Menu
desenvolvimento pessoal

Escrita como terapia: como colocar em prática?

Falar sobre escrita/escrever é um dos meus assuntos favoritos, meus amigos que o digam. Por que na verdade vai muito além da minha paixão por ler ou escrever histórias de romance, muito mais do que escrever posts aqui para o blog, é sobre algo muito mais intenso e profundo que é usar a escrita como terapia. Vamos discorrer um pouquinho sobre isso hoje.

Lembro que ainda muito nova, sempre fazia questão de estar rodeada de papeis, com um diário nas mãos e com canetas e lápis a disposição. Ora para escrever uma carta, criar poemas, inventar histórias e desabafar aquilo que estava dentro de mim. Não é de hoje que o gosto da escrita faz parte de mim, na verdade é um reflexo de toda a minha infância e juventude.

Entendendo hoje a minha linguagem do amor que tem por dominância Palavras de Afirmação e conhecendo bem a minha personalidade de ser mais na minha, ficar quieta e muitas vezes guardar muita coisa dentro de mim faz total sentido do porquê mesmos sem saber, a escrita fazia parte de mim e ainda faz como uma terapia. Acreditem.

Certa vez compartilhei isso com um grupo de meninas, que nem sempre eu consigo expor os meus pensamentos em palavras verbalizadas. Mas sei que guardar para dentro de mim sem de alguma forma colocar pra fora é pior ainda. Por isso me apeguei fortemente a escrita de forma mais intencional. Eu conseguia esvaziar a minha mente, colocar tudo em palavras, refletir sobre o assunto que me importunava e saia daquela minha sessão particular de terapia comigo mesma me sentindo mais leve, resolvida e com mais clareza sabe?

É preciso ter muito cuidado quando estamos com as nossas emoções a flor da pele para não depositarmos ou melhor, jogar as palavras em cima de uma pessoa sem ter a exatidão daquilo que realmente estamos falando por impulso e pelo calor do momento. Normalmente em momentos assim, me contenho, faz parte da minha personalidade, fico introvertida, me calo e sei o quão ruim é isso, não faz bem, reconheço com total certeza. E é aqui que a escrita terapêutica me ajuda.

Mantenho sempre um caderno pequeno, não como especie de diário, mas um caderno terapêutico mesmo. Exponho meus questionamentos, minhas ansiedades e todas as emoções que desejo refletir mais sobre, sejam elas boas ou ruins. É claro que isso não substitui a conversa com um profissional na área de terapia, a minha própria psicóloga me incentivou se eu não praticasse isso a usar a escrita como terapia também, pois te ajuda a colocar pra fora aquilo que está ou estava preso em seu coração que muitas vezes foi internalizado por achar que não seria possível colocar pra fora.

Faço isso por anos, e foram tantos caderninhos preenchidos. Eternizei ali momentos da minha vida com os quais hoje, lendo e relendo, tiro muitos ensinamentos, vejo o quanto a Larissa cresceu e foi forçada a crescer diante das situações. Enxergo minhas falhas, meus acertos, minhas emoções e uma Larissa que me fez ser quem eu sou hoje. Olho para tudo aquilo não com maus olhos, não com julgamentos mas cheia de orgulho porque ao invés de jogar as palavras ao vento eu decidi refletir, pensar melhor, mexer na ferida para que ela viesse a ser curada.

Mais uma vez, não é um diário. Não é a mesma coisa. Não acordo todos os dias escrevendo ou finalizando o meu dia contando como foram tais dias. Escrevo quando sinto que preciso desabafar. Quando existe algo me afligindo, quando quero eternizar algo que tem sido construído dentro de mim, partilhando os processos de crescimento comigo mesma, para ver lá na frente que não foi fácil, mas que se tornou possível.

Essa foi a estratégia que Deus me apresentou. Acredite se quiser, mas trago Ele para perto nesses escritos também. Escrevo para Deus ver e me dar clareza sobre o que estou escrevendo e sim, ele sempre trás luz a escuridão. Nenhuma palavra volta vazia e todos os pensamentos confusos são endireitados quando o convidamos a fazer parte das nossas vidas, diariamente, nos detalhes, nas mínimas e grandes coisas.

Mais do que tudo, do que escrever, ir ao psicólogo, busque sempre contar para Deus aquilo que está em seu coração, ansiando por forças vindas da parte dEle e o socorro virá. Creia nisso.

Leia também: Pare de dar o troco

Quero deixar alguns links da Amazon nesta parte final do post pois comprando através deles você ajuda o blog e outros projetos meus a crescerem sem pagar nada a mais por isso.

Link geral: https://amzn.to/3O8GWiG

Compre Livros: https://amzn.to/3Ibb0Xi

Meus produtos favoritos: https://www.amazon.com.br/shop/larissabuenoc

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário