer mas não deixa não, faz algo por você mesmo que seja em 5 minutos isso será como uma recompensa pelo dia puxado que você passou e quase não teve tempo, com certeza vai se sentir bem melhor depois disso. Eu gosto de tocar um pouquinho, conversar com meu namorado por videochamada, ou quem sabe assistir alguma coisa na internet, isso trás uma sensação tão boa, de verdade.

Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também me acompanhe  no IG clicando aqui
Não fique de fora das promoções e ofertas que estão acontecendo diariamente no site da Amazon participando do nosso canal no telegram. Compartilhamos as melhores ofertas com descontos incríveis para você adquirir quem sabe aquele produtinho tão sonhado há meses. O link para participar é o seguinte: https://t.me/aproveitenaamazon
Compartilhe com quem você gosta,
Com Carinho, Lari. 

Sem comentários

    Deixe um comentário