Menu
Sem categoria

Como lidar com o bloqueio criativo?

Podem acreditar ou não, mas tanto escritores aspirantes, como escritores profissionais alguma vez, quiçá várias, já passaram por um momento em que absolutamente nada passava pela mente em um momento que precisavam escrever. O tal do bloqueio criativo é mais presente na vida de quem precisa criar, não só escritores, mas quem depende da criatividade para fazer aquilo que ama.
Me considero uma aspirante escritora, e ao longo de quase dois anos escrevendo para o blog, sinto que em momentos específicos na minha vida existem os bloqueios criativos que chegam me travar em um lugar e torna-se muito difícil sair dali. Hoje por exemplo, foi um desses dias, após 16 dias escrevendo diariamente para o Setembro todo dia aqui no blog, tive um baita bloqueio criativo, nada de surgir ideias para escrever um post novo, fiquei por quase 1h olhando para o céu que está bem nublado e com chuviscos tentando encontrar inspiração mas ela não veio.
Sim, estou escrevendo agora embora o bloqueio ainda persiste em ficar aqui. É por isso que decidi escrever sobre esse assunto hoje que é mais comum do que imaginamos ser na vida de quem cria, seja ela qualquer coisa.
Mas como lidar com isso? 
Estou me perguntando também, embora tenha tentado encontrar a solução no Pinterest, onde na maioria das vezes me inspira a escrever sobre qualquer coisa, comigo hoje não funcionou. Fechei os olhos tentando imaginar sobre o que gostaria de escrever e também nada veio a mente. Finalmente parei, olhei para a minha situação e com uma caneta na mão escrevi no topo de uma folha: bloqueio criativo, persisti por alguns minutos olhando para essa folha tentando me lembrar de assuntos pelos quais vivenciei recentemente para então escrever um título sobre esse assunto nessa página .
Poucos minutos depois tinham 11 títulos sobre assuntos diferentes para escrever para o blog, e embora tivesse os temas, me senti travada para escrever. O tema desse post também estava no meio desses 11 títulos.
Foi quando pensei: vou escrever sobre o que estou passando no momento então, e cá estamos nós. 
Lidar com o bloqueio criativo nem sempre será como imaginamos. Eu sempre tenho em mente que quando estou sem inspirações para escrever, preciso então fazer atividades criativas para estimular a criatividade. Essas atividades variam de pessoa para pessoa, eu por exemplo gosto de cantar, tocar, assistir coisas legais e até mesmo organizar coisas que estão bagunçadas (pode acreditar, isso me inspira). 
Você também pode ler, caminhar, nadar, praticar um esporte diferente, pintar, desenhar, conhecer lugares novos, praticar algum hobbie e tantas outras possibilidades.
Mas nem sempre, vamos conseguir fazer isso no momento em que estamos sentindo esse bloqueio por diversos fatores. E lidar com o bloqueio se torna ainda mais difícil, mas ainda é possível lidar com ele de forma leve. 
Aceite essa realidade e relaxe, você não é um fracasso só por estar sem criatividade por um instante que logo logo irá passar. É só um momento. 
Eu poderia me esforçar para escrever sobre o que na verdade não estava inspirada, poderia fazer outras atividades para baixar a inspiração mas pensei “quer saber? É só um momento e o que eu posso fazer de bom com isso?” 
Sabe, não se cobre tanto, não se julgue tanto, não, se defina  através do seu bloqueio criativo se também estiver passando por isso. Momentos assim acontecem, isso é inevitável e está tudo bem. Apenas relaxe, se desligue um pouquinho e faça as coisas que você gosta sem carregar o peso de não estar conseguindo escrever ou criar o que precisa. Logo logo a inspiração vai te encontrar e pode ser até difícil te fazer parar depois disso. Apenas relaxe, está tudo bem.
Me acompanhe também no IG clicando aqui
Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário