Menu
Vida cristã

Como fazer o devocional ser a sua prioridade todos os dias

Nem sempre as programações dos nossos dias acontecem como planejamos, imprevistos acontecem, existem atrasos, tarefas que não foram cumpridas no dia anterior que acabam gerando uma correria quase que sempre em nossa rotina diária. Entretanto, em nossa caminhada cristã, não podemos negligenciar o nosso tempo à sós com Deus por causa da demanda de tarefas que estão presentes em nossos dias.
Colocamos tantas prioridades em nossas agendas, mas por vezes deixamos de lado o que realmente importa: buscar conhecer mais a Deus por meio da oração e da palavra. Podemos sim ir a igreja todos os dias, participar de todos os eventos que ela promove, estar em comunhão com os grupos de células, convívios e salas de oração, mas algo fundamental é separarmos um tempo para à sós nos relacionarmos com ele, em nosso quarto, no secreto, com devoção, onde só Ele pode nos encontrar. Que é o que costumamos chamar de devocional hoje em dia.
Embora saibamos que devemos colocar essa prioridade acima de qualquer outra coisa, muitos compromissos por vezes nos atrapalham a cumprir essa prioridade em nossas vidas. Sejam emergências, acordar atrasada, esquecer de ter feito algo que deveria ter feito, o cansaço, distrações, barulho, o sono, e várias outras coisas que infelizmente nos tiram desse lugar antes de termos começado o devocional, fazendo com que, de forma involuntária talvez, outras demandas se tornam prioridade ao invés do devocional.
Tá, já entendemos que muitas coisas cooperam para que não tenhamos o nosso tempo devocional mas como vamos transformar essa realidade, que pode ser a sua hoje, para que o devocional, a busca por conhecê-lo seja uma prioridade na sua vida de forma prática?
Pode parecer clichê mas, é preciso definir um momento fixo no seu dia para ter esse momento. Deixar o dia passar e se der tempo para fazer não deve ser uma opção na sua vida se você deseja se aprofundar no conhecimento de Deus e se relacionar com Ele no secreto. Assim como você estabelece um horário para acordar todos os dias, para almoçar, para realizar tarefas de casa, defina um momento do seu dia e seja fiel a ele. E como sabemos que vários fatores podem nos atrapalhar, leve em consideração tudo isso, qual o momento do dia que você consegue se concentrar mais e terá menos distrações? Ou quando você realmente pode se trancar no quarto sem que ninguém precise de você a todo instante? Tenha em mente isso e defina o horário que ficará melhor para você.

Algo que também te ajudará a tornar o devocional uma prioridade é: faça antes de qualquer outra coisa no seu dia, ou pelo menos na parte da manhã como uma rotina mesmo. Tem funcionado bastante comigo porque me ajuda a não negligenciar e adiar para o restante do dia, pois não temos controle sobre tudo, mas temos o controle sobre o que tornamos prioridade.
Olhando para a demanda do seu dia, se achar que por conta do trabalho, de cuidar das crianças, ter que fazer janta depois de chegar em casa e pensar que realmente não tem tempo, tenho uma dica: acorde um pouco mais cedo do que o costume para ter esse tempo que você não tinha antes para fazer o seu devocional. O sono no inicio vai querer que driblar, mas não deixe se vencer por isso, acorde e vá ansiosa ouvir o que Deus tem a ministrar nesse dia.
Você também pode estar pensando que não tem tempo para separar que seja 15 minutos da sua manhã para se desligar de tudo e se conectar com Deus, mas provavelmente você passa 15, 20 ou mais minutos no celular. Lembre-se que a sua prioridade deve ser o devocional, e não rolar o feed do instagram alheio. Para te ajudar mais nessa tarefa de evitar o uso do celular, estabeleça também um horário, depois do devocional, para pegar no celular.  Comigo funciona assim: faço o devocional após o café e só ligo o wifi depois que tiver feito o meu devocional para que não hajam distrações e imprevistos me tirem do lugar que eu preciso estar.
Poderia listar muitas outras coisas aqui, mas para finalizar quero deixar uma dica que para mim é a mais importante: reconheça e tenha em mente que você precisa manter o seu relacionamento com Deus em chamas todos os dias. Os sacerdotes no antigo testamento colocavam lenha sobre o altar dia após dia para que o fogo não se apagasse e é isso que devemos fazer, independente do horário, tem gente que prefere fazer a tarde, a noite, não importa, seja no quarto, ou ao ar livre como eu também gosto de fazer, o que nos ajudará a tornar o devocional uma prioridade em nossas vidas é entender que nós somos os responsáveis por manter aceso o nosso relacionamento com Deus, e é no secreto que fazemos isso, para que quando nos ajuntarmos aos outros, estejamos queimando por Ele, como estávamos em nossos devocionais, pois aquilo que fazemos quando estamos em comunhão com os nossos irmãos, quando estamos em um culto de adoração em nossas igrejas locais é um reflexo do que estamos alimentando no nosso tempo a sós com Ele.
Caso tenha interesse, leia os outros posts que podem te ajudar nesse tema:
Me acompanhe também no IG clicando aqui
Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário