Menu
Vida cristã

Como orar quando a gente não consegue

Podemos amar a Jesus, servi-lo com todo o nosso coração e amarmos estar em intimidade com Ele, mas não estaremos isentos de passar por momentos em que estaremos tão fracos ao ponto de não conseguirmos orar e colocar aquilo que tanto nos aflige, que tanto nos rouba a paz em palavras ao Senhor. Por mais que não queremos, vamos passar por esses momentos ao ponto de nos questionarmos: como orar quando a gente simplesmente não consegue?
Bom, eu passei por isso recentemente e sinto fortemente em meu coração de compartilhar sobre essa experiência para ajudar de certa forma quem também está passando por momentos assim. Contextualizando, sempre fui uma pessoa que amava e amo estar em um lugar de oração, levando aquela diretiva a sério sobre entrar no quarto, fechar a porta e orar ao pai que nos vê em secreto. E em um determinado ponto da minha vida, por conta de muitas coisas que me sobrecarregaram eu não sentia mais forças para orar ao Senhor. Não, a minha fé não tinha acabado, eu só não conseguia sentir vontade de orar. A minha mente ficava agitada, as coisas não cooperavam para que eu ficasse a sós com o Senhor e me vi sem forças. Mas mesmo diante daquela situação, eu entendia que não podia me deixar vencer pela minha carne, não podia sequer me afastar um dia do Senhor ainda que não conseguia ficar sozinha e simplesmente chorar. 
Foi aí que eu entendi que não precisava me sentir forte, não precisava ter vontade para orar para finalmente orar quando tudo parecia estar perdido. Eu precisava simplesmente orar. Ainda que sem vontade e sem forças, sem conseguir dizer uma frase completa sem chorar.
Entendi que a nossa vontade nos leva até um lugar em que estamos confortáveis, em que todas as coisas estão sobre controle, mas quando somos levados para um lugar de desconforto, em que precisamos nos adaptar e as coisas nem sempre estão bem, não é a nossa vontade que vai nos fazer sermos constantes em intimidade com o Senhor. Descobri que mais do que vontade, precisamos ter disciplina, pois é através dela que vamos conseguir orar quando as coisas não vão estar favoráveis, é através dela que vamos manter a constância quando não estivermos conseguindo apenas por nossa vontade. Se dependermos só da nossa vontade, falharemos, dia após dia. Hoje eu oro porque tenho vontade, amanhã se algo ruim acontecer e eu estiver emburrada não vou orar. Infelizmente é assim que agimos por vezes em nossa caminhada cristã.
Não basta apenas vontade. Quando chegarmos ao ponto de que não conseguirmos mais orar, vamos entender isso. Que não é só a vontade que nos mantem em um lugar de oração, mas também a nossa disciplina. Estarmos todos os dias ali mesmo que nossa vontade não esteja afiada.
Embora eu não conseguisse orar como gostaria por conta de algumas coisas que estavam acontecendo que não me permitiam ficar muito tempo sozinha, eu me mantive dia após dia, naquele mesmo lugar, e posso dizer com convicção de que embora eu não conseguisse dizer muitas coisas, aquela atitude, de permanecer independente de quaisquer coisas, me deu forças para continuar, me fez enxergar ainda mais o cuidado de Deus e tantas outras coisas. Se eu tivesse me convencido de que naquelas condições eu não conseguiria orar e ter meu momento de intimidade com o Senhor, eu poderia ter perdido muitas coisas que eu vivi em decorrência de ter permanecido coma disciplina embora que a situação não parecesse favorável.
Era muito cômodo para mim, ter um quarto de oração na minha casa no Brasil. Quando eu entrava, ninguém me atrapalhava. Por conta da mudança, ainda não consegui ter um lugar específico para orar e lembro que a minha maior preocupação quando saí do Brasil que levei ao Senhor era “onde eu vou orar agora Deus?”. Precisei me adaptar com a falta de um lugar para orar que só estivesse Deus e eu por alguns dias e posso dizer com certeza de que a disciplina foi essencial nesse momento. Ainda que eu não estivesse confortável, precisei me manter constante através da disciplina, e dia após dia o Senhor foi e tem me dado forças para permanecer nesse lugar.
Independente do motivo que esteja te impedindo de conseguir orar hoje, o meu conselho para você é: permaneça com a disciplina, independente de quaisquer coisas. Essa situação não vai permanecer assim pra sempre, algumas coisas vem até nós para provar-nos, para realmente o Senhor ver onde está o nosso coração quando as coisas forem desfavoráveis. Este é o mesmo conselho que dou para ler a Bíblia. Nós precisamos criar uma rotina de oração e leitura da palavra, e nos mantermos constantes. Da mesma forma que em um trabalho, mesmo sem vontade, sem forças, cumprimos com os nossos horários indo trabalhar, da mesma forma precisamos ter essa disciplina nas dinâmicas espirituais para que não venhamos nos afastar do Senhor.
Se esse texto fez sentido para você, me conte nos comentários, vou ficar super feliz de saber o que você achou. Compartilhe esse texto também com alguém que você sabe que precisa ler essas palavras hoje, copie e cole o texto em algum grupo, poste o print do texto nas redes sociais, são várias possibilidades mas não desperdice a oportunidade que você tem nas mãos.
Me acompanhe no IG @larissabuenoc , lá compartilho de forma mais próxima, sobre a minha vida e tudo o que o Senhor tem gerado em meu coração.
Com carinho, Lari.

4 Comments

  • Any
    1 de junho de 2022 at 20:21

    Lari, isso já aconteceu em diversos momentos comigo e acontece com frequência. Percebo que precisamos parar de esperar o momento perfeito e simplesmente ir, orar como está e sem deixar pra depois. É exatamente sobre constância, e quando ela falhar, não nos deixar ser dominados pelo desânimo.
    Que Cristo nos fale a todo instante e estejamos prontos para ouvi-Lo <3

    Abraços,
    Any.
    Poetiza-te

    Reply
  • Rafa ♥
    8 de junho de 2022 at 12:54

    Ótimo texto!
    Frequentemente venho me sentindo assim… angustiada, nervosa e afastada de Deus. Por tomar consciência disso, percebi que preciso me aproximar Dele e seu texto veio no momento certo. Gratidão!! Vou até rezar agora. ^^

    garotastarfashion.blogspot.com

    Reply
  • Larissa Bueno
    13 de junho de 2022 at 11:14

    Exatamente sobre isso, se darmos desculpas à nós mesmas não vamos orar, porque infelizmente é isso que a nossa carne tende a fazer, mas precisamos de fato ir, sem que hajam segundas opções e nos entregarmos ao Senhor de coração!!!

    Beijo <3

    Reply
  • Larissa Bueno
    13 de junho de 2022 at 11:17

    Que alegria gigantesca Rafa em ler seu comentário, glórias a Deus por isso, quando nos sentirmos assim precisamos ainda mais bucar ao Senhor, mesmo que a nossa vontade seja fazer ao contrário disso.

    Beijo <3

    Reply

Deixe um comentário