Menu
Receitas

Uma semana sem glúten: o que eu comi?

Contei para vocês em outro post que recentemente descobri algo que já suspeitava. Sou alérgica ao trigo, o que não difere muito de glúten na prática, e embora já suspeitasse há algum tempo, continuava consumindo até que o estado da minha pele ficou preocupante na minha consepção.

Como alérgica, além de causar sintomas como tosse, coceira, pigarro, espirros, barriga estufada, prisão de ventre e entre outros, a minha pele demonstra a alergia de forma muito notória. Hora fica empolada, hora cheia de bolinhas como se fossem espinha e as vezes só aparece uma vermelhidão, psiorize e entre outros. Então decidi há uma semana atrás cortar o glúten de uma vez, não sei por quanto tempo, para melhorar a minha saúde sem ficar dependendo de antialérgico todos os dias.

Então sem mais delongas, o que eu realmente comi durante essa semana totalmente livre de quaisquer vestigios de glúten. Se você não me acompanha há algum tempo, deixe-me apresentar uma outra restrição alimentar que tenho: Lactose. Sou intolerante oficialmente, porque sempre tive, desde os 17 anos de idade, hoje estou com 23 e seguia a dieta sem lactose completamente com excessão dos meus picos de vontades que consistia em passar mal mesmo sabendo que eu não podia para matar uma vontade repentina de comer algo doce, principalmente. Frisando também que não costumo utilizar alimentos com a rotulação zero lactose, pois me fazem mal da mesma forma, embora não seja alérgica a proteína do leite como suspeitava. Mas enfim, vamos ao que comi ao longo dessa semana sem glúten.

As minhas opções se resumiram em:

Pão de queijo. Exatamente o que você pensou. Não posso consumir queijo, mas, é uma das únicas coisas que consigo comprar para tomar café na rua que não tenha glúten e que a quantidade de queijo, pasme você, não me faz mal.

Tapioca com ovo. Consegui acabar com 30 ovos em menos de uma semana haha. Seja como lanche da noite ou como café da manhã, meu favorito.

Tapioca com banana e canela. Quando bate a vontade de comer algo doce no café da manhã.

Frutas e mais frutas. Banana, uva, manga e por ai vai… Não é algo que enche, então é preciso consumir algo logo depois.

Pão sem glúten caseiro que fiz no domingo e virou definitivamente a minha receita favorita. Estava surtando por não comer pão há dias então fui lá e fiz um. A receita está aqui.

Bolo de milho com milharina ou fubá. Comprei um em uma casa de bolos no centro da minha cidade, mas tenho quase certeza de que tinha leite nos ingredientes, pois estava muitoo gostoso, embora não tivesse glúten. E no domingo fiz um aqui em casa mesmo com uma receita que já compartilhei com vocês aqui no blog, livre de glúten e lactose que também fica uma delicia.

Arroz feijão e proteína. Precisei me render ao prato de pedreiro no jantar. Algo que sempre renunciava pois preferia comer qualquer outra besteira quando já tivesse almoçado bem. Para matar a fome, só o arroz e feijão mesmo.

Cuzcuz de tapioca. Inventei de fazer um cuzcuz de tapioca sem lactose e deu muito certo para matar a vontade de comer um docinho. Utilizei leite condensado de coco e leite de coco como ingredientes.

Quibe, salgado frito. Outra opção que consegui comer na rua livre de glúten e que eu particularmente gosto, não tanto quanto uma coxinha, mas é agradável.

Batata chips, pipoca doce, pipoca salgada. Esses foram basicamente os meus passatempos. Não é algo tão saudável mas na vontade de beliscar alguma coisinha, deu super certo e matou a vontade.

Basicamente foi isso que eu comi ao longo dessa minha primeira semana livre de glúten que me proporcionaram um desinchamento na barriga devido ao glúten e creio que também perdi algumas medidas, mas nada absurdo, logo que o meu objetivo não é perder peso e sim manter a minha saúde em dia.

Para as próximas semanas vou tentar variar mais o meu cardápio, como não foi nada muito preparado, acabei repetindo várias refeições e vou fazer questão de compartilhar aqui com vocês pois sei que esse assunto gera muita repercussão por aqui. Se esse post te ajudou de alguma forma, me deixa saber nos comentários, assim como sugestões, ficarei super feliz em ter essa interação com vocês.

Leia também: 10 opções de café da manhã sem glúten e sem lactose

Quero deixar um link da Amazon nesta parte final do post pois comprando através deles você ajuda o blog e outros projetos meus a crescerem sem pagar nada a mais por isso. Quando for fazer suas compras, lembre-se de utilizar meu link geral: https://amzn.to/3O8GWiG

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário